busca avançada

A cobrança de Minutagem da telefonia no Brasil é caso de policia!

Edu Neves Neto-Reclame Aqui
Reclame Aqui 27-01-2010

As empresas de telefonia móvel no Brasil utilizam atualmente um sistema de cobrança por minuto, ou seja, o consumidor paga determinado valor por cada minuto de ligação realizada de seu celular. Acredito que essa questão de cobrança de “minutagem” é sem cabimento, uma vez que as redes que estão por trás das operadoras não trabalham mais assim há algum tempo, apenas por capacidade de banda (daí o termo banda larga para conexões que suportam muitos serviços e possuem alta velocidade).

Segundo um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as operadoras de internet estão com a rede de fibra ótica ociosa e enganam o consumidor para continuar ganhando com os serviços de telefone fixo e celular.


Assim como na internet os sites twitter, Orkut e skype oferecem ao consumidor uma forma de comunicação, a ligação telefônica é um serviço essencial das empresas de telecomunicações. O grande diferencial, é que, ao contrário da Internet, elas controlam o compromisso da qualidade da ligação (QoS – Quality of Service), ou seja, a rede se compromete a entregar a ligação com qualidade na voz e sem cortes (pelo menos deveria).


Logo, uma ligação feita de um telefone celular com serviço pós-pago ou pré-pago, passaria pelo mesmo “tubo”. Esse tubo iria se encher de acordo com o volume de conversar realizadas simultaneamente, não importando sua origem pré- paga, pós-paga ou de planos corporativos.


Bom, conclui-se então, que, independente do tipo de plano, a ligação custa o mesmo para transitar pela rede da companhia. Então pergunto: porque alguém que paga adiantado a sua ligação, tem o minuto mais caro dentre todos? (aliás, um dos mais caros do mundo).



Se eu passar num supermercado e pagar a compra de um ano e for retirando aos poucos, vou querer descontos. Se eu pagar a anuidade de uma escola adiantada, peço desconto. Se pagar meu celular adiantado, pago mais caro.



Provavelmente virá um discurso de que o pós-pago garante receita e blá, blá, blá a mais. No entanto, geram também sistemas de faturamento complexos, emissões de contas, entrega por correio ou próprias, erros de faturamento e reprocessamentos, desgastes em SACs.



Outra questão é que a camada mais pobre da população é que utiliza celulares pré-pagos, e tem menos instrução e condição de entender a parafernália de ofertas das operadoras em planos mirabolantes (Não! Não estou defendendo o Bolsa Celular). Essa camada da população acaba pagando caríssimo, muitas vezes CINCO vezes mais na ligação que um plano pós-pago ou corporativo.



Acho que as operadoras não estão mais a fim de trabalhar na velha lei da oferta e da procura e competirem no preço, apostando na demanda. Ora, se tem bom preço para quem paga adiantado, é natural pensar que vai aumentar esta modalidade de venda. O preço alto de hoje, é para empurrar o consumidor para os planos pós-pagos e para fidelizações esdrúxulas. Os que não podem ir, que se lixem. Quem estará por eles?



Devia-se cobrar a conexão e pronto, é como colocar QoS na Internet. Mas não, vão esperar os softwares de telefonia IP, instalados em smartphones, dominarem a cena: depois correm atrás. Como sempre.




Veja todas as Notícias



» Voltar
 
Marco Antonio Gonçalves Brant Gonçalves Brant | 18/03/2010 | 19h41
Com base no excelente texto com o título “A cobrança de Minutagem da telefonia no Brasil é caso de policia!”, quero afirma concordância total e acrescento a observação de que as operadoras no Brasil furtam descaradamente os consumidores de telefonia móvel pré-pago, que é uma das maiores telefonia do mundo, chegando a ser mais de 70% dos telefones móveis do Brasil. Entretanto as operadoras não cobram a minutagem pró-rata, paga os segundos que se consome. Isto é para cada ligação que o consumidor faz as operadoras cobram arredondando para cima. Conclusão se o consumidor gastar 10 segundos numa ligação as operadoras cobram o equivalente a 30 segundos – se o consumidor gastar mais de 30 segundos as operadoras cobram um minutos. Então nós consumidores pagamos o que não consumimos, isto é ilegal, vergonhoso, ladroagem, furto etc. Divulgue isto.
Julio Henrique Morimoto | 31/01/2010 | 03h02
(continuando) ... já no caso de acesso à Internet, isso é diferente. Carregar uma página de notícias é mais leve que assistir um vídeo. Depedendo do conteúdo que o cliente acessa, ele usa mais ou menos banda a quantidade de dados trafegados ao longo do tempo varia de acordo com o uso. Por isso as Teles costumam colocar "limites de download" e fazem a medição do uso pela quantidade de downloads/uploads.
Julio Henrique Morimoto | 31/01/2010 | 03h00
Sergio Lobo: O que vc diz não faz sentido... Pouco importa qual o preço dos pacotes de dados e minutos ilimitados nos EUA. Existem pacotes com limites de uso. Estes continuam sendo cobrados POR MINUTO... exatamente pelos motivos que já expliquei. Não importa se você cobra por minuto ou por quantidade de dados trafegados... ligações telefônicas usam uma banda constante. O consumo de dados é CONSTANTE e não muda com o passar do tempo de uma ligação (ao contrário da Internet). Na prática, não faz diferença. Preço cobrado do cliente seria o mesmo.
Luiza Reis | 31/01/2010 | 00h06
também concordo que no momento a tim é a melho...
Jose Horizon Oliveira | 30/01/2010 | 21h49
Infelizmente aqueles que deveriam representar a Sociedade estão representando o Capitalismo Selvagem e estão preocupados em encher seus bolsos, meias e cuecas, deixando o interesse da Sociedade em segundo plano. Nas eleições o povo deveria fazer o mesmo: deixá-los a ver navios. Pois só uma conscientização política mudará este sistema. Mas quando isso acontecerá???
Henrique Campos | 29/01/2010 | 00h08
Taí mais uma.E acrescento,a ANATEL é sindicato das empresas e não agência reguladora.O que iremos fazer ?Vamos nos unir e boicotar ?Cancelar todas as linhas e assinaturas ou vamos segurando a carga por mais anos e anos.A saída é boicote e união,mas brasileiro é acomodado,passivo e desunido. Se todos ou uma esmagadora maioria se unir,e acabar com isso cancelando e virando as costas,o que vcs acham que acontecerá ?E a grande lição para as outras empresas ? Leu até aqui ?Sabe o que a maioria vai pensar ?Ninguém vai querer ficar sem a linha,sem o celular,é loucura.....Então,seguimos na base dos "caes ladram e a caravana passa"... UNIÃO,essa é a chave.Um bom site está aí que é esse,e a internet também,falta QUERERMOS.
Amaury Pacheco Nunes | 28/01/2010 | 22h35
Olha eu não gosto da TIM, mas devo reconhecer que ela é a menos pior, e já entendeu que o consumidor esta no comando.
Sergio Lobo | 28/01/2010 | 22h05
E O PIOR E SABER QUE AS VOSSAS EXELENCIAS ( POLITICOS PILANTRAS) PAGAO AS CONTAS DE TELEFONE COM O CARTAO CORPORATIVOOOO !!! COM NOSSO DINHEIROOOO E POR ISSO QUE NAO INTERVENCAO DOS MESMO !!! PARA ELES TANTO FAZ, E QUE SE FOD.. ???
Michele Dantas de Castro Munhoes | 28/01/2010 | 20h11
Bruno concordo com você a Tim é a melhor
Weslley Pereira Alberto | 28/01/2010 | 19h31
Eu já sabia disso. Essas operadoras são umas verdadeiras sanguessugas. No Brasil as operadoras fazem o que querem, e o governo simplesmente ignora. Ate parece que nos estamos no fim do mundo e as operadoras que chegam aqui (não só operadoras mais outras tipos de empresas que chegam aqui no Brasil), é como se fosse uma vitória, ai o governo da “Graças a Deus”, nossa uma nova empresa no Brasil, não devemos deixá-las “com raiva”, porque senão elas vão embora e ficamos a ver navios. É deprimente isso no Brasil, o governo não valoriza o Brasil frente as multinacionais. Ele deve imaginar que essas empresas são um luxo para o povo Brasileiro. É uma atitude simplesmente RIDICULA frente ao nosso país. Nos outros países isso não acontece, pois é sábio que as reguladoras em outros países simplesmente não ficam de “joelhos” frente a nenhuma empresa. Se a empresa tal não esta de acordo com as regras, ela simplesmente pode ate perder a licença. Já aqui no Brasil só dão multa encima de multa e tem muitas que sequer não pagam. Esse é o país que qualquer empresa gostaria de ter uma filial, porque as mesmas pintam e bordão encima do consumidor e o governo simplesmente “vira as costas” e como ele mesmo gostava de falar “eu não sei de nada”.
Bruno Ribeiro Carvalho | 28/01/2010 | 18h31
Também concordo Breno, aqui nesse país tudo é fingimento.(2)
Bruno Ribeiro Carvalho | 28/01/2010 | 18h27
Uma que respeita 80% é a tim . que permite vc falar praticamente e de graça com numero de suas propias empresa . No infinity vc fala a 0,25 centavos .não importa se é 1 minuto ou2 horas para qualquer tim do brasil .... A tim respeita 80% seus clientes .agora a oi é a pior de todas
Everton Cardozo da Silva | 28/01/2010 | 16h37
Também concordo Breno, aqui nesse país tudo é fingimento.
Breno dos Reis | 28/01/2010 | 13h10
Porque no Brasil, as operadoras fingem que respeitam o consumidor; os órgãos de defesa do governo fingem que fiscalizam; e o brasileiro finge que não se ferra.
Sergio Lobo | 27/01/2010 | 23h20
Olha eu vi o que o nosso amigo abaixo falou.... e ai que eu discordo com ele... nos usamos a mesma tecnologia que os USA e abaixo segue os precos praticados peor umas das maiores operadoras de celulars nos USA a VERIZON ! Anytime Minutes Talk & Text monthly access Talk Allowance† Unlimited $89.99 Shop Now Simple Feature, 3G Multimedia or 3G Smartphones $29.99 Unlimited a pre paid Plan: Daily Access (only on days used) Unlimited Talk R$ 3,99 Text Messaging Rates (per message sent & received) U$ 1¢ OU SEJA A DOLAR A U$ 1,80 AI VAI OS PRECOS.... PLANO POS PAGO QUE ESTA AI ACIMA COM : MINUTOS ILIMITADOS R$ 162,00 + 3G ILIMITADO R$54,00 OU SEJA R$ 216,00 POR UM PLANO ILIMITADO ( VOZ + 3G) PLANO PRE-PAGO QUE ESTA AI ACIMA MINUTOS ILIMITADOS "POR DIA" R$ 7,20 + TEXT MSG ILIMITADOS R$ 0,18 POR MSG FACA AS CONTAS MEU CARO E VEJA QUE RELAMENTE NOS ESTAMOS SENDO ROUBADOS... E QUALQUER DUVIDA ENTRE WWW.VERIZON.COM !
Julio Henrique Morimoto | 27/01/2010 | 15h36
Infelizmente, terei que descordar da sua opinião. Apesar da tecnologia que existe por trás do acesso à internet e dasligações telefônicas serem praticamente os mesmos hoje, a forma de utilização desse recurso continua diferente. Acessar um site de internet não são em termos detalhadamente técniso a mesma coisa. Uma linha telefônica também ocupa banda de rede. Em termos técnicos, são precisos 64kbps dedicados para se manter a qualidade de voz. Apesar de ser um valor pequeno, esse nível de qualidade é garantido para linhas telefônicas. O acesso à internet seja sites como Orkut, Google e Email utiliza um padrão de qualidade diferente. O consumidor paga por mais banda e velocidade que chegam alcançar 1Mbps, 3Mbps, ou 10Mbps... entretanto, esses valores não são garantidos 100% do tempo. O acesso à informação digital ocorre de diversos tamanhos e formatos diferentes. São imagens, vídeos, textos, cada tem tamanhos diferentes e ocupam bandas diferentes no seu espaço de navegação. Enquanto isso, falar ao telefone é uma questão de transmitir um canal de voz constante. As linhas telefônicas hoje funcionam de forma contínua porque as linhas são dedicadas para esse tipo de uso. Em outras palavras, você sempre usa 64kbps de banda numa ligação telefônica... não haveria diferença no preço do serviço a cobrança pelo tempo de uso ou pelos Kbytes trafegados que são constantes ao longo da ligação. Portanto, não faz sentido mudar isso agora, que todos os padrões de cobrança de telefonia do mundo funcionam dessa forma.
» Voltar
 
 
Comentário:
Marco Antonio Gonçalves Brant Gonçalves Brant | 18/03/2010 | 19h41
Com base no excelente texto com o título “A cobrança de Minutagem da telefonia no Brasil é caso de policia!”, quero afirma concordância total e acrescento a observação de que as operadoras no Brasil furtam descaradamente os consumidores de telefonia móvel pré-pago, que é uma das maiores telefonia do mundo, chegando a ser mais de 70% dos telefones móveis do Brasil. Entretanto as operadoras não cobram a minutagem pró-rata, paga os segundos que se consome. Isto é para cada ligação que o consumidor faz as operadoras cobram arredondando para cima. Conclusão se o consumidor gastar 10 segundos numa ligação as operadoras cobram o equivalente a 30 segundos – se o consumidor gastar mais de 30 segundos as operadoras cobram um minutos. Então nós consumidores pagamos o que não consumimos, isto é ilegal, vergonhoso, ladroagem, furto etc. Divulgue isto.
Julio Henrique Morimoto | 31/01/2010 | 03h02
(continuando) ... já no caso de acesso à Internet, isso é diferente. Carregar uma página de notícias é mais leve que assistir um vídeo. Depedendo do conteúdo que o cliente acessa, ele usa mais ou menos banda a quantidade de dados trafegados ao longo do tempo varia de acordo com o uso. Por isso as Teles costumam colocar \"limites de download\" e fazem a medição do uso pela quantidade de downloads/uploads.
Julio Henrique Morimoto | 31/01/2010 | 03h00
Sergio Lobo: O que vc diz não faz sentido... Pouco importa qual o preço dos pacotes de dados e minutos ilimitados nos EUA. Existem pacotes com limites de uso. Estes continuam sendo cobrados POR MINUTO... exatamente pelos motivos que já expliquei. Não importa se você cobra por minuto ou por quantidade de dados trafegados... ligações telefônicas usam uma banda constante. O consumo de dados é CONSTANTE e não muda com o passar do tempo de uma ligação (ao contrário da Internet). Na prática, não faz diferença. Preço cobrado do cliente seria o mesmo.
Luiza Reis | 31/01/2010 | 00h06
também concordo que no momento a tim é a melho...
Jose Horizon Oliveira | 30/01/2010 | 21h49
Infelizmente aqueles que deveriam representar a Sociedade estão representando o Capitalismo Selvagem e estão preocupados em encher seus bolsos, meias e cuecas, deixando o interesse da Sociedade em segundo plano. Nas eleições o povo deveria fazer o mesmo: deixá-los a ver navios. Pois só uma conscientização política mudará este sistema. Mas quando isso acontecerá???
» Voltar
 

ATENÇÃO: Para fazer um COMENTÁRIO é necessário estar cadastrado no site.
E-mail: 
Senha: 
 
» Voltar
 
Casos de Sucesso
© 2010 Reclame Aqui - Todos os direitos reservados.