Plágio de conteúdo e descumprimento do contrato

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Goiânia - GO

08/03/2025 às 19:36

ID: 211669691

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Contratei a Agência Collin, que no cadastro da empresa aparece como Agência Result, para criação de conteúdo original para meu perfil profissional. No entanto, me deparei com uma conduta completamente antiética e prejudicial à minha reputação.

Mesmo após perceber e alertá-los sobre um caso de plágio de um funcionário deles no dia 05/02, a empresa voltou a publicar um vídeo copiado integralmente de uma profissional da minha área. Embora tenham creditado a autoria dessa vez, cobriram o nome da autora principal e isso não justifica a reprodução integral do conteúdo. Além disso, meu perfil foi sobreposto ao nome da verdadeira autora, o que configura intenção de apropriação da autoria.


O mais grave é que a própria psicóloga que teve seu conteúdo plagiado entrou em contato comigo, e já havia comentado publicamente no vídeo anterior e, com isso, minha imagem foi exposta. Isso afeta diretamente minha credibilidade profissional e pode até resultar em penalizações pela plataforma onde meu conteúdo é divulgado.

Ao verificar a página da autora original, percebi que a agência copiou pelo menos mais 03 vídeos integrais dela e os postou como se fossem meus. Isso não é um simples "uso de trechos", mas sim plágio descarado e reprodução ilegal de conteúdo, o que configura [Editado pelo Reclame Aqui] de acordo com o Código Penal. Além disso, no documento de entrega de conteúdo do mês seguinte havia mais 04 conteúdos plagiados da mesma profissional que já havia me notificado referente a cópia.

Além disso, contratei a agência para CRIAÇÃO de conteúdo original, conforme previsto no contrato, e não para cópia de terceiros. Se fosse para apenas replicar vídeos de outras pessoas, eu mesma poderia fazer isso (e, obviamente, não faria, porque é ilegal). Existem diversas plataformas que oferecem conteúdos livres de direitos autorais, mas a agência optou por um caminho totalmente antiético.

Diante dessa falta de profissionalismo e quebra de confiança, eu rescindi imediatamente o contrato e solicitei que a empresa entregasse os 04 vídeos gravados no dia 01/02, nos quais apareço falando, pois já foram pagos antecipadamente no dia 25/01 conforme o contrato exigia. O prazo de entrega desses materiais era até 28/02, mas até o momento não recebi nada e nenhuma satisfação após eu entrar em contato por 02 vezes.

Espero que a empresa resolva essa situação o mais rápido possível, pois, além do prejuízo financeiro, tive minha reputação profissional colocada em risco devido às práticas questionáveis da Agência Collin (Agência Result).

Compartilhe

Consideração final do consumidor

07/07/2026 às 10:40

Péssima experiência. Não assumiram erro, tentaram minimizar o problema e atrasaram a resolução do problema. Não recomendo nunca!

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0