Venda de veículo com vício oculto: motor danificado e recusa de solução

Não resolvido
Rio de Janeiro - RJ
13/11/2025 às 20:22
ID: 231857367
Venda de veículo com vício oculto solicito devolução do valor pago.
Comprei um veículo 2018 que rodou menos de 4.000 km comigo antes do motor ter o bloco destruído. Anteriormente levei o carro três vezes à oficina indicada pela loja, e sempre fui informado que estava tudo bem, mesmo com barulhos anormais havia vício oculto.
Não queria o tipo de carro que me foi oferecido, mas fui convencido a aceitá-lo pelo bom estado externo, sem imaginar os problemas internos.
A gerente simplesmente ignora minhas mensagens e afirma que o problema passou da garantia da loja, desconsiderando totalmente o vício oculto.
Continuo pagando parcelas de um carro parado, prejudicando compromissos familiares importantes, como levar meu filho para apresentação em escola militar.
Solicito devolução do carro e restituição integral do valor pago (entrada + parcelas).
Tenho registros de tentativa de solução amigável.
Terei de ir a justiça para resolver um problema tão óbvio.
Não recomendo a Top X Car.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
18/12/2025 às 23:37
Quando adquiri o veículo, minha intenção inicial era comprar um modelo mais simples. Fui convencido a optar por um veículo mais novo, sob o argumento de que isso me traria mais segurança e menos risco de problemas mecânicos. Confiei nessa orientação.
Após rodar aproximadamente 3.900 km, o veículo apresentou um problema gravíssimo: o bloco do motor estourou, tornando o carro completamente inutilizável. O fato ocorreu na Via Dutra, durante uma viagem importante para minha família. No momento do ocorrido, estávamos no veículo eu e meu filho e, graças a Deus, o pior não aconteceu, apesar do risco evidente à nossa integridade física.
Antes desse evento extremo, eu já havia procurado a empresa relatando barulho anormal no motor, que me causava incômodo e preocupação. Na ocasião, fui tranquilizado pelo mecânico da própria empresa, que afirmou que o barulho era normal e que o veículo estava em perfeitas condições de uso, inclusive para viagem. Tenho esse áudio devidamente arquivado.
Após o estouro do motor, tentei de todas as formas resolver a situação de maneira amigável. No entanto, a postura da empresa foi decepcionante e desrespeitosa.
A gerente informou que nada poderia ser feito além da chamada garantia da loja de 3.000 km ou três meses, alegando que estaria apenas seguindo orientação do setor jurídico da própria empresa, motivo pelo qual também afirmou não poder fazer nada além disso.
Em complemento, a vendedora afirmou expressamente que eu recebi o veículo em perfeitas condições de uso, que a garantia já havia se encerrado e que, se eu entendesse ter algum direito, deveria procurar a Justiça. Ou seja, em vez de qualquer tentativa de solução, fui deliberadamente empurrado para o caminho judicial.
Para agravar ainda mais a situação, passei a ser tratado de forma ofensiva. A vendedora passou a me chamar de [Editado pelo Reclame Aqui], alegando que eu mentia sobre a quilometragem do veículo tenho o PDF dessa conversa. Em outro momento, fui chamado de mimimi, em tom de deboche e desqualificação tenho o áudio dessa fala.
Faço questão de registrar: sou um homem com mais de cinquenta anos, consumidor consciente, responsável e de boa-fé. Não sou [Editado pelo Reclame Aqui], nem mimizento. É inadmissível que um cliente que relata um defeito grave, comprovado, seja tratado dessa forma.
Até o surgimento do problema, eu era tratado como cliente exemplar. Cheguei, inclusive, a comentar sobre a possibilidade de adquirir um veículo de valor mais alto. Após a falha mecânica e a reclamação legítima, passei a ser desrespeitado, desacreditado e completamente descartado.
Diante da ausência total de suporte, do tratamento ofensivo e da recusa em assumir qualquer responsabilidade, fui obrigado a contratar advogado e ingressar com ação judicial, que já está em andamento, para discutir algo evidente à luz do Código de Defesa do Consumidor: vício oculto grave.
Todos os áudios, mensagens e documentos citados estão arquivados e disponíveis, inclusive provas de que não houve qualquer mentira quanto à quilometragem do veículo.
Lamento profundamente que uma situação que poderia ter sido resolvida com diálogo, respeito e responsabilidade tenha se transformado em um desgaste desnecessário, prolongado e revoltante.
Até o momento, sigo sem qualquer resposta formal da empresa, o que apenas reforça a postura de descaso e desrespeito com o consumidor.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0