Funcionária pública impedida de usar banheiro e local para aquecer comida em faculdade

Em réplica
Belford Roxo - RJ
14/04/2026 às 21:48
ID: 246076367
À Administração da Faculdade Unigranrio
Venho, por meio desta, expressar minha insatisfação e preocupação diante da situação que estou enfrentando como funcionária da Prefeitura de Duque de Caxias, exercendo minhas atividades laborais diariamente nas vias públicas, exposta às condições do ambiente externo.
Durante determinado período, tive acesso às dependências desta instituição para necessidades básicas, como a utilização do banheiro e o aquecimento de minha alimentação, o que sempre ocorreu de forma respeitosa, discreta e sem causar qualquer transtorno ao funcionamento da faculdade.
No entanto, recentemente, fui informada da proibição de acesso a esses serviços essenciais, o que tem impactado diretamente minha dignidade e condições mínimas de trabalho. Ressalto que, por exercer minha função na rua, não disponho de estrutura adequada fornecida pelo poder público para atender a essas necessidades básicas ao longo da jornada.
Tal situação se mostra extremamente delicada, pois envolve não apenas o conforto, mas também questões de saúde, bem-estar e respeito ao trabalhador. A impossibilidade de acesso a um banheiro ou a um local para alimentação adequada fere princípios básicos de dignidade humana.
Diante disso, solicito, de forma respeitosa, uma reavaliação desta decisão, considerando a importância de um olhar mais humanizado para os profissionais que atuam em campo e que, muitas vezes, dependem do apoio de instituições próximas para suprir necessidades essenciais.
Agradeço desde já pela atenção e compreensão, e fico na expectativa de uma solução que contemple o respeito e a dignidade no exercício da minha função.
Atenciosamente,
Mônica Irmão
Compartilhe
Resposta da empresa
18/05/2026 às 16:08
Olá, Mônica!
Tudo bem?
Agradecemos por compartilhar seu relato conosco e, antes de tudo, gostaríamos de expressar nossa compreensão diante da situação apresentada, reconhecendo a importância das condições dignas de trabalho e bem-estar no exercício de suas atividades diárias.
Em relação ao acesso às dependências da instituição, esclarecemos que as catracas de acesso foram implementadas como medida de segurança, visando a proteção de todos que circulam no campus. Ressaltamos que a estrutura da instituição é destinada prioritariamente a alunos e docentes e ao público que realizam atendimento nas práticas curriculares que estão alocadas dentro da unidade, o que norteia nossas políticas internas de acesso.
Como citado em sua manifestação, por ser uma colaboradora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, lembramos que há uma sede do órgão localizado à 230 metros de nossa Instituição de Ensino. Talvez seja uma alternativa para atendimento à necessidade de acesso para realização das atividades citadas.
Agradecemos a compreensão.
Afya Unigranrio | Duque de Caxias
Réplica do consumidor
21/05/2026 às 14:08
O referido local é frequentemente utilizado por equipes da Força Tática, Vitória e Primus, além de outros funcionários vinculados à própria Prefeitura de Duque de Caxias, sem que haja qualquer impedimento ou restrição semelhante.
Dessa forma, causa estranheza e sentimento de injustiça o fato de a proibição ter sido direcionada especificamente a determinados servidores (CONTROLADORES DE TRÂNSITO) criando uma situação que aparenta tratamento desigual e até mesmo preconceituoso.
Não é razoável que um espaço utilizado normalmente por outros funcionários públicos seja negado apenas a alguns trabalhadores, principalmente considerando a necessidade básica de alimentação e descanso mínimo durante a jornada de trabalho.
Sendo assim, peço que a situação seja revista com imparcialidade, respeito e igualdade de tratamento entre todos os servidores e colaboradores que atuam no município.
Atenciosamente: CT *****