Adiamentos Sucessivos de Curso - Falha na prestação de serviços AeA

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

21/05/2026 às 16:45

ID: 249324031

Realizei a contratação de um curso livre na modalidade EAD denominado Novo Gerenciamento de Facilities, no final de 2025, com previsão de início para fevereiro de 2026.

Entretanto, na semana prevista para o início das aulas, fui informada pela instituição de que o curso seria remarcado para março de 2026, sob a justificativa de não formação da turma.

Posteriormente, houve novos adiamentos sucessivos:

* de março para abril de 2026;
* e, novamente, de abril para agosto de 2026.


Diante do descumprimento reiterado da oferta originalmente contratada, solicitei formalmente o cancelamento da matrícula e a devolução integral dos valores pagos.

A empresa, porém, limitou-se a oferecer outros cursos pelos quais não tenho interesse, sem apresentar solução efetiva para o cancelamento e restituição. Além disso, já se passaram aproximadamente dois meses desde minha solicitação, sem qualquer retorno conclusivo ou devolução dos valores investidos.

Entendo que houve falha na prestação do serviço e descumprimento da oferta, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, motivo pelo qual solicito:

* o cancelamento definitivo da contratação;
* a devolução integral dos valores pagos;
* e a resolução imediata da demanda.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/06/2026 às 19:16

Olá, Sabrina.

Recebemos sua manifestação e registramos os apontamentos apresentados em relação aos reagendamentos ocorridos e à solicitação encaminhada à AEA.

Informamos que a demanda se encontra em análise junto aos setores administrativo e financeiro, considerando o histórico completo das tratativas realizadas até o momento.

Estamos acompanhando internamente esta etapa e retornaremos assim que houver atualização.

Permanecemos à disposição.

Atenciosamente,
Equipe AEA Educação Continuada

Réplica do consumidor

03/06/2026 às 09:30

Agradeço pelo retorno.

O ultimo e-mail que recebi de vocês em 4/5/26 constava que minha solicitação estava em fase final de análise e desde então, nenhuma definição. No ultimo mês não houve nenhuma atualização de status?

Réplica da empresa

08/06/2026 às 09:10

Olá, Sabrina.

Agradecemos seu retorno.

Desde nossa última manifestação, prosseguimos com a apuração das informações relacionadas ao caso.

Nesse período, também houve a confirmação da turma do curso para o qual sua inscrição foi originalmente realizada, com início previsto para 27/08/2026, às 19h.

Além disso, o programa passou por uma atualização de escopo, passando a contemplar uma estrutura ampliada e tripla certificação profissional.

Neste momento, estamos concluindo a consolidação das informações levantadas para apresentação do posicionamento final.

Agradecemos sua compreensão e retornaremos assim que essa etapa for concluída.

Atenciosamente,

Equipe AEA Educação Continuada

Réplica do consumidor

08/06/2026 às 10:11

Conforme meu e-mail enviado em 17/04/2026 - Reforço que não tenho interesse nas alternativas apresentadas (acesso a outros conteúdos, remanejamento ou créditos), uma vez que o serviço originalmente contratado não foi entregue conforme previsto.

Para o segundo semestre, já possuo compromissos acadêmicos previamente assumidos, o que inviabiliza minha participação na turma ao vivo prevista para agosto.

Dessa forma, reitero o pedido de reembolso integral dos valores pagos.