Cobrança abusiva de esgoto e problemas com obras na cidade

Em réplica
Paraíba do Sul - RJ
04/11/2025 às 14:06
ID: 231017223
No mês de outubro de 2025, recebi minha conta de água com o valor de R$ 156,96 (água) e R$ 156,96 (esgoto), totalizando R$ 313,92. Ou seja, o valor cobrado pelo serviço de esgoto dobra o custo mensal, o que considero abusivo, especialmente considerando que a coleta e o tratamento efetivo de esgoto não correspondem à totalidade do serviço prestado.
Além disso, as obras de escavação realizadas recentemente em diversas ruas da cidade, inclusive próximas à minha residência, têm deixado buracos, desníveis e danos ao asfalto, prejudicando o tráfego e a segurança dos moradores.
Compartilhe
Resposta da empresa
07/11/2025 às 14:39
Boa tarde, Cleiton de Castro Moreira!
Entendemos seus questionamentos e estamos à disposição para orientar e esclarecer no que for possível.
Informamos que os valores cobrados pelos serviços de esgoto seguem o estabelecido no edital de concessão.
O serviço de esgotamento sanitário já está em operação na sua região, o que justifica a cobrança correspondente ao serviço prestado.
Com relação às obras de escavação mencionadas, destacamos que fazem parte das intervenções necessárias para ampliação e melhoria da rede de esgoto. Após a conclusão dos serviços, é realizado o processo de recuperação asfáltica nos trechos afetados.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe Águas da Condessa.
Réplica do consumidor
25/11/2025 às 12:50
Só não consigo entender pq no meu bairro só alguns pagam as taxas, principalmente quem fez a troca de registro, água mais caro que luz só no Brasil mesmo.