Não consigo cancelar minha matrícula e a escola se recusa a estornar R$ 380,00

Em réplica
Taboão da Serra - SP
16/09/2026 às 10:09
ID: 259194135
Efetuei a matrícula no dia 06/09 e solicitei o cancelamento no dia 08/09 (via e-mail e ligação),comprovadamente ANTES do início das aulas. Pelo Art. 51 do CDC e jurisprudência do STJ, a retenção de valores e a cobrança de multa sem a prestação de qualquer serviço configuram enriquecimento sem causa.Apesar de confirmarem por escrito que o pedido foi feito antes do início das aulas, a escola se recusa a estornar a taxa de R$ 380,00 e o atendimento no WhatsApp me constrangeu dizendo que o valor "não pesaria" para mim. Exijo o distrato definitivo sem custos e o reembolso imediato do Pix realizado.
Compartilhe
Resposta da empresa
17/09/2026 às 14:08
Olá, Luana.
Em relação à sua nova manifestação, gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes.
A contratação do curso não ocorreu em 06/09. O contrato foi assinado em 27/08, enquanto o pagamento via Pix foi realizado posteriormente, em 06/09. A solicitação de cancelamento ocorreu em 08/09, quando já havia transcorrido o prazo considerado aplicável ao cancelamento sem os encargos previstos contratualmente.
Reconhecemos que a solicitação ocorreu antes do início das aulas. No entanto, a análise da rescisão não considera exclusivamente a data de início das atividades, mas também a formalização do vínculo contratual e as condições de cancelamento previamente estabelecidas e aceitas.
Quanto às disposições do Código de Defesa do Consumidor e à jurisprudência mencionadas, respeitamos a interpretação apresentada. A ABRA conduziu a tratativa considerando as circunstâncias da contratação e as condições do contrato firmado, além de buscar, por diversas vezes, uma solução amigável e excepcional para o caso.
Foram apresentadas alternativas, incluindo a postergação do início do curso e condições diferenciadas para formalização da rescisão. Contudo, não houve consenso, pois a solicitação permaneceu condicionada ao cancelamento sem qualquer custo e sem compromisso de retomada futura. Sem o aceite das condições de encerramento e a formalização do distrato, o procedimento financeiro também não pôde ser concluído.
Em relação ao atendimento pelo WhatsApp, lamentamos que alguma colocação tenha lhe causado desconforto. A intenção da equipe durante a conversa foi apresentar alternativas e buscar uma composição para a situação, jamais constranger ou desrespeitar.
Reforçamos que a ABRA conduziu todo o processo de forma transparente, prestou os esclarecimentos necessários e apresentou as alternativas disponíveis na tentativa de solucionar a questão de maneira conciliatória.
Permanecemos à disposição pelos canais formais para os procedimentos e esclarecimentos cabíveis.
Atenciosamente,
Equipe ABRA - Academia Brasileira de Arte
Réplica do consumidor
18/09/2026 às 11:27
Eu quero cancelar a minha matrícula, e receber o reembolso da matrícula que eu paguei. Eu não fiz o curso, não recebi o acordo de distrato e a Escola só quer que eu assine o distrato se eu concordar em não processá-los.