Cancelamento irregular de compras efetuadas na Black Friday

No último sábado, ao abrir minha caixa de entrada do email, fui surpreendido com uma série de emails* da loja online da Adidas (www.adidas.com.br), enviados tanto quinta quanto sexta-feira, anunciando suas promoções de Black Friday. Tais emails, inclusive, traziam a informação da existência de produtos com 50% de desconto, com a possibilidade de adicionais 30% em determinados casos, CONFIRMANDO a possibilidade de descontos na casa dos 80%*. Ressalto neste momento que A PRÓPRIA EMPRESA havia floodado meu email com propagandas de seus preços, ME CONVIDANDO REPETIDAS VEZES a acessar o seu website. Ao fazê-lo, me deparei com uma série de preços que acreditava consistir em descontos da Black Friday, já que era o dia seguinte à mesma (a chamada Black Weekend) e todo o site estava repleto de anúncios, tags em produtos e outros apelos visuais associados com a BLACK FRIDAY. Desse modo, aproveitei as promoções e efetuei a compra de diversos itens, tanto para mim, quanto para presentear amigos e familiares no Natal, pois este é, em minha opinião, o melhor período de promoções que antecede a celebração natalina.

Dessa forma, PRETERI DIVERSAS PROMOÇÕES DE OUTRAS LOJAS , CANCELEI DIVERSAS COMPRAS (realizadas antes em outros sites ao longo da Black Friday) E DEIXEI EXPIRAR BOLETOS EMITIDOS POR OUTRAS LOJAS* já que preferi reservar minhas economias para pagar os produtos adquiridos na loja da Adidas. Contente com a compra, já que havia recebido inclusive EMAILS DE CONFIRMAÇÃO DO PEDIDO*, comentei com alguns amigos e familiares que em breve os presentearia, pois havia aproveitado uma promoção de Black Friday com tal fim.

Tal sentimento se transformou em frustração e constrangimento ao acessar a minha caixa de entrada de emails na manhã desta quarta-feira, quando me deparei com diversos emails da Adidas informando que minhas compras haviam sido CANCELADAS. Os motivos variavam desde falta de estoque (o que não condiz com a situação atual de vários pedidos e de NENHUM no dia da compra, pois estavam TODOS disponíveis) a até problemas relacionados a operadora do cartão, claramente TENTANDO TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE de tal cancelamento a mim, consumidor.

Uma atitude totalmente desrespeitosa e irregular, já que uma alteração do contrato firmada só é válido se houver concordância mútua e EM NENHUM MOMENTO manifestei interesse em cancelar a compra.

Diante de tais circunstâncias, sinto-me [Editado pelo Reclame Aqui] e DESRESPEITADO na condição de consumidor e EXIJO, baseando-me nos Artigos 30, 35 e 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), transcritos abaixo, o CUMPRIMENTO FORÇADO DA OBRIGAÇÃO, NOS TERMOS DA OFERTA E PUBLICIDADE. Manifesto desde já minha recusa em outras alternativas que não o recebimento dos produtos que comprei, sendo esse meu poder de escolha assegurado pelo CDC. Os danos que tal situação tem me causado ultrapassam o âmbito financeiro, provocando tanto frustração (uma vez que muitos pedidos, já confirmados, me fizeram nutrir expectativas), como também DANOS MORAIS associados a um constrangimento e diante de amigos e familiares, os quais me comprometi em presentear no Natal. Espero que tal situação seja solucionada O QUANTO ANTES, pois estou disposto a lutar até o fim para ter meus direitos de consumidor preservados, bem como exigir INDENIZAÇÃO POR TODOS OS TRANSTORNOS que estão sendo causados.

* = Tenho printscreen como evidência

Transcritos do CDC:
Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

09/12/2016 às 20:20

Prezado Sr. Rodrigo

Conforme contato por telefone , foram esclarecidas as informações sobre o seu caso.

Pedimos desculpas pelo transtorno e lembramos que o Serviço de Atendimento ao Consumidor está à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.

SAC adidas Brasil
0800556277 ou (11) 5546-3700
www.adidas.com.br

Está com problemas com ADIDAS?