Falhas na prestação de serviços condominiais e ausência de comunicação - Residencial Costa Oeste

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Goiânia - GO

02/01/2026 às 13:06

ID: 236409617

À
Aicram Administração Condominial

Prezados Senhores,

Na qualidade de moradora/proprietária do apto no Residencial Costa Oeste, Goiânia - GO, venho formalizar NOTIFICAÇÃO acerca de falhas reiteradas na prestação de serviços condominiais, ausência de comunicação adequada e omissão de informações básicas essenciais, fatos estes que vêm gerando constrangimentos, insegurança e prejuízos práticos desde minha mudança para o condomínio.

No dia 30 de dezembro de 2025, ao chegar ao condomínio e acionar o controle remoto de acesso à garagem, o portão não respondeu, mesmo após diversas tentativas. Ressalto que somente consegui acessar a garagem em razão da intervenção de outro morador, que, por liberalidade, acionou o portão eletrônico, permitindo minha entrada e posterior saída. Tal situação caracteriza falha na prestação de serviço essencial, qual seja, o controle de acesso às áreas comuns do condomínio.

Posteriormente, constatei que a empresa responsável pela segurança limitou-se a afixar um aviso no elevador social, informando sobre a reconfiguração dos controles, sem qualquer comunicação prévia ou posterior por parte da administração/síndico. Ressalto que a administradora possui meu endereço de e-mail e meu contato telefônico, meios estes comumente utilizados para cobranças condominiais, mas que não foram utilizados para comunicação de fato relevante que impacta diretamente o direito de acesso ao imóvel.

Destaco que não frequento o apartamento diariamente, utilizando-o de forma sazonal, o que reforça a necessidade de comunicação formal, clara e eficiente. O ocorrido me impediu de acessar regularmente minha própria residência, apesar de estar rigorosamente em dia com todas as obrigações condominiais.

Cumpre registrar que, no próprio dia 30 de dezembro, fui orientada pela empresa de segurança Federal Segurança a deixar o controle remoto na caixa de correio para reconfiguração, o que foi prontamente atendido. Entretanto, até a presente data o controle não foi devolvido, configurando nova falha administrativa e operacional.

Outro ponto de extrema gravidade refere-se à ausência de definição clara quanto à responsabilidade pela comunicação com os moradores. Tanto a empresa de segurança quanto a zeladora do prédio informaram que o acesso ao grupo de WhatsApp do condomínio depende de autorização do síndico/administradora, e que os comunicados relevantes são ali divulgados. Por outro lado, ao solicitar minha inclusão, fui informada pela administração da Aicram de que esta não possui acesso ou controle sobre referido grupo.

Tal contradição gera evidente falha de governança e comunicação. Diante disso, questiono objetivamente: quem é o responsável pelo grupo de WhatsApp do condomínio e pela inclusão dos moradores? Como não me é permitido participar desse grupo, requeiro que todas as informações relevantes sejam obrigatoriamente repassadas por outros meios formais, tais como e-mail ou contato telefônico ou no meu WhatsApp, garantindo tratamento isonômico e acesso igualitário às informações.

Além disso, desde que me mudei para o condomínio, não me foram entregues as normas internas ou o regulamento condominial, tampouco recebi orientações formais contendo informações básicas e essenciais, especialmente no que se refere aos procedimentos para realização de mudanças ou entrada de móveis, tais como:

- horários permitidos para a realização de mudanças e para a entrada de móveis no prédio;
- dias da semana em que tais atividades são autorizadas;
- definição clara sobre qual acesso deve ser utilizado para a realização da mudança, se pela entrada principal ou pela garagem;
- esclarecendo que, caso a mudança seja realizada pela garagem, esta não possui estrutura para entrada de caminhão de mudança, em razão do limite de altura do portão, tampouco dispõe de local reservado para carga e descarga;
- informação expressa de que a garagem não pode ser acessada por pedestres, conforme placa afixada no portão proibindo a passagem de pessoas, o que impacta diretamente a logística e a segurança de qualquer mudança.

A ausência dessas informações compromete o adequado planejamento, gera insegurança ao morador e o expõe ao risco de descumprimento de regras que jamais lhe foram formalmente comunicadas, em afronta aos princípios da transparência, isonomia e boa-fé administrativa.

Diante do exposto, solicito:

1. Esclarecimentos formais e por escrito acerca da falha no acesso à garagem e da ausência de comunicação prévia;
2. A imediata devolução do controle remoto, em pleno funcionamento;
3. Definição clara e formal sobre a responsabilidade pelos canais de comunicação do condomínio, bem como a garantia de que todas as informações relevantes me sejam repassadas por meios formais: WhatsApp e e-mail;
4. O envio imediato do regulamento interno/normas do condomínio, ou documento equivalente;
5. Providências para que situações semelhantes não voltem a ocorrer.

Fico no aguardo de resposta formal e dentro de um prazo razoável.


*****
Moradora / Proprietária

Compartilhe

Resposta da empresa

01/03/2026 às 10:30

À
Sra. Tatyane Vicentine de Oliveira

Prezada Senhora,

Em atenção à notificação encaminhada por V.Sa., referente aos fatos ocorridos, vimos, respeitosamente, prestar os devidos esclarecimentos.

Inicialmente, lamentamos os transtornos relatados, especialmente quanto ao impedimento momentâneo de acesso à garagem no dia 30 de dezembro de 2025. Esclarecemos que, naquela ocasião, foi realizada reconfiguração técnica dos controles remotos pela empresa responsável pela segurança do condomínio, medida adotada por questões operacionais e de segurança do sistema de acesso.

Reconhecemos que a comunicação poderia ter sido realizada de forma mais ampla e eficiente. A orientação operacional foi divulgada por meio de aviso afixado nas áreas comuns; contudo, entendemos que moradores que utilizam suas unidades de forma não contínua podem não ter tido ciência da informação. Registramos a ocorrência para aprimoramento dos procedimentos de comunicação, a fim de evitar situações semelhantes.

Quanto ao controle remoto deixado para reconfiguração, já foi solicitado à empresa responsável que providencie a devolução imediata, devidamente testado e em pleno funcionamento.

No que se refere aos canais de comunicação, esclarecemos que:

O grupo de WhatsApp dos Moradores possui caráter informal e não é administrado pela AiCram.

Os comunicados oficiais do condomínio são realizados por meio dos canais formais definidos pela administração, InformAiCram e AiCramAPP.

De todo modo, considerando sua solicitação, seu contato será inserido no cadastro oficial para recebimento de comunicados, garantindo que informações relevantes lhe sejam encaminhadas de maneira direta e formal.

Quanto ao regulamento interno e normas condominiais, informamos que o envio foi providenciado imediatamente em formato digital, contendo:
- Horários e dias permitidos para mudanças;
- Procedimentos para entrada de móveis;
- Acessos autorizados;
- Orientações logísticas e de segurança;
- Demais regras aplicáveis às áreas comuns.

Ressaltamos que a administração atua em conjunto com o conselho, dentro das atribuições previstas na legislação e na convenção condominial, prezando sempre pelos princípios da transparência, boa-fé e isonomia no tratamento aos condôminos.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Reassaltamos ainda, que todos os esclarecimento lhe foram prestados, de forma presencial, na última reunião de moradores.

Atenciosamente,

AiCram

Consideração final do consumidor

28/03/2026 às 12:45

Gostaria de registrar minha insatisfação em relação à comunicação, que continua falha e prejudicial.
Houve demora na resposta anterior e, ainda assim, sigo sem receber todos os avisos necessários. Além disso, não houve uma definição clara sobre qual acesso deve ser utilizado para a realização de mudanças se pela entrada principal ou pela garagem.
Outro ponto crítico diz respeito aos informativos relacionados à empresa de segurança. Continuo sem receber essas notificações. Como exemplo, a comunicação sobre a visita do técnico ao prédio para verificação dos interfones foi divulgada apenas nos elevadores. Tive conhecimento por acaso, apenas porque estava presente no local naquele dia.

Essa falha recorrente na comunicação tem gerado transtornos e prejuízos, especialmente considerando que resido no imóvel de forma temporária e dependo ainda mais de avisos claros e acessíveis.
Solicito, portanto, que sejam adotadas medidas efetivas para garantir que todas as informações relevantes sejam comunicadas de forma ampla, clara e por canais que realmente alcancem todos os moradores.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

3