Cobrança abusiva após erro de leitura no hidrômetro

Resolvido
Camboriú - SC
11/08/2026 às 09:31
ID: 256144015
Sou cliente da Águas de Camboriú e sempre tive consumo médio entre 8 e 9 m de água por mês. No mês anterior, a leitura registrada foi de apenas 2 m, algo totalmente fora da minha realidade. No mês seguinte, recebi uma conta com valor muito alto, claramente resultado de erro de leitura.
Detalhe importante: quando o leitor registra valor maior que o consumido, o erro é fácil de identificar, pois o número medido fica acima do hidrômetro residencial e a conta vem mais cara. O problema está quando a leitura é menor, como os 2 m registrados. Nesse caso, o valor permanece dentro da faixa mínima de 10 m e não reduz a conta, mas gera acúmulo para a próxima leitura, onerando o consumidor injustamente.
No meu caso, se não houvesse o erro, o consumo excedente (6 m + 2 m) estaria dentro da média mensal, sem gerar cobrança abusiva. Procurei a empresa, mas alegaram que não havia erro, mesmo com meu histórico comprovando o contrário. Já registrei reclamação no Procon e exijo revisão da fatura, correção proporcional ao meu histórico e respeito ao consumidor.
Compartilhe
Resposta da empresa
11/08/2026 às 16:30
Prezado Sr. Alexander,
Em atenção à sua manifestação, informamos que sua solicitação foi devidamente analisada e atendida, conforme contato telefônico realizado.
Reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados e com a qualidade no atendimento aos nossos clientes. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou novas solicitações que se façam necessárias.
Agradecemos o seu contato e a oportunidade de atender à sua solicitação.
Atenciosamente,
Ouvidoria
Águas de Camboriú
Consideração final do consumidor
11/08/2026 às 16:55
A ouvidoria está de parabéns.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
8