Cobrança de serviço não autorizado, retenção valores e desrespeito consumidor .

Não respondida
Cidade Ocidental - GO
18/05/2026 às 11:03
ID: 248941799
Venho, por meio desta, registrar formalmente minha insatisfação com o
atendimento prestado pela unidade da empresa Pneu Tec localizada em
Taguatinga/DF, especialmente pela conduta adotada pelo gerente responsável
durante atendimento realizado para troca de pneus do meu veículo *****.
Inicialmente, entrei em contato por meio do teleatendimento exclusivamente para
solicitar orçamento e agendamento da troca de dois pneus traseiros do veículo,
não havendo qualquer solicitação de alinhamento ou balanceamento, uma vez
que os pneus dianteiros já haviam sido substituídos anteriormente em outra
empresa, onde possuo garantia vigente desses serviços.
No momento do atendimento presencial, deixei claro novamente aos funcionários
responsáveis pela retirada e instalação dos pneus que o serviço seria apenas a
substituição dos dois pneus traseiros. Inclusive, um dos colaboradores,
extremamente educado e profissional, questionou-me apenas sobre a troca dos
bicos, informando que os atuais já possuíam aproximadamente dois anos de uso.
Perguntei o valor e autorizei exclusivamente esse serviço adicional.
Após a conclusão da troca dos pneus, fui chamado para realização do cadastro e
pagamento. Nesse momento, questionei ao atendente se haveria possibilidade de
desconto para pagamento à vista. O atendente informou que, por se tratar de
serviço agendado, não teria autonomia para conceder desconto, mas que
consultaria o gerente.
Entretanto, o gerente sequer demonstrou interesse em compreender a solicitação,
saindo do local sem atenção ao atendimento. Posteriormente, o atendente
retornou informando que o gerente não autorizaria qualquer desconto.
Ao efetuar o pagamento e receber a nota fiscal, constatei a cobrança de R$ 80,00
referente ao serviço de balanceamento, totalizando aproximadamente R$
1.190,00. Imediatamente questionei a cobrança, pois em nenhum momento
autorizei ou solicitei tal serviço.
A funcionária do caixa procurou o gerente e informou meu questionamento. O
gerente confirmou que o balanceamento havia sido realizado e seria cobrado.
Reiterei que o serviço não havia sido autorizado, inclusive porque já possuía
balanceamento recente e garantia vigente em outra empresa.
Após verificar no sistema e confirmar que o serviço havia apenas sido ofertado no
agendamento, mas não autorizado por mim, o gerente, de maneira extremamente
arrogante, desrespeitosa e despreparada, determinou ao funcionário que
colocasse novamente o veículo no elevador e retirasse o balanceamento,
afirmando em voz alta que se ele não quer pagar, então não terá o serviço.
Ocorre que, com essa atitude, além de remover o balanceamento realizado pela
loja, também foi comprometido o balanceamento anterior do veículo, deixando as
duas rodas traseiras completamente desbalanceadas, causando prejuízo direto
ao consumidor.
Durante toda a situação, o gerente manteve postura inadequada, tratando o caso
com descaso e realizando comentários perante os próprios funcionários sobre o
dia difícil, gerando evidente constrangimento e desconforto inclusive à equipe
presente.
Além disso, como o pagamento já havia sido efetuado via cartão de débito, foi
realizado o cancelamento da primeira cobrança e posteriormente efetuada nova
cobrança no valor corrigido de R$ 1.110,00. Contudo, fui informado de que o valor
cancelado de aproximadamente R$ 1.190,00 poderá levar até três dias para
retorno à minha conta bancária, causando retenção indevida de valor que
necessito para minhas despesas pessoais.
Dessa forma, venho externar minha total insatisfação com:
a cobrança de serviço não autorizado;
a postura abusiva e desrespeitosa do gerente;
a retirada proposital do balanceamento das rodas do veículo;
os prejuízos causados ao meu automóvel;
o transtorno financeiro causado pela retenção temporária do valor pago.
Ressalto que, na condição de consumidor e cliente da empresa, exijo respeito,
transparência e tratamento adequado, conforme determina o Código de Defesa
do Consumidor.
ATÉ ESSE MOMENTO MEU DINHEIRO NÃO FOI EXTORNADO.