PLACA POLICARBONATO ENTREGUE COM DEFEITO - Solicitação de Troca/Devolução Negada

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

28/08/2025 às 15:18

ID: 225600139

Boa tarde !
Na última quinta-feira (21/08/2025), fiz a compra de uma placa de policarbonato na EMPRESA ACTOS POLICARBONATO, a qual foi entregue no dia 22/08/2025, última sexta-feira.
A placa foi transportada pela empresa e recebida por meu vizinho, pois avisei á vendedora Andressa no momento da compra, que não estaria em casa para recebê-la.
Ocorre que, no mesmo dia, a noite, ao verificar a placa para transportá-la para meu caminhão, pois a levaria para o litoral norte, onde moro e no local que será usada, observei que existem VÁRIOS FRISOS HORIZONTAIS ao longo da placa.
Sendo assim, no próximo dia útil (25/08/2025), avisei á vendedora Andressa, via whatsApp, por onde fiz a compra, das avarias existentes.
Foi solicitado por ela uma foto, porém justifiquei que não conseguiriam analisar dessa forma, pois a placa é toda coberta com uma película branca que dificulta observar a parte interna, inclusive no momento do recebimento da placa.
A placa é enorme e foi entregue pela empresa e colocada na horizontal, a qual, devido os frisos acabou dobrando e danificando ainda mais e, exatamente no local dos frisos.
A informação que obtive da vendedora é que a placa não tem garantia.
COMO ASSIM?????
Uma placa não pode durar apenas um dia ao ser entregue.
Observamos também que a parte dos frisos existentes na placa estava virada para a parede, o qual ficou claro a MÁ FÉ em esconder o defeito do produto.
Sou engenheiro civil e tenho técnica profissional, além da foto e vídeo da placa já encaminhados para a empresa, para identificação inicial e comprovação que a placa foi entregue com defeito.
O produto entregue é de péssima qualidade.
Ao invés de recusarem minha solicitação de troca ou devolução do dinheiro, entrem em contato com o fornecedor e repassem minhas informações.
Solicitei uma visita técnica e a mesma vendedora disse que não existe essa possibilidade, o que me causou mais uma vez ESTRANHEZA E INDIGNAÇÃO.
Não posso ficar no prejuízo pela venda de um produto entregue com defeito.
A placa já deveria estar no litoral, o que me gerou outro prejuízo, pois terei que retornar a São Paulo somente para buscar a placa.
ABSURDAMENTE a empresa alega que NÃO TEM TÉCNICO para averiguar a placa e que NÃO HÁ GARANTIA.
Peço que analisem com URGÊNCIA meu caso e me dem um retorno com a solução mais adequada, pois sou consumidor de boa fé e NÃO ACEITO TAMANHO DESRESPEITO !

*****

Compartilhe

Resposta da empresa

29/08/2025 às 16:00

Carlos, boa tarde!

Gostaríamos de reforçar que todas as nossas chapas são armazenadas em estoque seguindo padrões rigorosos de qualidade e manuseio. Além disso, temos procedimentos internos que garantem que os produtos saiam em perfeito estado. No ato da entrega, inclusive, tiramos foto da chapa em boas condições e contamos com o canhoto assinado pelo responsável indicado pelo senhor (no caso, o seu vizinho) para o recebimento, confirmando que o material foi entregue sem avarias.

No dia 26/08, em contato telefônico com nossa equipe de vendas, o próprio senhor relatou que a chapa sofreu danos devido a um vento que atingiu o material após a entrega. Nessa mesma ligação, chegou inclusive a solicitar cotação de uma nova chapa para substituição, o que reforça que a avaria ocorreu posteriormente à saída da nossa equipe de entrega do local.

Entendemos sua insatisfação e estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida adicional. Nosso compromisso é sempre atuar com transparência e respeito aos nossos clientes, mas é importante destacar que, neste caso, o produto não apresentou defeito de fabricação nem foi entregue com avarias, por isso, não temos como contatar fabricante e nem realizar a troca.

Por fim, gostaríamos de reforçar que estamos abertos à negociação e, caso haja interesse, podemos oferecer condições comerciais diferenciadas na aquisição de uma nova chapa. Entendemos a importância do produto para o senhor e reforçamos que também é muito importante para nós mantermos uma boa relação.

Atenciosamente,
Equipe Actos

Réplica do consumidor

01/09/2025 às 22:37

Conforme mensagem anterior e registrado em conversas de whatsApp, a avaria foi observada NO MESMO DIA DA ENTREGA.
No próximo dia útil já relatei sobre os defeitos existentes, os VÁRIOS FRISOS HORIZONTAIS AO LONGO DA PLACA.
Sobretudo, a vendedora solicitou uma foto da placa, a qual foi enviada e reforcei que o defeito ficou para o lado da parede, caracterizando possível má fé na entrega.
O relato que "talvez" um vento teria piorado a avaria da placa foi feito por uma senhora com mais de OITENTA ANOS, minha inquilina, que mora no mesmo quintal da minha casa de São Paulo.
Ademais, ela não tem capacidade técnica para avaliar a placa.
Caso o vento fraco dos últimos dias tivesse piorado a qualidade da avaria, só provaria que de fato o produto é de péssima qualidade.
Logo, reitero a solicitação de um técnico para analisar o produto.
******* tamanha incoerência da vendedora ao dizer que o PRODUTO NÃO TEM GARANTIA, contradizendo o artigo 26, do Código de Defesa do Consumidor.
O prazo legal para a reclamação por vícios aparentes que comprometem a qualidade do produto é de 90 dias para bens duráveis, a contar da data de recebimento do produto.
Entretanto, fiz a reclamação com apenas 1 DIA ÚTIL após receber a placa.
O produto foi entregue com uma película branca que impede a visualização no momento da entrega.
Vou entrar com medidas judiciais cabíveis caso a substituição ou a restituição da quantia paga não seja feita.
Sou engenheiro civil e trabalho com materiais de construção, produtos duráveis e não duráveis. Tenho conhecimento e capacidade técnica para avaliar um produto com defeito.
Sou consumidor de boa fé e não vou ficar com esse enorme prejuízo.
Terei que retornar para São Paulo para buscar a placa, o que irá gerar ainda mais custos e demanda de tempo.
Fico no aguardo de uma solução adequada para o caso em questão.
Carlos Goes

Réplica da empresa

02/09/2025 às 17:20

Olá, Carlos.

Entendemos sua colocação e gostaríamos de acrescentar alguns esclarecimentos importantes.
A garantia prevista para nossos produtos cobre exclusivamente defeitos de fabricação. Não há, neste caso, elementos que indiquem falha de produção, mas sim danos decorrentes de fatores externos após a entrega.

Sobre a alegação de má fé na forma de entrega, reforçamos que isso não procede. A posição em que a chapa foi deixada não compromete sua integridade, tampouco tem o objetivo de ocultar características. Ressaltamos ainda que nossos clientes são sempre orientados a conferir o material integralmente no ato do recebimento.

No contato telefônico realizado em 26/08, o senhor afirmou de maneira clara que a chapa sofreu danos em razão de um vento que atingiu o material, chegando a comentar sobre a perda financeira decorrente disso. Essa informação reforça que a situação não está vinculada à entrega realizada pela Actos.

Ainda assim, reconhecemos a importância do produto para o senhor e reiteramos nossa disposição em buscar uma alternativa comercial. Caso tenha interesse, podemos negociar condições especiais para aquisição de uma nova chapa, preservando a boa relação que sempre prezamos com nossos clientes.

Atenciosamente,

Equipe Actos

Réplica do consumidor

08/09/2025 às 22:00

Boa noite !

O técnico para verificar a placa é de suma importância.
A forma como a empresa está atuando até o presente momento, em recusar alguém que tenha conhecimento do produto não está de acordo com o diz o Código de Defesa do Consumidor.
Precisamos que mandem alguém que tenha conhecimento para avaliar a placa.
Persistindo a recusa, entrarei com medidas judiciais cabíveis.

Carlos Goes