Plano cancelado sendo cobrado meses depois sem explicação

Não respondida
São Paulo - SP
21/05/2026 às 15:23
ID: 249314417
Venho registrar uma reclamação formal contra a academia Mega Gym devido a uma situação extremamente constrangedora, confusa e, ao meu ver, totalmente irregular.
Meu esposo contratou dois planos anuais junto à academia entre novembro e dezembro de 2024, por meio de atendimento realizado via WhatsApp pelos consultores de vendas da unidade. Os dois planos foram vinculados ao cartão de crédito dele, já que ele seria o responsável pelo pagamento das mensalidades. Os planos incluíam também 6 aulas de natação por mês.
No período de renovação, em dezembro de 2025, meu esposo informou expressamente aos consultores que NÃO desejava renovar o meu plano, mantendo apenas o plano dele ativo. Após essa solicitação, o meu plano foi dado como cancelado e, desde então, o cartão dele passou a receber cobrança referente apenas a um único plano, o dele.
Posteriormente, passei a utilizar o benefício do TotalPass disponibilizado pela empresa onde trabalho. Inclusive, frequentei normalmente a academia nos dias 10/03/2026 e 15/03/2026 para realizar treinos de musculação utilizando o TotalPass, sem qualquer impedimento. Meu cadastro foi atualizado normalmente pela própria academia, sem que nenhuma pendência fosse informada naquele momento.
Porém, no dia 17/05/2026, ao retornar à academia para treinar, fui surpreendida na recepção com a informação de que eu estaria devendo 3 mensalidades e uma anuidade referentes ao antigo plano da academia.
Ao questionar a origem dessa cobrança, fui informada de que as mensalidades do meu plano não haviam sido pagas. Entretanto, isso não faz qualquer sentido, já que o plano havia sido solicitado para cancelamento no momento da renovação.
Inclusive, fica uma série de questionamentos que a própria academia não soube responder:
* Se o plano realmente NÃO foi cancelado, por que ele não foi renovado automaticamente, assim como ocorreu com o plano do meu esposo?
* Se o plano estava ativo, por que as cobranças deixaram de ocorrer no cartão de crédito dele, que era o meio de pagamento vinculado ao contrato?
* Por que somente meses depois resolveram informar essa suposta pendência?
* Como a academia teve acesso aos dados do meu cartão de crédito cadastrado no aplicativo do TotalPass e vinculou essas informações ao cadastro da academia sem minha autorização?
Além de toda a falta de clareza e possível falha administrativa, fui impedida de acessar as dependências da academia até que resolvesse uma cobrança que nem os próprios funcionários conseguiram explicar corretamente.
Passei por uma situação extremamente constrangedora na recepção, exposta diante de outras pessoas, sendo tratada como inadimplente sem que houvesse qualquer explicação coerente sobre a origem da dívida.
Estou registrando esta reclamação porque considero a situação grave, principalmente pela falta de transparência, possível uso indevido dos meus dados e pela forma desrespeitosa como fui tratada.
Aguardo um posicionamento formal da academia, esclarecimentos sobre a cobrança indevida e a regularização imediata da situação.