Tela descolando

Acer Brasil
Rio de Janeiro - RJ
19/04/2024 às 18:54

Há aproximadamente um ano e quatro meses, após extensa pesquisa, optei por adquirir um notebook para atender às demandas do meu trabalho e do mestrado. Contudo, há cerca de uma semana, comecei a notar que a tela do dispositivo apresentava episódios de desligamento repentino, seguidos por seu retorno à atividade. Ontem, dia 18/04/2024, ao abrir o notebook, percebi um ruído incomum proveniente das dobradiças. Ao observar com mais atenção, constatei que a tela, na altura das dobradiças, estava solta (descolando), indicando um iminente rompimento que poderia danificar irreversivelmente o aparelho. Embora utilize o notebook sempre na mesma posição, sobre uma mesa, sem o hábito de abrir e fechar repetidamente, o defeito só foi perceptível quando, ao limpar a mesa, fechei o dispositivo.
O modelo em questão, um Notebook Acer Aspire Vero Intel Core I5-******* 8GB (Intel Iris Xe) 256GB SSD W11 15,6 Cinza AV15-51-53AP, foi escolhido presumindo-se que ofereceria durabilidade e eficiência. No entanto, ao recebê-lo, notei que a tela aparentava fragilidade em comparação a outros dispositivos que já utilizei. Ainda assim, confiei na propaganda que destacava sua resistência. Agora pós identificar o problema, ao realizar pesquisas na internet, deparei-me com relatos de problemas similares em dobradiças de outros modelos da marca Aspire.
Considerando que a garantia se encerrou há um ano, fui informado de que qualquer reparo necessário seria de minha responsabilidade. No entanto, diante da constatação de que se trata de um problema recorrente, não resta dúvida de que se configura como um vício oculto.
O Código de Defesa do Consumidor estipula que o consumidor esteja protegido quando um produto apresenta vício oculto em qualquer momento, garantindo a devida reparação quando o defeito é impossível de ser corrigido. Portanto, aguardo um posicionamento da marca, considerando que este defeito de fabricação é comum em produtos da linha Aspire. Caso a empresa não se comprometa a resolver a questão, tomarei as medidas necessárias junto aos órgãos de defesa do consumidor e, se necessário, buscarei amparo nos meios judiciais.
Segue abaixo o artigo pertinente do Código de Defesa do Consumidor, bem como links para outras reclamações relacionadas a problemas nas dobradiças de diversos produtos da linha Aspire.

CDC - Lei n 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
1 Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.
2 Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no parágrafo anterior, não podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor.
3 O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do 1 deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.
4 Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do 1 deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do 1 deste artigo.
5 No caso de fornecimento de produtos in natura, será responsável perante o consumidor o fornecedor imediato, exceto quando identificado claramente seu produtor.
6 São impróprios ao uso e consumo:
I - os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos;
II - os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, [Editado pelo Reclame Aqui]s, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação;
III - os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.

Art. 25. É vedada a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores.
2 Sendo o dano causado por componente ou peça incorporada ao produto ou serviço, são responsáveis solidários seu
fabricante, construtor ou importador e o que realizou a incorporação.

Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
3 Tratando-se de vício oculto, o prazo inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
Abaixo seguem alguns artigos da Lei n 8.078/1990 que dispõe sobre a proteção do consumidor.

- No YouTube:

SITE OFICIAL ACER
Problema parecido com o da minha tela:
Relato parecido:

-No Reclame Aqui

22/04/2024 às 12:35

Olá Thaliane,

Agradecemos o seu contato e estamos à disposição para qualquer eventualidade.

Equipe Acer
0800-762-2237
www.acer.com

01/05/2024 às 15:04

A empresa ignora completamente o problema, mesmo sabendo que é recorrente EM VÁRIOS PRODUTOS DO SEGMENTO!
Para aqueles que estão considerando adquirir produtos dessa marca, minha recomendação é: NÃO COMPREM!
Foi a pior experiência de compra que já tive. Além disso, é importante ressaltar que, caso o produto quebre dentro da garantia, você será obrigado a enviar seu computador para São Paulo, pois é o único local onde oferecem assistência técnica.
A partir de agora, estou determinado a alertar o máximo de pessoas possível para que não cometam o mesmo erro que eu.
ACER NUNCA MAIS!

Está com problemas com Acer Brasil?