Falta de Transparência e Imposição de Cobranças Abusivas pela Aicram em Condomínio

Em réplica
Aparecida de Goiânia - GO
17/10/2025 às 18:55
ID: 229628099
Reclamação:
Sou moradora de um condomínio administrado pela Aicram e estou profundamente insatisfeita com a forma como a empresa conduz a gestão. A Aicram não fornece as notas fiscais nem as informações detalhadas das despesas aos moradores, o que demonstra falta de transparência e levanta suspeitas de que algo está sendo escondido.
Recentemente, foi realizada uma assembleia com quórum mínimo, onde aprovaram a cobertura das garagens com valores abusivos, sendo 60 parcelas de R$ 120,00, incluídas diretamente na taxa condominial, sem ampla participação e sem estudo de viabilidade justa para todos os moradores.
Além disso, a empresa utiliza a Garantidora para fazer empréstimos para construção de obra de quase 500 mil , comprometendo financeiramente todos os condôminos sem a devida autorização coletiva e não apresenta extrato desse empréstimo.
Compartilhe
Resposta da empresa
19/10/2025 às 22:01
O fato que acontece em seu condomínio, é o seu descontentamento com uma decisão assemblear, onde a maioria aprovou uma obra necessária, e os poucos que não concordam, ficam difamando o nosso trabalho em meios virtuais.
Toda demanda do condomínio, previsa ser tratada de forma oficial e pelos canais oficiais, que são, ou através de ocorrencias registradas no aplicativo ou através de e-mail enviado para *******
Destaco ainda, que toda a documentação do condomínio, está devidamente publicada no aplicativo, ao final do mês é feito um balancete contábil, seguindo requisitos legais por lei, pela empresa de contabilidade contrata pelo condomínio, e não por nossa empresa. Cito ainda, que todas as nossas contas sempre foram apresentadas e aprovadas pelos condôminos presentes em assembleia, ou seja, a transparencia é total em todos os nossos atos de gestão.
Remomendamos ainda, que sempre se faça presente nas assembleias, onde é o "placo" de discuções e deliberações entre os condôminos, estes estando aptos e em dias com suas obrgações perante ao condomínio, o que acontece que tem muitos moradores inadimplentes que não podem participar da assembleias, seguindo requisitos da Lei Condominial e Código Civil Brasileiro.
Ressaltamos ainda, que toda pauta deliberada em assembleia, sempre é devidamente explicada, duvidas são sanadas e a deliberação sempre acontece com os votos dos condôminos presentes, ou seja, nunca é uma decisão da administração e sim dos condôminos do seu condomínio.
Quero ainda reforçar que desde ******* a cidade de Goiânia conta com os nossos serviços. Somos uma empresa sólida e conceituada em nível nacional. São mais de 29 anos no mercado imobiliário atuando no segmento de Administração Condominial com Sindicatura de forma Profissional. Somos pioneiros no setor em nossa região além de sermos reconhecidos e termos registro no CRA/GO, comprovando a qualidade que oferece e a credibilidade que possui perante o cenário de Gestão Condominial em nossa região.
Réplica do consumidor
19/10/2025 às 23:03
Agradeço pelo retorno e pelas informações enviadas.
Em relação à observação de que os condôminos devem participar das assembleias, esclareço que tenho plena ciência da importância desses momentos e que, sempre que possível, participo sim das reuniões. Nem sempre consigo estar presente em todas, mas quando não compareço, há motivos justificáveis.
Ressalto ainda que estou adimplente com todas as minhas obrigações condominiais, cumprindo regularmente com meus deveres como moradora.
Minha reclamação não se trata de descontentamento pessoal, mas de uma preocupação legítima com a transparência e a regularidade das decisões tomadas em assembleia, especialmente a que aprovou uma obra de alto valor financeiro, em um condomínio que, conforme a própria administração mencionou, possui grande número de inadimplentes.
Tal assembleia, inclusive, foi realizada sem o quórum mínimo exigido por lei, o que compromete a validade das deliberações. Posteriormente, foi convocada outra assembleia para esclarecimentos sobre essa mesma obra, porém, os moradores que tentaram se manifestar e expressar sua indignação não tiveram voz nem oportunidade de diálogo, o que reforça a falta de transparência e participação nas decisões.
Além disso, o aplicativo mencionado não apresenta as informações de forma clara e acessível, e muitos moradores têm dificuldades para localizar documentos importantes. Inclusive, há balancetes que não estão disponíveis no aplicativo e também não constam as notas fiscais que deveriam estar anexadas, o que impossibilita a verificação completa das contas e coloca em dúvida a transparência na prestação de contas.
Reforço que minha intenção é apenas contribuir para uma administração mais clara, participativa e transparente, onde todos os moradores tenham acesso às informações e confiança nas decisões tomadas. Espero que a empresa adote uma postura mais aberta ao diálogo e à prestação de contas, fortalecendo assim a boa convivência e a credibilidade na gestão condominial.
Réplica do consumidor
19/10/2025 às 23:09
Agradeço pelo retorno e pelas informações enviadas.
Em relação à observação de que os condôminos devem participar das assembleias, esclareço que tenho plena ciência da importância desses momentos e que, sempre que possível, participo sim das reuniões. Nem sempre consigo estar presente em todas, mas quando não compareço, há motivos justificáveis.
Ressalto ainda que estou adimplente com todas as minhas obrigações condominiais, cumprindo regularmente com meus deveres como moradora.
Minha reclamação não se trata de descontentamento pessoal, mas de uma preocupação legítima com a transparência e a regularidade das decisões tomadas em assembleia, especialmente a que aprovou uma obra de alto valor financeiro, em um condomínio que, conforme a própria administração mencionou, possui grande número de inadimplentes.
Tal assembleia, inclusive, foi realizada sem o quórum mínimo exigido por lei, o que compromete a validade das deliberações. Posteriormente, foi convocada outra assembleia para esclarecimentos sobre essa mesma obra, porém, os moradores que tentaram se manifestar e expressar sua indignação não tiveram voz nem oportunidade de diálogo, o que reforça a falta de transparência e participação nas decisões.
Além disso, o aplicativo mencionado não apresenta as informações de forma clara e acessível, e muitos moradores têm dificuldades para localizar documentos importantes. Inclusive, há balancetes que não estão disponíveis no aplicativo e também não constam as notas fiscais que deveriam estar anexadas, o que impossibilita a verificação completa das contas e coloca em dúvida a transparência na prestação de contas.
Reforço que minha intenção não é difamar a empresa ,é apenas contribuir para uma administração mais clara, participativa e transparente, onde todos os moradores tenham acesso às informações e confiança nas decisões tomadas. Espero que a empresa adote uma postura mais aberta ao diálogo e à prestação de contas, fortalecendo assim a boa convivência e a credibilidade na gestão condominial.
Réplica da empresa
19/10/2025 às 23:25
Agradecemos pelo seu retorno e pela forma respeitosa com que expôs suas considerações. É muito importante para a administração contar com moradores que acompanham de perto a vida condominial e demonstram interesse pelo bom funcionamento do condomínio.
Em relação às assembleias, ressaltamos que todas as convocações e deliberações são conduzidas em conformidade com o que determina a legislação condominial e a convenção do condomínio. Quando há dúvidas quanto a quóruns, pautas ou deliberações, os registros (atas, listas de presença e documentos de suporte) permanecem disponíveis para consulta pelos condôminos, conforme previsto em lei.
Sobre a transparência e o acesso às informações financeiras, informamos que os documentos oficiais incluindo balancetes, atas e notas fiscais são publicados no aplicativo condominial, que é o canal oficial de comunicação e prestação de contas. Caso tenha dificuldades em localizar algum documento específico, nossa equipe está à disposição para orientar e garantir que todas as informações estejam acessíveis, através do telefone*******.
Reforçamos que a administração atua com total compromisso com a transparência, a legalidade e o diálogo aberto com os moradores, buscando sempre o melhor para a coletividade condominial. Sua manifestação será levada em consideração como uma contribuição construtiva para o aprimoramento da gestão e da comunicação interna.