Falta de transparência com o cliente, falta de interesse em resolver o problema do cliente e contrato errado. (NÃO COMPREM NENHUM IMÓVEL COM A ALIANÇA)

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Guarulhos - SP

21/11/2024 às 13:58

ID: 202534121

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Gostaríamos de solicitar ajuda em relação a uma situação envolvendo a Imobiliária Aliança, de Guarulhos, sobre a compra de um apartamento na mesma cidade. Iniciamos o processo em julho de *******, pelo programa Minha Casa Minha Vida. Demos um sinal de R$ 5.*******,00 e pagamos a taxa de vistoria da Caixa, no valor de R$ *******,00.
Contudo, durante o processo, houve uma mudança nas regras do programa Minha Casa Minha Vida, que passou a financiar apenas 50% de imóveis usados, em vez dos 70% anteriormente previstos. Essa alteração impactou diretamente nossa capacidade de pagamento. Em reunião com a imobiliária e os vendedores, discutimos possíveis soluções. Na ocasião, a imobiliária perguntou aos vendedores se eles estariam dispostos a devolver o sinal, e eles confirmaram que sim.

Também fomos informados que o FGTS dos vendedores só estaria disponível em 18 de novembro de *******, o que inviabilizou o uso do nosso FGTS na negociação. É importante ressaltar que já havíamos assinado o contrato de compra e pago o sinal antes de sermos informados sobre as mudanças nas regras da Caixa.

Buscamos uma alternativa pelo SBPE, mas isso alterou ainda mais as condições de pagamento e entrada, tornando o cenário financeiramente inviável para nós. Em 23 de novembro de *******, tivemos outra reunião com os vendedores e a imobiliária para discutir um novo acordo, já que o SBPE também passou a financiar apenas 50% do imóvel, ao invés dos 70%. A correspondente da Caixa nos informou que, devido às mudanças, a assinatura do contrato só poderia ocorrer entre janeiro e fevereiro de *******, ou quando a Caixa disponibilizasse o saldo da reserva para o financiamento.

No entanto, os vendedores decidiram que não querem mais vender o imóvel, e entendemos essa posição. O problema é que, durante a reunião, a imobiliária sugeriu que o sinal fosse devolvido, mas os vendedores não aceitaram. Mesmo a imobiliária abrindo a mão de qualquer multa ou comissão, por conta da situação.

Além disso, percebemos falta de transparência no processo, especialmente ao sermos informados apenas depois que o FGTS dos vendedores só seria liberado a partir de 18/11, impedindo o uso do nosso. O ponto mais grave é que o contrato nunca foi válido, pois, na reunião de julho de *******, foi solicitado que os vendedores realizassem a averbação do casamento, condição necessária para a validade do contrato. Como isso não foi feito, o contrato deveria sequer ter avançado. OBS: O prazo de contrato era de 90 dias contados após a averbação do proprietários, o contrato venceu dia 22/10, mas ele nunca iniciou por conta que não houve a averbação.

Se os vendedores não querem mais vender, entendemos. Contudo, é justo que o sinal seja devolvido, já que a própria imobiliária abriu mão da comissão para que os vendedores devolvessem nosso dinheiro. Reitero: o contrato nunca foi válido devido à ausência da averbação.

Outro ponto preocupante é a dificuldade de comunicação com a imobiliária. Contatos via telefone e WhatsApp não são respondidos, e só consigo obter informações quando vou presencialmente à imobiliária. Há mais de um mês essa situação não se resolve. A imobiliária, por sua vez, não assume responsabilidade pelo processo, parecendo negligenciar o caso por não haver mais lucro envolvido. Isso é uma tremenda falta de respeito e transparência com o cliente.

Se o vendedor não quer mais vender, tudo bem. Mas a imobiliária deveria assumir a responsabilidade como intermediária da transação. Caso contrário, não haveria motivo para a intermediação poderíamos tratar diretamente com o vendedor.

Sei, que parte do problema foi causado pelo proprietário, mas faltou transparência por parte da Aliança.

Atualmente, estou com um prejuízo de R$ 5.*******,00, resultado de falta de transparência e de um contrato conduzido de forma inadequada.

A impressão que temos é que a imobiliária, ciente do erro no contrato e de sua responsabilidade, está tentando nos desgastar para que desistamos.

Essa situação tem nos causado um grande estresse e abalo emocional, tanto para mim quanto para minha esposa.

Tudo o que queremos é o nosso dinheiro de volta.

Compartilhe