Reclamação sobre colete mal feito, atraso na entrega, informações incorretas sobre produção e bônus não aplicado, gerando transtorno pré-casamento e solicitação de reembolso.

Não respondida
Porto Alegre - RS
30/09/2025 às 00:24
ID: 228122959
RECLAMAÇÃO E PEDIDO DE REEMBOLSO NÃO ATENDIDO
A Loja Aduana conseguiu estragar um momento de nostalgia que era meu casamento, com promessas [Editado pelo Reclame Aqui], com uma venda prometida e totalmente de péssima qualidade. Ela conseguiu fazer o seu cliente entrar em desespero e ter que sair a procurar de um traje na véspera do casamento.
Realizei a compra de um traje na Loja Aduana da R. dos Andradas, 1129 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-012, em 30/08/2025. Na data da compra, o traje escolhido era composto por paletó e calça. Na ocasião, mencionei que necessitava de um colete, pois seria um noivo e gostaria deste colete. A Loja Aduana então me sugeriu confeccionar um colete no mesmo tecido do forro do paletó em questão, e que eu gostei e solicitei a produção. Na data da compra, foram realizadas as medidas para os devidos ajustes bem como agendado a data de entrega do traje e do colete.
OBSERVAÇÃO: Sou morador da cidade de Campo Bom e realizei a compra em Porto Alegre.
Este é o fato. Mas a partir deste ponto passo a elencar todos os problemas ocorridos nos dias posteriores.
1 - A data agendada para a retirada do colete foi dia 06/09/2025. Meu comparecimento junto ao estabelecimento para a retirada do traje foi no dia 08/09/2025. Porém ao chegar, me informaram que o colete não estava pronto. EU DESTACO AQUI, QUE EM NENHUM MOMENTO A LOJA SE PREOCUPOU EM INFORMAR AO CLIENTE QUE SUA COMPRA (TRAJE E COLETE) NÃO ESTAVA PRONTA PARA RETIRADA. NÃO SE IMPORTARAM COM A DISTÂNCIA PERCORRIDA POR MIM. DESCASO. Assim, foi agendado uma nova data para retirada, que foi 12/09/2025.
2 - Conforme a data agendada para retirada 12/09/2025, compareci no estabelecimento no dia 15/09/2025, e para minha grata surpresa, tudo podia piorar. Um serviço de péssima qualidade, beirando o ridículo para uma loja que vende roupa sofisticada. Vejam abaixo a foto. Costura mal feita nos ombros, repuxada. Quando utilizado com o paletó fechado sobrava tecido do colete pra fora do paletó. Foi solicitado que a borda que fecha o colete fosse da gola até o fim do mesmo tamanho, mas estava totalmente em desacordo com o solicitado. Mas sabem o que é pior de tudo isso?! Imaginem: a produção não se preocupou com o acabamento, com a costura, enfim com nada. A loja também não se preocupou em revisar a mercadoria antes de entregar. Mais uma vez fui feito de trouxa. Inclusive neste dia, a Loja Aduana não estava representada, pois era folga de quem havia me atendido, e os demais colegas da loja não se propuseram nem a tentar resolver o caso, pois não queriam assumir algo não vendido por eles. Neste dia ficou acordado que passariam a informação do meu descontentamento e que no outro dia a Loja Aduana iria me ligar para conversar sobre os pontos de ajustes e informar a nova data de entrega. Porém isso não ocorreu. Tive que eu entrar em contato para colher informações. Então me passaram uma nova data que seria dia 19/09/2025. Mais uma viagem perdida.
3 - Dias após o acordado, recebo o contato da Loja Aduana perguntando se seria possível reagendar para segunda, dia 22/09/2025, pois não conseguiriam cumprir com o prazo. Prontamente demonstrei todo meu descontentamento, e recusei, pois já havia ocorrido todos os fatos mencionados, descaso e preocupação com o cliente, me fazendo perder a CONFIANÇA e minha CREDIBILIDADE junto à Loja Aduana.
4 - No mesmo dia solicitei o reembolso do valor referente do colete, devido minha desistência na compra do produto, que não foi produzido corretamente, que não houve cuidado com a qualidade, e tão pouco o pós-venda junto ao cliente.
MAS AINDA NÃO ACABOU!
O pior de tudo isso ainda é ter sido literalmente enganado. Enganado, pois a Loja Aduana informou que a roupa iria para a fábrica que era em São Paulo, que a costura era feita lá, que os ajustes eram feitos lá, que o colete seria feito lá, mas como a mentira tem perna curta, descobri através de outras lojas da Aduana que a produção e ajuste das unidades de Porto Alegre iriam para Cachoeirinha na fábrica.
Tem mais, e essa é ainda pior, pois no dia em que realizei a compra do traje e do colete, solicitei um desconto. A Loja Aduana me informou que teria um bônus no valor de R$ 239,76, podendo utilizar para a compra da camisa ou em qualquer outro item. Na ocasião, ainda mencionei que não compraria o calçado junto à loja devido ao orçamento disponível. Sabe o que descobri?! Que o desconto não poderia ser utilizado no total, pois eu como cliente não fui informado, a Loja Aduana não fez questão de deixar claro a forma como o desconto funcionava. Uma verdadeira mentira.
Eu ainda estou no aguardo do reembolso e do comprovante já solicitado desde o dia 24/09/2025 através do WhatsApp com a Loja Aduana, que fica me enrolando e não enviando.
Também solicitei o desconto ou bônus na forma integral de R$ 239,76 por ter me vendido isso. Afinal, um dos motivos de eu ter adquirido o traje e o coleto foi o desconto.
Tentei resolver a situação diretamente com a Loja Aduana, mas sem sucesso e sem preocupação, o que me deixou extremamente insatisfeito com a experiência. Estou registrando esta reclamação porque desejo que o problema seja solucionado de forma justa. Solicito o estorno do valor do colete no valor de R$ 500,00 e adicionado o valor do bônus de forma integral no valor de R$ 239,76, totalizando R$ 739,76.
Espero que a empresa respeite o consumidor e resolva esta situação o quanto antes.
Dados da compra:
Data da compra: 30/08/2025
Nome do cliente: *****
Valor pago: R$ 1.998,00