Reclamação de Compra e Falha no Atendimento Pós-Venda - Joias e Acessórios

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Niterói - RJ

21/06/2026 às 23:07

ID: 251986419

Em 11 de fevereiro de 2026, realizei uma compra no valor de R$ 914,00 no quiosque da ACIUM, localizado no Plaza Shopping, em Niterói/RJ, na NF vem o nome: *****, CNPJ: *****.
Na ocasião, não me foi entregue a Nota Fiscal. Fui informada de que ela seria enviada posteriormente para o meu WhatsApp. Aguardei o envio, porém não recebi qualquer documento.
Diante disso, em 21 de fevereiro de 2026, retornei ao quiosque e solicitei novamente a Nota Fiscal. Os atendentes tiveram dificuldade em localizar a compra, mas após pesquisa pelo meu CPF conseguiram encontrá-la, imprimiram a Nota Fiscal e me entregaram.
Neste mesmo dia 21, de fevereiro de 2026, a minha volta à loja se deu por outro motivo: um dos pingentes (berloques) da pulseira recém-adquirida havia se soltado. Encontrei a peça sobre uma mesa de computador onde estava apoiando o braço enquanto assistia a uma aula.
Como os produtos possuíam garantia, procurei o quiosque para saber qual seria o procedimento para reparo. Fui questionada sobre o certificado ou documento de garantia. Mais uma vez, constatei que nenhum documento havia sido entregue no momento da compra. Os atendentes localizaram as informações no sistema e solicitei que imprimissem a documentação correspondente. Informaram que isso seria desnecessário, pois tudo constava em meu cadastro, mas diante da minha insistência, imprimiram e me entregaram.
Apresentei então o berloque defeituoso e fui orientada a deixá-lo para análise técnica. Informaram que entrariam em contato comigo pelo WhatsApp após a conclusão da análise. Confiei no procedimento, deixei a peça para avaliação e, naquela mesma ocasião, realizei uma nova compra no valor de R$ 328,00.
Em 07 de março de 2026, sem ter recebido qualquer retorno sobre a análise, retornei novamente ao quiosque. Fui então informada de que o prazo para conclusão da análise seria de até 90 dias e que eu seria contatada assim que houvesse um posicionamento. Apesar de considerar o prazo excessivamente longo, não apresentei reclamação naquele momento e, inclusive, realizei mais uma compra no valor de R$ 347,00.
Aguardei até o dia 29 de maio de 2026 sem receber qualquer informação.
Nessa data, retornei mais uma vez ao quiosque para obter esclarecimentos. Reclamei da ausência total de comunicação e fui atendida por uma funcionária que se apresentou como a nova gerente. Ela informou que não havia encontrado qualquer registro referente à peça encaminhada para análise, mas garantiu que faria uma busca interna e que me daria um retorno, sem falta por WhatsApp, no dia seguinte, sábado.
Para evitar qualquer alegação de dificuldade de contato, enviei uma mensagem simples ("Oi") para o número de WhatsApp da loja, confirmando que meu telefone estava corretamente registrado.
Retornei para casa acreditando que receberia as informações prometidas no dia seguinte.
Após uma semana sem qualquer retorno, enviei a seguinte mensagem ao WhatsApp da loja:
"Boa tarde!
Estive na loja de vocês no Plaza Shopping em Niterói, reclamando que um produto (berloque), que foi para análise e que me informariam do resultado e nunca me deram retorno, aí no dia 29/05, quando estive aí para falar da minha insatisfação, a gerente me garantiu que entraria em contato comigo, sem falta, no dia seguinte, sábado e estou aguardando até hoje.
Essa é uma loja realmente séria?"
Recebi apenas um "Olá", ao qual respondi da mesma forma. Em seguida, a gerente enviou a seguinte mensagem:
"Tudo bem *****? Eu entrei em contato com a OS, eu precisava do papel da OS. Nosso procedimento é sempre entregar o papel para entrada em qualquer peça por defeito, nos entregamos um papel. A senhora tem certeza que foi deixado nesse quiosque ? Pq como a senhora não lembra do berloque, não tem papel que deixou aqui, não tem conversa no wpp. A senhora pode ter se enganado. Porque realmente tentei achar essa OS e não achamos nada que comprove que a senhora deixou esse berloque aqui."
Considerando a gravidade da acusação implícita contida na mensagem, respondi da seguinte forma:
"Boa tarde!
Você está sutilmente querendo me 'passar atestado de louca, ou [Editado pelo Reclame Aqui]', minha memória é muito boa, além dos documentos confirmarem aonde comprei e vocês saberem disso, pois incluíram anotações no sistema, nunca estive em nenhuma outra loja de vocês.
E outra coisa, não tenho nenhuma outra conversa aqui, pois da mesma forma que você ficou de fazer contato 'sem falta' (dito por você), no dia seguinte que seria 30/05/2026, não o fez, a gerente anterior procedeu da mesma maneira e eu não costumo conversar sozinha, sendo assim, se eu não tivesse insistido e enviado uma mensagem cobrando, não teria essa troca agora.
Sobre notas, te levei todas as que vocês me deram, no mais, vocês me disseram que não me preocupasse, pois estaria tudo anotado no computador de vocês.
Quanto a eu não me lembrar de como era o berloque, não há nenhum mistério, pois os escolhi aleatoriamente no dia da compra, já que os dois únicos que eu de fato queria muito (que eram o símbolo de minha profissão e o do meu signo) vocês não tinham.
Estou há muito tempo com a pulseira com os berloques restantes e, se deixar algum aí, não me lembrarei como era. É só um berloque. O que ficou aí para passar pela análise com o prazo de 90 dias (três meses), que foi o que me pediram, dizendo que fariam contato comigo, era o único com argolinha de pendurar e soltou sobre uma carteira quando estava assistindo uma aula. Guardei a peça e, assim que saí do curso, passei imediatamente aí para a reclamação.
No dia em que comprei, estava indo comprar na Pandora, pois já conhecia a idoneidade, compromisso e ética deles para com os clientes. Já dei de presente algumas pulseiras de lá e nunca tive problemas. Mas parei aí porque o preço era mais em conta e resolvi arriscar.
Conheci, não gostei, farei com os meus amigos e conhecidos a propaganda negativa, 'boca a boca', de vocês e não comprarei mais nada aí.
Realmente foi uma grande decepção."
Após essa mensagem, não recebi qualquer resposta da empresa.
Diante de todos os fatos relatados, considero que houve sucessivas falhas no atendimento, ausência de entrega de documentos obrigatórios, descumprimento reiterado de promessas de retorno ao cliente, perda ou falta de controle sobre produto entregue para análise em garantia e, por fim, um tratamento incompatível com o respeito e a boa-fé que devem nortear a relação de consumo.
Permaneço profundamente indignada com o desrespeito demonstrado ao cliente e com a ausência de solução para o problema até a presente data.

Compartilhe