Demora na análise e pagamento de sinistro de veículo por associação de caminhoneiros

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Niterói - RJ

28/01/2026 às 15:04

ID: 239101219

No dia 23/12/2025, tive meu veículo atingido por um caminhão vinculado à Aliança Associação dos Caminhoneiros. A associação entrou em contato e iniciou os trâmites do sinistro, com envio e troca de documentação a partir de 29/12/2025.

Desde então, todos os documentos solicitados foram encaminhados, porém até o momento não houve conclusão da análise do sinistro, nem pagamento de indenização, nem negativa formal e fundamentada. Também não recebi qualquer justificativa clara para a demora ou pedido adicional de documentos que suspendesse o prazo.

Ressalto que já se passaram mais de 30 dias desde a entrega da documentação, ultrapassando o prazo legal previsto na Lei n 15.040/2024 (Lei do Contrato de Seguro), em vigor desde dezembro de 2025, que estabelece prazo máximo para manifestação e liquidação do sinistro.

A demora injustificada vem me causando prejuízos financeiros e transtornos, uma vez que o veículo permanece sem solução definitiva enquanto a associação não se posiciona.

Já encaminhei notificação extrajudicial formal, concedendo prazo final para resolução, e estou utilizando este canal como última tentativa de solução amigável antes de adotar medidas administrativas e judiciais, incluindo PROCON, SUSEP e ação judicial.

Solicito, de forma objetiva:

Conclusão imediata da análise do sinistro;

Manifestação formal sobre a cobertura;

Pagamento da indenização devida ou apresentação de negativa devidamente fundamentada.

Aguardo retorno urgente e resolução do problema.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/04/2026 às 11:00

Bom dia Sra. Rachel,

Em verificação dos procedimentos internos verificamos que os reparos do seu veículo já se encontra-se em andamento.

De toda forma, agradecemos o seu Feedback, pois a Aliança recebe todas as manifestações como oportunidade de melhoria nos fluxos internos e externos.

Permanecemos à sua disposição em qualquer momento para outras informações ou apontamentos que julgar necessários sobre esse assunto.

Réplica do consumidor

28/04/2026 às 15:20

Já se passaram 4 meses sem a resolução do meu problema. O veículo encontra-se na oficina de vocês aguardando o envio de peças durante todo esse período. Trata-se de um bem avaliado em mais de R$ 100 mil que está parado há meses, gerando prejuízos significativos.

Gostaria de entender quem será responsável por arcar com esse prejuízo e qual é o prazo concreto para a solução definitiva do caso.