Notificação de Erro Cadastral Grave, Cobrança Indevida (Tarifa Comercial) e Pedido de Refaturamento - Ligação n *****

Não resolvido
Parati - RJ
01/06/2026 às 13:06
ID: 250232805
Prezada equipe do Atendimento ao Cliente da Águas de Niterói,
Venho, por meio deste e-mail, solicitar formalmente a revisão urgente e a correção integral do cadastro do meu imóvel vinculado à ligação n *****.
O cadastro realizado por esta concessionária está completamente equivocado e descolado da realidade, apresentando erros graves que listo a seguir:
Classificação Incorreta da Tarifa: A Águas de Niterói insiste em classificar meu imóvel na categoria "Comercial (Pousada)", o que não é verdade. Trata-se de uma residência. Por conta desse erro, já estou indo para o terceiro mês consecutivo pagando tarifa comercial indevidamente. Não é correto, nem legal, que eu seja obrigado a arcar com uma tarifa que não condiz com a realidade do meu consumo.
Vistoria Superficial e Inválida: O técnico da concessionária que esteve no local limitou-se a tirar uma foto da fachada da minha casa. Ele não entrou no imóvel para conferir a estrutura interna ou verificar a inexistência de atividade comercial. Uma foto de fachada não é prova hábil para alterar unilateralmente a categoria de um usuário.
Erros Graves no Endereço: Além do erro da tarifa, os dados de localização estão totalmente errados no sistema de vocês. Consta a informação "MIRANTE BELA VISTA" que não existe , além do nome da rua incorreto e do CEP errado.
Para dirimir qualquer dúvida e provar o erro da concessionária, estou enviando em anexo a cópia do IPTU do imóvel, que comprova legalmente o endereço correto, o CEP oficial e a destinação estritamente RESIDENCIAL do lote.
Do Amparo Legal e Prática Abusiva
A conduta da Águas de Niterói viola frontalmente a legislação vigente:
Artigo 39, inciso V do Código de Defesa do Consumidor (CDC): Configura prática abusiva exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva, como cobrar tarifa comercial de quem possui perfil residencial.
Artigo 42, parágrafo único do CDC: O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros.
Regulamento da AGENERSA: A alteração de categoria tarifária por parte da concessionária exige fundamentação e vistoria técnica efetiva e comprovada, o que não ocorre quando o funcionário apenas fotografa a fachada sem adentrar o recinto.
Esta já é a minha sétima tentativa de resolver o problema de forma amigável, após um exaustivo histórico de contatos telefônicos sem solução:
06/04/2026: Protocolo n ***** | Ordens de Serviço n ***** e n *****
06/04/2026: Protocolo n ***** | Ordem de Serviço n *****
17/04/2026: Protocolo n *****
08/05/2026: Protocolo n ***** | Ordem de Serviço n *****
18/05/2026: Protocolo n *****
28/05/2026: Contato via 0800, onde o atendente, diante da persistência do erro, orientou-me a formalizar este pedido por e-mail.
Diante disso, exijo:
A imediata retificação dos dados de endereço e CEP, removendo o termo inexistente "Mirante Bela Vista" e adequando-os fielmente ao IPTU oficial anexo;
A alteração definitiva da categoria do imóvel para Residencial;
O refaturamento das três últimas contas cobradas indevidamente sob a tarifa comercial.
Caso a empresa insista no erro ou não responda a esta notificação no prazo legal, a presente documentação e o histórico de protocolos serão encaminhados imediatamente para abertura de processo junto à AGENERSA, ao Procon-Niterói e, se necessário, ao Juizado Especial Cível para reparação por danos materiais e morais.
No aguardo do protocolo de recebimento deste e-mail e da resolução imediata.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Resposta da empresa
05/06/2026 às 10:22
Protocolo: *****
Ola Léo,
Espero que esteja bem!
Agradecemos o seu contato e compreendemos o seu questionamento em relação à cobrança decorrente do enquadramento do imóvel na categoria comercial.
Entendemos a importância de esclarecer os critérios adotados para o cadastramento da unidade consumidora. Por isso, realizamos a análise das informações disponíveis em nosso sistema, a fim de prestar os devidos esclarecimentos sobre a categoria atualmente aplicada ao imóvel.
Informamos que o seu questionamento já foi analisado por meio das visitas técnicas realizadas através das Ordens de Serviço n ***** e n *****.
Durante as vistorias, a equipe foi atendida pelo titular da ligação, Sr. Léo, sendo constatado que o imóvel é utilizado como pousada, identificada como "Mirante Bela Vista", inclusive com divulgação em plataformas da internet para locação e hospedagem. Além disso, foram registradas fotos comprobatórias durante a inspeção, bem como colhida a assinatura do responsável pelo acompanhamento da visita.
Dessa forma, considerando a atividade exercida no local e as informações apuradas durante as vistorias, permanece mantido o enquadramento da unidade na categoria comercial.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Equipe Águas de Niterói
Consideração final do consumidor
05/06/2026 às 13:51
Continuam alegando que minha residência é uma Pousada.
Já pedi uma nova vistoria, mas enfim, nada resolvido, enquanto isso continuo pagando tarifa comercial e uma residência.
Obrigado pelo belissimo serviço prestado.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0