Cartão Ifood Benefícios Recusado nas Lojas Americanas, enquanto Alelo é Aceito

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Arcos - MG

02/04/2026 às 05:04

ID: 244987895

Não consigo passar o cartão Ifood benefícios nas lojas americanas, mas o cartão alelo passa tanto alimentação como refeição. Tentei por diversas vezes passar o cartão na função crédito e todas as compras foram recusadas, acabei tendo de usar o cartão alelo para comprar.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/04/2026 às 11:48

Olá, João. Bom dia! Tudo bem?

Agradecemos o seu contato e entendemos a frustração ao encontrar essa limitação no uso do cartão.

Após análise, verificamos que as Lojas Americanas estão credenciadas no sistema de pagamentos como "Loja de Departamento", e não como estabelecimento do segmento de alimentação ou refeição. Por esse motivo, não é possível utilizar os saldos de Alimentação ou Refeição neste estabelecimento, pois ele não se enquadra nas diretrizes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que regula o uso desses saldos.

Caso o estabelecimento tenha aceitado o cartão anteriormente na modalidade Alimentação/Refeição, essa aceitação foi descontinuada por decisão do próprio estabelecimento comercial. Infelizmente, não temos como intervir na forma como as lojas gerenciam seus terminais de pagamento ou no segmento em que optam por se credenciar.

Como alternativa, você pode utilizar seu saldo Livre ou Home Office, caso disponha desses tipos de saldo, para realizar compras nas Lojas Americanas. Esses saldos não possuem as mesmas restrições do PAT e podem ser utilizados em uma variedade maior de estabelecimentos.

Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou auxiliar com outras questões diretamente pelo app iFood Benefícios.

Atenciosamente,
Kevinny
iFood Benefícios - Equipe Reclame AQUI.

Consideração final do consumidor

02/04/2026 às 16:17

Não entendo como um cartão alimentação pode passar e o outro não pode

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

4