Cobrança abusiva, intimidação e falta de transparência por parte da AGYX e Regus

Resolvido
São Paulo - SP
28/05/2025 às 15:45
ID: 218248863
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesA forma como fui tratada pela empresa de cobrança AGYX foi abusiva, desgastante e completamente desrespeitosa com minha experiência como consumidora.
Recebi cartas físicas enviadas para a casa dos meus pais, notificações de protesto em cartório e uma sequência exaustiva de e-mails com tom jurídico intimidador, que por muito tempo me fizeram acreditar que se tratava de um [Editado pelo Reclame Aqui]. Nunca vi uma empresa agir com tanta pressão, sem oferecer um processo claro e acolhedor de regularização.
Mesmo após a quitação completa da dívida, fui surpreendida com a exigência de acessar um site externo de cartório para realizar o cancelamento do protesto, exigindo um cadastro pessoal, o que considerei suspeito e inseguro, especialmente após tanta instabilidade na comunicação. O e-mail enviado após o pagamento alegava que essas despesas seriam de minha responsabilidade, com base em um artigo de lei, mas em nenhum momento foi informado que isso não estava incluído no valor já acordado e pago.
Durante toda a tratativa, fui atendida por uma colaboradora identificada como *****, da AGYX, que, apesar de manter contato frequente, sempre em linguagem "EXTRAJUDICIAL."
Além disso, vejo constantemente boletos sendo gerados em meu nome e notificados via aplicativos bancários no celular, mesmo após o encerramento do contrato e da dívida principal. Esse tipo de insistência é não apenas confusa, mas violenta para o consumidor, pois reforça um ciclo de insegurança e medo.
Desde o início me coloquei à disposição, inclusive sugerindo débito automático (REGUS) para evitar atrasos ou falhas de comunicação. Ainda assim, enfrentei falta de clareza nos boletos, cobranças por terceiros.
Estou registrando esta reclamação porque a experiência foi negativa e desrespeitosa . Espero que a Regus reveja sua parceria com a AGYX e que assumam a responsabilidade pela baixa completa do protesto, sem impor ao cliente mais encargos ou burocracias não informadas previamente.
Como consumidora, exijo respeito, transparência e soluções não ameaças nem intimidações.
Caso queiram por favor entrar em contato por whatsApp ou e-mail, estou no exterior.
Compartilhe
Resposta da empresa
28/05/2025 às 19:05
Boa tarde Senhora KAROLINE
Segue o resumo do ocorrido,
No dia 17/03/25, fomos informados pela Regus BERRINI, que a Senhora havia entrado em contato com intuito de liquidar a dívdia.
Prontamente, no mesmo dia 17/03/25 a nossa negociadora enviou no seu e-mail particular os dados para pagamento no dia 19/03/25, dois dias após. Nesta já informou sobre a emissão da carta de auência após pagamento e que deveria ser levada ao cartório para liberação do protesto e pagamento das CUSTAS.
Sem nenhum retorno, no dia 20/03/25, replicamos o mesmo e-mail, pedindo o seu retorno ou posicionamento sobre o pagamento da proposta.
No dia 25/03/25, sem retorno até então, reenviamos o e-mail, reiterando a proposta.
No dia 02/04/25, enviamos notificação solicitanto que reforce o seu interesse em resolver a questão e pedimos uma contra proposta.
No dia 09/04/25, Obtivemos o seu retorno e solicitação de um BOLETO para pagamento no dia 09/04/25.
Observe que não há do que se falar em [Editado pelo Reclame Aqui], pois fomos procurados por V.sas. através da Regus.
Não há como dizer que isto é cobrança abusiva, pois não houve distrato tampouco insistência demasiada, ainda que é facultada por lei.
Não enviamos cobranças físicas ou intimidadoras, pois o canal de contato é o e-mail fornecido à Regus por V.Sa.
O Pagamento do boleto não foi efetuado, no dia 14/04/25 obtivemos nova solicitação de boleto para o mesmo dia 14/04/25.
No dia 15/04/25 o pagamento foi efetuado.
Prontamente, no dia 16/04/25, antes da compensação bancária, enviamos e-mail à CREDORA informando do pagamento e solicitando a ANUÊNCIA.
No dia 17/04/25, anuência emitida e direcionada a Sra. KAROLINE com a instrução de acesso ao site CENPROT para emissão do boleto para pagamento das custas, que é dever da parte protestada.(A lei que estabelece a responsabilidade do devedor pelo pagamento das custas de protesto é a Lei n 9.*******, de 10 de setembro de ******* (Lei do Protesto), reforçando o que haviamos aidantado em 17/03/25.
Importante:
A obrigação da CREDORA é a emissão da carta de ANUÊNCIA e/ou Instrumento de Protesto e a entrega a parte devedora em até 05 dias útes, para que se diriga (pessoalmente) ao cartório e solicite a baixa por conta e responsabilidade.
A AGYX, adotou o CENPROT porque considera mais eficaz, poupa de tempo e locomoção, pois o boleto pode ser emitido e pago, no prazo de 24 horas em média o protesto é EXCLUIDO.
O que é considerada tentativa de beneficar a parte devedora em ganho de tempo e agilidade, pois a lei nos obriga a enviar a documentação em até 05 dias uteis, enviamos em 02 dias.
A AGYX atua como assessoria oficial da Regus, e a iniciativa de negociação partiu da própria cliente. Os contatos foram formais, documentados e respeitosos, nos moldes permitidos por lei (Código de Defesa do Consumidor e Lei do Protesto).
Também reforçamos que boletos adicionais eventualmente visualizados por apps bancários (DDA) não foram gerados pela AGYX, mas sim pelos cartórios em função de outros registros que constam em seu CPF, conforme apurado em pesquisa pública.
Diante do apresentado, deixa claro que a AGYX apresentou um serviço acima da média e todas a alegações não refletem ao acontecido.
Nos colocamos a sua disposição para total apoio na solução desta questão, ainda que, sempre estivemos disponíveis.
Atenciosamente,
AGYX Serviços
Consideração final do consumidor
19/06/2025 às 17:48
Resolvido, obrigada.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
5