Cobrança indevida e falta de aviso sobre reajuste de mensalidade

Respondida
São Paulo - SP
14/06/2025 às 14:50
ID: 219667063
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesVenho, por meio deste, manifestar minha insatisfação e indignação diante de uma cobrança realizada em meu cartão de crédito no valor de R$ 209,00, efetuada no dia 10 de junho, em nome de FITNESS FRIENDS A SÃO PAULO BR, conforme comprovantes anexados.
Informo que essa cobrança foi feita sem minha autorização e sem qualquer consentimento prévio, o que configura uma grave violação dos meus direitos como consumidor. Ressalto que o plano da academia estava devidamente congelado, conforme solicitado e acordado anteriormente, e não houve qualquer solicitação de reativação ou liberação de pagamento da minha parte.
Mais grave ainda, foi a constatação de que essa cobrança não ocorreu apenas uma vez, mas foi repetida três vezes no mesmo dia, totalizando R$ 627,00 cobrados indevidamente, o que torna a situação ainda mais absurda e inaceitável.
Reitero que:
Não utilizei os serviços da academia desde o congelamento do plano;
Não autorizei nenhuma reativação, cobrança ou lançamento automático;
Não recebi nenhum aviso prévio ou justificativa para tais débitos.
Estou escrevendo para expressar minha profunda insatisfação e frustração com a forma como foi realizado o reajuste de valor da mensalidade. Nossa família (3 pessoas) é cliente da academia há algum tempo e sempre fomos fiéis ao serviço.
Recentemente, precisei congelar a matrícula por 90 dias para realizar um tratamento médico, o que foi acordado sem problemas. No entanto, ao retornar, fui surpreendido com uma cobrança automática do novo valor sem nenhum aviso prévio.
Isso é inaceitável, pois não tive a oportunidade de decidir se queria manter a matrícula com o novo valor. Além disso, não foi fornecida nenhuma informação sobre o reajuste antes da cobrança.
Considerando a falta de transparência e respeito ao cliente, decidimos cancelar a matrícula. Esperamos que a academia tome medidas para melhorar a comunicação com os clientes e evite situações semelhantes no futuro. Com toda falta de respeito jamais retornarei ao estabelecimento.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/06/2025 às 09:49
Olá Leonardo, lamento pelo transtorno.
Após o congelamento por 90 dias, o plano volta a ficar ativo, por isso a mensalidade foi retomada.
Sobre o reajuste no valor, ele ocorre a cada 12 meses de maneira automática no sistema, visando recompor a inflação.
De qualquer maneira, consigo estornar a diferença do reajuste de R$20 para você.
Se nós mantivermos o preço que você estava pagando antes do reajuste, você continuaria conosco?
Atenciosamente