Cobrança indevida e negativação no SPC após cancelamento de serviço de internet não funcional

Em réplica
Fortaleza - CE
23/12/2025 às 11:26
ID: 235679417
Contratei a internet da A4 Telecom e foi só dor de cabeça. Um apartamento de 40m a internet só pegava em dois cômodos e muito ruim. O sinal de internet não ia para os outros dois cômodos do apartamento. Por várias vezes reclamei, entrei em contato com a operadora pra tentar resolver, mas não tive resultado. Eu pedi pra tirarem o equipamento e contratei outra empresa que resolveu o meu problema. Mas a operadora continuou as cobranças, nao foi pegar o equipamento, que ainda está guardado, e por fim colocou meu nome no SPC por 762,11 reais no contrato *****. Afalha na prestação do serviço é tipificada pelo Art. 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC): Quando o serviço é defeituoso, o consumidor pode exigir, sem custo: a reexecução do serviço; ou a rescisão do contrato, com devolução de valores; ou abatimento proporcional do preço.
No meu caso, a internet não funcionava em todo o apartamento; serviço inadequado ao fim que se propõe; reclamações sem solução, caracterizando falha grave na prestação do serviço.
Art. 42 do CDC: O consumidor cobrado indevidamente não pode ser exposto ao ridículo e tem direito à repetição do indébito. Negativar seu nome por um débito discutível e decorrente de falha do serviço é abusivo.
Solicito o cancelamento da cobrança e retirar meu nome do SPC.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
23/12/2025 às 11:58
Sr *****,
De acordo com nossos registros, foram realizadas diversas tentativas de contato por meio de ligações telefônicas, atendimento via chat e, inclusive, envio de motoboy ao endereço informado para tratar das pendências existentes. No entanto, não obtivemos retorno nem autorização para acesso ao condomínio. Ressaltamos que, sem essa autorização, não é possível a retirada do equipamento ou a finalização de procedimentos presenciais.
Conforme consta em sistema, não houve a formalização do pedido de cancelamento do contrato pelos canais oficiais da empresa. Diante da ausência de regularização e do acúmulo de faturas em aberto, o serviço foi suspenso por inadimplência, seguindo os prazos e procedimentos previstos contratualmente. A negativação ocorreu somente após todas as tentativas de contato e aviso prévio.
Ainda assim, permanecemos à disposição para reavaliar o caso de forma individual e buscar uma solução adequada.
Atenciosamente,
Time A4 Telecom.
Réplica do consumidor
03/02/2026 às 21:39
Eu solicitei várias vezes o cancelamento por telefone, todos os dias a internet não funcionava. Repito, todos os dias. E eu sempre pedia ao suporte auxílio mas não melhorava. Após diversas tentativas, desisti da Internet. E já pedi para buscarem o modem diversas vezes. Segue contato para que o endereço seja repassado para buscar o equipamento: ***** E gostaria de ver uma forma de resolver isso.