Comprei um imóvel, paguei tudo, registrei em meu nome e a incorporadora não entrega as chaves

Respondida
São Paulo - SP
27/07/2026 às 23:31
ID: 254992339
Comprei a unidade 2307 do empreendimento MOVI Campo Belo, da incorporadora AAM (Residencial Campo Belo Empreendimento Imobiliário SPE Ltda.), com financiamento pelo Itaú intermediado pela Credipronto. Segui todo o processo à risca: paguei o sinal, financiei o saldo, assinei o contrato de financiamento e registrei a matrícula em meu nome hoje sou oficialmente a proprietária do imóvel, conforme consta no cartório.
O problema começou depois que tudo já estava formalizado. Em 02/06/2026, a própria incorporadora me enviou por e-mail a confirmação do valor exato que eu deveria pagar (R$ 297.886,53), com um extrato oficial do sistema deles mostrando multa e juros de mora zerados. O Itaú usou esse valor para fechar o financiamento em 08/06. O dinheiro foi repassado integralmente para a incorporadora em 03/07/2026.
Só que, mais de um mês depois de ter confirmado esse valor e só depois de já ter recebido o dinheiro e de eu já constar como proprietária no registro do imóvel a incorporadora me informou que faltava pagar mais R$ 15.664,94, o que é indevido. Desde então, estão retendo as chaves do meu próprio imóvel, condicionando a entrega ao pagamento dessa diferença.
Já enviei notificação extrajudicial através de advogado, mostrando que o próprio contrato (cláusula 12.1.5) prevê que a entrega das chaves depende apenas da assinatura e registro do financiamento ambos já cumpridos. Mesmo assim, sigo sem resposta definitiva e sem as chaves do imóvel que já é meu, com escritura registrada.
Quero a entrega imediata das chaves e o cancelamento dessa cobrança que surgiu do nada, mais de um mês depois de tudo já estar pago e registrado.
Compartilhe
Resposta da empresa
29/07/2026 às 18:03
Olá, Nauana e Gabriel.
Agradecemos o contato e a oportunidade de esclarecer a situação. Conforme informado em contato telefônico, o valor atualizado decorre da atualização monetária prevista contratualmente, em razão do período entre a validação dos dados para emissão do contrato de financiamento e sua efetiva emissão. Após análise do caso, o valor informado passou a corresponder ao montante liberado pela instituição financeira, com o saldo devedor da unidade considerado integralmente quitado.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e reforçamos nosso compromisso com a transparência e o atendimento aos nossos clientes.
Cordialmente
Relacionamento com Clientes AAM Incorporadora