Estrutura precária e falta de segurança no espaço de Jiu-Jitsu da academia

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

18/08/2026 às 15:12

ID: 256778975

Estrutura precária e falta de segurança no espaço destinado ao Jiu-Jitsu

Gostaria de registrar uma reclamação e, principalmente, solicitar providências da Academia Marques Gym em relação à estrutura oferecida para a modalidade de Jiu-Jitsu.

Atualmente, pago R$ 200,00 pelo plano completo da academia, que inclui musculação e as demais atividades oferecidas. Existe também o plano exclusivamente de musculação, no valor de R$ 120,00. Ou seja, estamos pagando um valor considerável para ter acesso às atividades complementares.

O problema é que, apesar de a academia oferecer diversas modalidades como Jiu-Jitsu, karatê, dança, bike, pingue-pongue, entre outras a estrutura destinada às lutas, especialmente ao Jiu-Jitsu, é claramente inferior e, em alguns aspectos, chega a apresentar riscos de segurança.

O espaço onde treinamos é bastante precário. Não há climatização, apenas ventiladores, enquanto outras atividades possuem salas com uma estrutura muito melhor, inclusive uma sala climatizada exclusivamente para pingue-pongue.

Além disso, os tatames estão frequentemente sujos, desgastados e apresentam buracos. As paredes são revestidas com pedaços de tatame fixados com parafusos, o que considero extremamente preocupante para uma atividade em que as pessoas treinam descalças e ficam constantemente em contato com o chão e as paredes.

Inclusive, já tive situações em que meu cabelo ficou preso nesses pregos/parafusos e também já machuquei o dedo do pé nesses pontos. Ou seja, não estamos falando apenas de uma questão estética ou de conforto, mas de uma situação que pode efetivamente causar acidentes e lesões.

Atualmente, somos aproximadamente 59 alunos somente na modalidade de Jiu-Jitsu, sem contar os alunos das demais modalidades de luta. Portanto, existe uma quantidade significativa de pessoas utilizando esse espaço regularmente.

Não estamos pedindo luxo. Estamos pedindo uma estrutura minimamente adequada, segura e compatível com o valor que pagamos e com a quantidade de alunos que utilizam o espaço.

Uma das principais melhorias que gostaríamos de ver seria a substituição dos tatames atuais por uma lona apropriada para a prática da modalidade, além da correção dos pontos perigosos nas paredes, manutenção adequada e limpeza frequente dos tatames e uma melhoria geral no ambiente de treinamento.

Também seria importante que a academia olhasse para as modalidades de luta com a mesma atenção dada às demais atividades. Não parece razoável que exista uma sala climatizada e bem estruturada para uma modalidade como pingue-pongue enquanto os alunos de Jiu-Jitsu treinam em um espaço com tatames danificados, sujeira, buracos e elementos pontiagudos expostos.

Espero que a Academia Marques Gym se manifeste sobre essa situação e, principalmente, apresente uma previsão concreta para as melhorias. A intenção desta reclamação não é simplesmente criticar, mas chamar atenção para um problema que afeta diretamente a segurança e a qualidade das aulas de dezenas de alunos.

Gostamos da modalidade e queremos continuar treinando na academia, mas esperamos que a estrutura oferecida seja compatível com o valor pago e, acima de tudo, seja segura para todos.

Compartilhe