Serasa exibe dívidas prescritas como ofertas de negociação e condiciona melhora de score ao pagamento, o que é vedado pelo STJ.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

12/06/2026 às 15:17

ID: 251241491

Tenho no meu cadastro do Serasa dividas antigas e já prescritas, que aparecem como " ofertas de negociação". Essas dividas não podem ser mais cobradas judicialmente e mesmo assim continuam sendo exibidas, o que gera pressão indevida.

Necessário pontuar que plataforma informa que, se eu pagar essas dividas prescritas, terei bônus no meu score. O STJ decidiu que a prescrição impede qualquer forma de cobrança. Inclusive a extrajudicial (REsp 2.088.100/SP)

E ainda que se alegue que a inclusão do débito prescrito em plataformas de negociação não viole o referido julgado, nescessário expor que, em julgamento posterior (REsp 2.103.726/SP), o STJ decidiu que a cobrança de dividas prescritas não autoriza práticas de indução ao pagamento ou ao condicionamento de melhora de score - o que caracteriza, na prática, cobrança extrajudicial vedada, conforme primeiro julgado apresentado.

Portanto, peço a retirada imediata dessas ofertas e a garantia de que meu score não será prejudicado ou condicionado a pagamento de dividas prescritas. Caso não haja solução, buscarei meus direitos aos órgãos competentes.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

24/06/2026 às 16:17

Não fiz , e nunca farei qualquer negócio com a empresa citada acima..

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0