Problemas recorrentes e não resolvidos com carro elétrico Jac Motors eJS1

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

10/07/2025 às 18:14

ID: 221785227

Em junho de 2022 adquiri um carro elétrico modelo eJS1, junto a concessionária SHC Jac Motors Brasília. A promessa era ter um carro totamente elétrico, garantia de 5 anos, manutenções mais baratas, menos poluente, e motor diferenciado.Outra vantagem informada era que o veículo possuía as baterias em forma de módulos, o que possibilitaria a substituição parcial de módulos em casos de avarias.A informação passada era que ao chegar a 10 % da carga, a velocidade seria reduzida e um aviso ( tartaruga) apareceria no painel, indicando anecessidade de carga imediata.Durante um ano e 10 meses utilizei o carro sem problemas, observando as revisões a cada 10.000 Km e tendo cuidado de fazer o carregamento sempre pelo WAll Box ( carregador) vendido junto com o carro.Também observei a recomendação de não deixar que a carga das baterias baixasse de 30% e que não promovesse o carregamento quando a bateria do carro estivesse com mais de 80%de carga.Contudo,por volta de 90 mil quilômetros, a minha tormenta começou.Voltando para casa no sábado à noite, o carro simplesmente parou na via. Destaco que no momento da parada a autonomia é de 32% e indicava que teria ainda 80 km para me locomover. Ora , se ainda mostrava autonomia de 80 KM, por que a parada no meio da via, comprometendo a minha segurança.Diante disso, tive que acionar um guincho e levar o carro até a minha casa para recarregar no Wall box.Na segunda-feira seguinte entrei em contato com a empresa e foi agendado uma visita. detiveram o veículo por cerca de 5 dias para diagnóstico e me falaram. que havia um problema no módulo, sendo necessário a sua substituição.Estando o carro na garantia, fiquei utilizando o veículo por cerca de 40 dias, com 50% de sua autonomia,ou seja, só estava usando meio carro. Após, muito desgaste pessoal, um novo módulo foi disponibilizado para substituição. O procedimento demorou mais de 20 dias e diversas tentativas foram realizadas até que me devolveram o veículo, supostamente com o problema resolvido.Ledo engano, a despeito do módulo substituído, menos de 30 dias depois, o problema recorreu: Ao tentar sair de casa, tiver que retornar antes de sair da quadra, posto que o mostrador da quilometragem no painel começou a piscar e caiu a autonomia de 35% para 15% imediatamente .Novamente contatei a concessionária e novo período de diagnóstico sem veículo dependendo de uber e carro alugado.Meu carro ficou parado na concessionária por mais 7 dias para diagnóstico e nova espera para que agora segundo me informaram, substituir outro módulo. Mais 40 dias de espera até a disponibilização do módulo, angustiada sem o veículo por 12 dias até que me avisassem na concessionária que a garantia estava chegando ao fim. Nova decepção e angústia, ao retirar o carro, mesmo com a troca do novo módulo, novos problemas. Uma luz vermelha de bateria acendia no painel ao chegar a 52% de autonomia.Novo agendamento, novamente a concessionária tentou fazer o diagnóstico, Agora me passaram que havia ar no sistema de arrefecimento das baterias e que precisaríamos de fazer um procedimento de para alinhar as baterias e retirar o ar do sistema. O carro ficou por vários dias indisponível junto a concessionária.Por diversas vezes solicitei a disponibilização de um carro reserva, tendo em vista que moro em um local de difícil acesso, que não é servido por transporte público. Nenhuma das vezes foi me dado qualquer suporte de transporte tendo que me locomover por carro alugado ou Uber.Neste momento, a concessionária me avisou que meu carro estava prestes a perder a garantia em razão de estar com 100 mil km rodados. Questionei que me foi vendido um carro com 5 anos de garantia e nesse momento estavam me dizendo que seria limitada a 100 mil km. O funcionário me disse que era a posição da concessionária e pronto.O atendimento foi realizado e disseram que haviam resolvido completamente o problema, o que não é o que ocorreu de fato .Utilizei o carro por cerca de 60 dias, no entanto sempre insegura e observando que não baixasse de 30% da capacidade das baterias. Ocorre que, no último mês, ao me dirigir para casa, o carro parou com 35% da autonomi , acusando ter 100 Km ainda disponível, A única solução foi solicitar um guincho para levar o veículo até o carregador wall box em casa.Entrei em contato com a concessionária e me disseram que para fazer o diagnóstico eu precisava pagar, o que sem saída, tive que fazer conforme se vê pelo recibo de prestação de serviço de Diagnóstico pago, para que fosse verificado o problema da bateria do meu carro.No entanto, foi-me negado o relatório sobre o que realmente está acontecendo com o carro, simplesmente me propuseram que eu faça um procedimento de equalização das Baterias. Procedimento já feito anteriormente, sem sucesso.Também não me garantiram que o procedimento resolverá o problema e que pode ser que eu precise trocar módulos da bateria. Ainda assim, nem mesmo trocando o módulo da bateria eles podem garantir a solução do problema. como se vê do histórico de problemas que venho enfrentando.Nesta situação fiz uma notificação extrajudicial para que me forneçam por escrito o relatório do que está acontecendo com o meu veículo, visto que todas as vezes que acionei a assistência, seja rotina para revisão ou mesmo quando tive problema de bateria, nunca me passaram os relatórios por escrito a respeito de como estava a situação das Baterias e módulos, apesar dos pedidos reiterados.Diante da minha insistência em ser informada do que estava ocorrendo, telas do computador e vídeos técnicos, impossível de avaliação por consumidor leigo, eram enviadas,Ora, o que adianta para um consumidor, o técnico ficar falando de células e módulos. O relatório técnico conciso e direto, informativo dos problemas enfrentados e das soluções tomadas são imprescindíveis quando se quer resolver o problema de fato.Ademais, tendo em vista que o problema vem se arrastando antes de 100km, não há que se falar em perda de garantia, uma vez que o problema não foi sanado.A premissa de garantia limitada a 100 mil km configura propaganda enganosa na ato de venda. Outro ponto é que o veículo é um bem durável, não pode ser oferecido para uso por um ano e 10 meses e as paradas de surpresa na via predispõe à ocorrência de acidentes, colocando a minha segurança e da minha família em risco, além de comprometer terceiros.Para completar, ontem fiz a revisão de 120mil km do carro na SHC Brasília e a noite tive que guinchar o carro, pois tinham deixado uma lâmpada interna em curto o que drenou a bateria do carro enquanto estava na academia;Hoje no primeiro horário dirigi-me a concessionária para tentar resolver o problema e enquanto estava na oficina aguardando a resolução do curto da lâmpada, o meu carro estacionado foi abalroado por um " funcionário' que manobrava outro veículo.Passei todo o dia aguardando posicionamento da concessionária de uma solução para o problema, mas até o momento nenhum contato foi realizado.Aguardo um posicionamento acerca de como podemos resolver todo o empasse

Compartilhe

Consideração final do consumidor

30/08/2025 às 20:01

Péssimo atendimento pós venda

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

1