Assistência afirma que não emitiu o laudo usado pela AIWA para negar a garantia. Exijo reembolso integral.

Respondida
Cruzeiro - SP
18/06/2026 às 15:03
ID: 251763961
Comprei uma TV AIWA 55" modelo AWS-TV-55-BL-01 em 22/03/2026, pelo valor de R$ 1.756,55. Após pouco tempo de uso, o aparelho apresentou diversos pontos no canto da tela, caracterizando um defeito incompatível com o uso normal do produto.
Encaminhei a TV para a assistência técnica autorizada e, posteriormente, fui surpreendido com a negativa da garantia pela AIWA, sob a alegação de que o defeito teria sido causado por "fatores externos". Inconformado, entrei em contato com a assistência técnica e, para minha surpresa, o próprio técnico informou que não elaborou e nem autorizou qualquer laudo atribuindo o problema a fatores externos, esclarecendo que essa informação teria sido gerada pelo sistema da AIWA.
Diante dessa divergência, entrei em contato com a empresa por meio do protocolo n *****, contestando a decisão e solicitando esclarecimentos. No entanto, a AIWA manteve a negativa, insistindo na alegação de fatores externos, sem apresentar qualquer prova técnica concreta ou laudo emitido e assinado pela assistência autorizada.
Considero inadmissível que uma empresa negue a garantia de um produto com base em uma conclusão cuja autoria é questionada pela própria assistência técnica responsável. A AIWA está transferindo ao consumidor a responsabilidade por um defeito sem apresentar provas técnicas que justifiquem a negativa.
Diante da perda de confiança na marca e da postura adotada pela empresa, NÃO TENHO INTERESSE EM REPARO OU TROCA DO PRODUTO. Exijo a devolução integral do valor pago, no montante de R$ 1.756,55, conforme meus direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Caso a AIWA continue se recusando a solucionar o problema de forma adequada, adotarei as medidas cabíveis perante o PROCON, consumidor.gov.br e o Poder Judiciário, buscando a restituição do valor pago, além das demais medidas cabíveis.
Compartilhe
Resposta da empresa
19/06/2026 às 15:25
Olá, Leonardo.
Conforme nosso contato em 19/06/2026, lamentamos o ocorrido com o seu produto e informamos que, danos causados por fatores externos como tela quebrada ou o uso em desacordo com o manual do usuário, não são cobertos pela garantia.
Após a análise técnica do seu televisor, foi constatado um dano ocasionado por fatores externos, não caracterizando defeito funcional de fabricação. Então, foi apresentado o orçamento por um técnico credenciado.
Caso esteja de acordo, orientamos contatar a assistência técnica para aprovação.
Reforçamos nosso compromisso em prestar o melhor atendimento, fique à vontade para nos acionar a qualquer momento.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Fale conosco: [email protected]
Chat: https://mkbr.xgen.com.br/mkbr/form_chat_aiwa.html
SAC: 0800 484 8016
Atendimento de segunda a sexta das 07h às 20h de sábado das 07h às 13h.
Atenciosamente,
Equipe AIWA.