Cobrança abusiva para desfiliação da ADEPOM

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

14/01/2026 às 17:33

ID: 237692131

Solicitei minha desfiliação da associação ADEPOM e fui informado de que só poderia sair mediante o pagamento de duas mensalidades por cada ação em andamento pela entidade.

Sem condições financeiras e diante da negativa de desfiliação, fui obrigado a pagar R$ 312,92 apenas para conseguir me desligar, contra a minha vontade.

A exigência é abusiva, pois viola direito fundamental previsto na Constituição Federal, que garante a liberdade de associação, não podendo ninguém ser obrigado a permanecer associado ou a pagar valores como condição para se desligar.

Compartilhe

Resposta da empresa

21/01/2026 às 09:01

Prezado Associado, a Adepom permanece à disposição através dos diversos canais de comunicação e reitera as orientações que lhe foram prestadas em atendimento presencial. Bem como, enfatiza o compromisso da Adepom com a legislação em vigor.

Réplica do consumidor

21/01/2026 às 10:19

A resposta não esclarece a cobrança exigida para a desfiliação. O desligamento só ocorreu após o pagamento de R$ 312,92, o que restringe a liberdade de associação garantida pela Constituição.

Consideração final do consumidor

08/04/2026 às 10:14

O problema não foi resolvido.

A empresa deu uma resposta genérica e não esclareceu a cobrança indevida para desfiliação. Fui obrigado a pagar R$ 312,92 para conseguir me desligar, o que considero abusivo e contrário ao direito de liberdade de associação.

Não houve solução, nem devolução do valor, nem explicação adequada.

Atendimento insatisfatório.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0