Problema na dobradiça e carcaça ao abrir ou fechar a tampa do notebook Acer ASPIRE 3 A315-56

Acer Brasil
Joinville - SC
14/04/2024 às 17:19

Comprei um notebook ACER ASPIRE 3 A315-56 a carcaça abriu do lado direito e percebi que a dobradiça simplesmente deu problema na junção do suporte lateral e a parte da carcaça deixando a tampa frouxa, como também saiu alguns parafusos da tampa. Fui atrás de problemas similares, achei inúmeros na internet relatando exatamente o mesmo problema desse produto. Uso o notebook na mesma posição e dependo muito do mesmo, não tenho o costume de abrir e fechar.

-SITE OFICIAL ACER

-No Reclame Aqui

- No YouTube:

Como a garantia era só de um ano, disseram que fora da garantia terá que ser particular. Mas constatando que é um problema recorrente, não há duvida que é um problema de fabricação da peça. Ela está completamente aberta, e com risco de danificar o display led.

O Código de Defesa do Consumidor protege o consumidor quando o produto apresenta um vício oculto a qualquer momento, garantindo proteção ao consumidor quando o vício é impossível de conserto, sendo que nesse caso é garantida a restituição do valor pago pelo produto o que nesse caso não é do meu interesse, pois eu preciso do notebook para estudar. Se for garantido o conserto e garantia se vier a ocorrer novamente o problema eu aceito. Como o vício do aparelho está em sua construção (fabricação) é possível que mesmo trocando a moldura da tela não sanará o problema sendo assim exijo um notebook com as mesmas configurações, não piores e que não tenha esse problema.

CDC - Lei n 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
1 Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.
2 Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no parágrafo anterior, não podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor.
3 O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do 1 deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.
4 Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do 1 deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do 1 deste artigo.
5 No caso de fornecimento de produtos in natura, será responsável perante o consumidor o fornecedor imediato, exceto quando identificado claramente seu produtor.
6 São impróprios ao uso e consumo:
I - os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos;
II - os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, [Editado pelo Reclame Aqui]s, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação;
III - os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.

Art. 25. É vedada a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores.
2 Sendo o dano causado por componente ou peça incorporada ao produto ou serviço, são responsáveis solidários seu
fabricante, construtor ou importador e o que realizou a incorporação.

Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
3 Tratando-se de vício oculto, o prazo inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
Abaixo seguem alguns artigos da Lei n 8.078/1990 que dispõe sobre a proteção do consumidor.

Diante dos fatos apresentados acima, gostaria que a empresa se posicionasse sobre o ocorrido e se comprometesse com a manutenção do aparelho, pois necessito do notebook para meu serviço e por isso dependo muito dele. Caso não haja um comprometimento da empresa, procurarei os meus direitos junto aos órgãos de defesa do consumidor e caso não obtenha êxito, infelizmente só me restarão os meios jurídicos.

15/04/2024 às 08:09

Olá Gefeson, bom dia!

Agradecemos o seu contato e estamos à disposição para qualquer eventualidade.

Equipe Acer
0800-762-2237
www.acer.com

16/04/2024 às 00:45

Nesse caso irei buscar meus direitos judicialmente.

17/04/2024 às 00:32

péssimo atendimento dessa empresa, responde com msg automática.

Está com problemas com Acer Brasil?