Cobrança abusiva para desfiliação da ADEPOM

Não resolvido
São Paulo - SP
14/01/2026 às 17:33
ID: 237692131
Solicitei minha desfiliação da associação ADEPOM e fui informado de que só poderia sair mediante o pagamento de duas mensalidades por cada ação em andamento pela entidade.
Sem condições financeiras e diante da negativa de desfiliação, fui obrigado a pagar R$ 312,92 apenas para conseguir me desligar, contra a minha vontade.
A exigência é abusiva, pois viola direito fundamental previsto na Constituição Federal, que garante a liberdade de associação, não podendo ninguém ser obrigado a permanecer associado ou a pagar valores como condição para se desligar.
Compartilhe
Resposta da empresa
21/01/2026 às 09:01
Prezado Associado, a Adepom permanece à disposição através dos diversos canais de comunicação e reitera as orientações que lhe foram prestadas em atendimento presencial. Bem como, enfatiza o compromisso da Adepom com a legislação em vigor.
Réplica do consumidor
21/01/2026 às 10:19
A resposta não esclarece a cobrança exigida para a desfiliação. O desligamento só ocorreu após o pagamento de R$ 312,92, o que restringe a liberdade de associação garantida pela Constituição.
Consideração final do consumidor
08/04/2026 às 10:14
O problema não foi resolvido.
A empresa deu uma resposta genérica e não esclareceu a cobrança indevida para desfiliação. Fui obrigado a pagar R$ 312,92 para conseguir me desligar, o que considero abusivo e contrário ao direito de liberdade de associação.
Não houve solução, nem devolução do valor, nem explicação adequada.
Atendimento insatisfatório.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0