Solicitação de remoção de dados e recebimento de doações indevidas

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Londrina - PR

31/08/2026 às 12:24

ID: 257816093

Estou recebendo boleto da ***** , não pretendo enviar doações, mas se quiserem posso receber. Preciso de uma cadeira de rodas motorizada com controle pelo cuidador e de um carro novo da VW um Tera. Pra fazer o transporte de meus entes doentes.
Não sei de onde retiraram meu nome e cpf, por favor retirem de sua base de dados.

Compartilhe

Resposta da empresa

31/08/2026 às 15:26

Olá, Gilberto.

Agradecemos por sua mensagem.

Nós enviamos um folheto informativo acompanhado de um boleto (com notificação via DDA) como um convite para realizar uma doação voluntária para pessoas refugiadas que estão precisando muito de apoio. Doações de pessoas solidárias são fundamentais para que possamos continuar protegendo refugiados que foram forçados a deixar suas casas e comunidades devido a guerras e conflitos armados em todo mundo.

Esclarecemos que este convite não se trata de uma cobrança obrigatória. O pagamento é totalmente opcional e não gera qualquer dívida, protesto, negativação no SPC ou Serasa, nem impacto no seu score de crédito. Por isso, não se preocupe, caso o boleto não seja pago, ele simplesmente expira após o vencimento e desaparece do sistema bancário, sem nenhuma consequência para você.

Entendemos que não gostaria de receber esses convites e não enviaremos mais boletos ou comunicações como essa, excluindo seus dados. Também vamos excluir o boleto gerado em até 10 dias úteis, ok? Sentimos muito por qualquer incômodo.

Ressaltamos que todas as nossas comunicações estão de acordo com a Lei n 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e os dados utilizados para envio da correspondência são provenientes de informações publicamente acessíveis, respeitando os princípios da boa-fé, finalidade legítima e interesse social.

Pedimos que, se possível, você avalie o nosso atendimento e a resolução do seu problema através da ferramenta disponível no Reclame Aqui. É muito importante para o ACNUR poder contar com a sua opinião para implementarmos melhorias em nosso atendimento.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais por meio dos nossos canais de atendimento e te convidamos para conhecer um pouco mais sobre o ACNUR:

https://www.acnur.org/portugues/
E-mail:[email protected]
Telefone: 0800 729 2363 (de segunda à sexta-feira das 09h às 18h).

Atenciosamente,
ACNUR Brasil

Réplica do consumidor

31/08/2026 às 19:15

Bem não tenho condições de fazer doações, mas gostaria de saber de onde foi retirado meus dados? Assim posso coibir que isto seja repassado para outras empresas e organizações.
E muito importante ajudar pessoas em vulnerabilidade, mas essas vulnerabilidades tem sido caudadas pelos próprios membros da ONU, hj temos três grandes ameaças aos direitos de países e seus povos, uma na região de Israel, outra pela Rússia e outra pelos EUA, entre outras pequenas e médias ameaças. É inadmissível que em pleno século XXl, estejamos passando por isto e as grandes potências não impeçam que isto continue acontecendo. Centenas de pessoas morrendo pela ira de ditadores sanguinários cujo único objetivo é fomentar o comércio bélico e tomar terras e riquezas para recuperar suas finanças. E daí pouco importa a mortandade instalada.