Demora na análise e pagamento de sinistro de veículo por associação de caminhoneiros

Em réplica
Niterói - RJ
28/01/2026 às 15:04
ID: 239101219
No dia 23/12/2025, tive meu veículo atingido por um caminhão vinculado à Aliança Associação dos Caminhoneiros. A associação entrou em contato e iniciou os trâmites do sinistro, com envio e troca de documentação a partir de 29/12/2025.
Desde então, todos os documentos solicitados foram encaminhados, porém até o momento não houve conclusão da análise do sinistro, nem pagamento de indenização, nem negativa formal e fundamentada. Também não recebi qualquer justificativa clara para a demora ou pedido adicional de documentos que suspendesse o prazo.
Ressalto que já se passaram mais de 30 dias desde a entrega da documentação, ultrapassando o prazo legal previsto na Lei n 15.040/2024 (Lei do Contrato de Seguro), em vigor desde dezembro de 2025, que estabelece prazo máximo para manifestação e liquidação do sinistro.
A demora injustificada vem me causando prejuízos financeiros e transtornos, uma vez que o veículo permanece sem solução definitiva enquanto a associação não se posiciona.
Já encaminhei notificação extrajudicial formal, concedendo prazo final para resolução, e estou utilizando este canal como última tentativa de solução amigável antes de adotar medidas administrativas e judiciais, incluindo PROCON, SUSEP e ação judicial.
Solicito, de forma objetiva:
Conclusão imediata da análise do sinistro;
Manifestação formal sobre a cobertura;
Pagamento da indenização devida ou apresentação de negativa devidamente fundamentada.
Aguardo retorno urgente e resolução do problema.
Compartilhe
Resposta da empresa
27/04/2026 às 11:00
Bom dia Sra. Rachel,
Em verificação dos procedimentos internos verificamos que os reparos do seu veículo já se encontra-se em andamento.
De toda forma, agradecemos o seu Feedback, pois a Aliança recebe todas as manifestações como oportunidade de melhoria nos fluxos internos e externos.
Permanecemos à sua disposição em qualquer momento para outras informações ou apontamentos que julgar necessários sobre esse assunto.
Réplica do consumidor
28/04/2026 às 15:20
Já se passaram 4 meses sem a resolução do meu problema. O veículo encontra-se na oficina de vocês aguardando o envio de peças durante todo esse período. Trata-se de um bem avaliado em mais de R$ 100 mil que está parado há meses, gerando prejuízos significativos.
Gostaria de entender quem será responsável por arcar com esse prejuízo e qual é o prazo concreto para a solução definitiva do caso.