Cobrança indevida e falta de aviso sobre reajuste de mensalidade

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

14/06/2025 às 14:50

ID: 219667063

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Venho, por meio deste, manifestar minha insatisfação e indignação diante de uma cobrança realizada em meu cartão de crédito no valor de R$ 209,00, efetuada no dia 10 de junho, em nome de FITNESS FRIENDS A SÃO PAULO BR, conforme comprovantes anexados.

Informo que essa cobrança foi feita sem minha autorização e sem qualquer consentimento prévio, o que configura uma grave violação dos meus direitos como consumidor. Ressalto que o plano da academia estava devidamente congelado, conforme solicitado e acordado anteriormente, e não houve qualquer solicitação de reativação ou liberação de pagamento da minha parte.

Mais grave ainda, foi a constatação de que essa cobrança não ocorreu apenas uma vez, mas foi repetida três vezes no mesmo dia, totalizando R$ 627,00 cobrados indevidamente, o que torna a situação ainda mais absurda e inaceitável.

Reitero que:

Não utilizei os serviços da academia desde o congelamento do plano;

Não autorizei nenhuma reativação, cobrança ou lançamento automático;

Não recebi nenhum aviso prévio ou justificativa para tais débitos.
Estou escrevendo para expressar minha profunda insatisfação e frustração com a forma como foi realizado o reajuste de valor da mensalidade. Nossa família (3 pessoas) é cliente da academia há algum tempo e sempre fomos fiéis ao serviço.

Recentemente, precisei congelar a matrícula por 90 dias para realizar um tratamento médico, o que foi acordado sem problemas. No entanto, ao retornar, fui surpreendido com uma cobrança automática do novo valor sem nenhum aviso prévio.

Isso é inaceitável, pois não tive a oportunidade de decidir se queria manter a matrícula com o novo valor. Além disso, não foi fornecida nenhuma informação sobre o reajuste antes da cobrança.

Considerando a falta de transparência e respeito ao cliente, decidimos cancelar a matrícula. Esperamos que a academia tome medidas para melhorar a comunicação com os clientes e evite situações semelhantes no futuro. Com toda falta de respeito jamais retornarei ao estabelecimento.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/06/2025 às 09:49

Olá Leonardo, lamento pelo transtorno.

Após o congelamento por 90 dias, o plano volta a ficar ativo, por isso a mensalidade foi retomada.

Sobre o reajuste no valor, ele ocorre a cada 12 meses de maneira automática no sistema, visando recompor a inflação.

De qualquer maneira, consigo estornar a diferença do reajuste de R$20 para você.

Se nós mantivermos o preço que você estava pagando antes do reajuste, você continuaria conosco?

Atenciosamente