Cobrança Indevida, Constrangimento e Falha na Prestação de Serviço em Academia *****

Em réplica
São Paulo - SP
12/05/2026 às 10:25
ID: 248394719
Venho, por meio desta reclamação, manifestar minha profunda insatisfação com a conduta adotada pela academia *****, unidade *****, diante de situação extremamente constrangedora e abusiva sofrida no estabelecimento.
Minha assinatura encontrava-se próxima da renovação em *****. Entretanto, ao buscar o cancelamento do plano anteriormente, fui informada de que seria necessário aguardar o envio de um link de cancelamento, procedimento este excessivamente burocrático e pouco transparente ao consumidor. Em razão disso, não consegui concluir o cancelamento adequadamente.
Ao comparecer à unidade para treinar, expliquei a situação ao recepcionista e fui orientada pelo próprio funcionário a realizar o login/check-in via *****, sendo informado que, após isso, meu acesso seria liberado normalmente. Segui exatamente a orientação fornecida pela própria academia.
Contudo, no momento da entrada, fui surpreendida com a negativa de acesso por outro recepcionista, sob alegação de existência de mensalidade em aberto. Ressalto que, em nenhum momento, me recusei ao diálogo ou à regularização da situação. Apenas esclareci que não tinha conhecimento da pendência e que sequer havia conseguido efetuar o cancelamento corretamente devido à exigência do referido link.
Ainda assim, fui submetida a situação vexatória e constrangedora, sendo informada, em tom arrogante e na presença de terceiros, que somente entraria caso efetuasse o pagamento. Além disso, o funcionário orientou que eu solicitasse ao suporte do ***** o cancelamento do check-in e procurasse outra academia concorrente, atitude completamente incompatível com o dever de respeito, boa-fé e urbanidade esperado na relação de consumo.
Importante destacar que solicitei contato com um superior responsável e fui informada de que não havia ninguém disponível. Apenas após eu analisar o contrato no local e apontar a inexistência de cláusula contratual que justificasse tal impedimento, o funcionário resolveu contatar sua supervisora, a qual autorizou imediatamente minha entrada, demonstrando que toda a exposição e constrangimento sofridos eram absolutamente desnecessários.
Posteriormente, meu vínculo junto ao ***** também foi cancelado pela academia, agravando ainda mais os prejuízos causados.
A conduta adotada pela empresa afronta diretamente princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, especialmente:
- Art. 6, III e IV do CDC, referente ao direito à informação clara e à proteção contra práticas abusivas;
- Art. 39, V do CDC, que veda vantagem manifestamente excessiva e práticas abusivas;
- Art. 42 do CDC, que dispõe que o consumidor não será exposto ao ridículo nem submetido a qualquer tipo de constrangimento na cobrança de débitos.
Diante dos fatos, solicito:
- O cancelamento do valor cobrado em aberto;
- A regularização imediata da situação envolvendo o *****;
- Esclarecimentos formais acerca da conduta adotada pelos funcionários da unidade;
- Providências internas para que outros consumidores não passem pelo mesmo constrangimento.
Como consumidora, me senti desrespeitada, exposta e submetida a tratamento incompatível com os deveres mínimos de uma prestação de serviço adequada e humanizada.
Compartilhe
Resposta da empresa
19/05/2026 às 15:46
Olá, tudo bem?
Agradecemos por compartilhar sua experiência. Lamentamos qualquer desconforto e queremos resolver sua situação da melhor forma possível.
Informamos que nossa equipe já entrou em contato e está aguardando seu retorno para que possamos entender melhor os detalhes e encontrar a melhor solução de forma rápida e satisfatória.
Nosso compromisso é com a transparência, o respeito e a qualidade no atendimento.
Atenciosamente,
Larissa Cruz
Equipe Califórnia Fitness
Réplica do consumidor
20/05/2026 às 17:52
Olá, Hellen. Agradeço pelo retorno e pela atenção ao caso.
No entanto, diante de todo o constrangimento que passei na unidade, da forma como fui tratada e principalmente da falta de informações claras por parte dos colaboradores, considero injusta a manutenção dessa cobrança.
Em nenhum momento houve um suporte adequado ou orientação transparente sobre a situação do meu plano, o que acabou me causando desgaste, exposição e transtornos desnecessários.
Dessa forma, solicito a isenção da mensalidade em aberto e o encerramento definitivo do vínculo sem qualquer cobrança adicional, considerando a falha na prestação do serviço e no atendimento oferecido.
Aguardo um posicionamento da empresa sobre essa possibilidade.
Atenciosamente,
Hellen