Recomendação inadequada de investimento de alto risco para perfil conservador

Em réplica
Rio de Janeiro - RJ
13/10/2025 às 10:59
ID: 229182961
Sou cliente do escritório All Investimentos da XP, ou seja, consumidor dos serviços prestados por essa empresa. Sendo assim, partindo da premissa de que há uma relação de consumo presente na prestação de serviços fornecida por essa empresa, venho realizar uma reclamação sobre a falha grave cometida por esse escritório, ao me recomendar COE Ambipar e Brasken e, pior, me recomendar aplicar 10% de todo o meu patrimônio alocado na XP nesses papéis. Meu perfil de investidor é conservador e sempre deixei claro, em todas as reuniões que participei, que não tinha conhecimento na área de investimentos e que priorizada investir com segurança. O objeto dessa reclamação não tem a ver, objetivamente, com a recomendação desses papéis, mas sim com a recomendação de que eu deveria aplicar 10% do meu patrimônio. Certamente que o comissionamento recebido por essa recomendação deve ter sido a causa principal, ou seja, eu sai da condição de cliente para a condição de produto. O escritório já recebeu a sua considerável comissão por essa recomendação e a XP também possui seus mecanismos de defesa, mas o cliente em si (como eu) é que amargou o prejuízo. A empresa nunca poderia ter recomendado que eu colocasse 10% do meu patrimônio em papéis dessa natureza de risco, mesmo que eles estivessem com altas recomendações. Busquei abrir um canal de tratativas com a empresa para uma composição amigável, mas a empresa foi categórica em afirmar que não fará qualquer acordo, uma vez que no entender da empresa essa recomendação foi feita dentro dos parâmetros, inclusive a recomendação de 10% do patrimônio total para a aplicação. A falha na prestação de serviço é clara e aguardo a empresa para uma composição amigável.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/10/2025 às 17:45
Olá Marcos tudo bem?
Após análise e validação junto aos times responsáveis, informamos que não foi constatada falha operacional no processo de oferta dos produtos.
Identificamos que os produtos foram adquiridos por meio de aceite via push, ocasião em que V.Sa. autorizou a operação em ambiente logado e autenticado, mediante aporte de login e senha, oportunidade na qual também foi validada a adequação do seu perfil de investidor para a referida operação.
Importante destacar que a XP disponibilizou, de maneira prévia à contratação, todos os documentos aplicáveis contendo informações sobre o produto e riscos inerentes para avaliação individual de cada investidor. Dentre os documentos disponibilizados estão o Documento de Informações Essenciais (DIE), o Termo de Ciência de Riscos, bem como o Relatório de Oferta de Ativos (ROA), conforme previsto na regulamentação aplicável (tais como a Resolução CMN n 5.******* e a Resolução CVM n *******), garantindo assim transparência e conformidade regulatória.
Diante dos recentes desdobramentos envolvendo a Ambipar e a Braskem, que resultaram na queda do valor dos ativos relacionados à companhia, esclarecemos que se trata de um evento externo, sem qualquer ingerência da XP sobre esses resultados, os quais decorrem de situação jurídico-econômica inerente às empresas, configurando risco de mercado ao qual estão sujeitos todos os investidores.
Reforçamos o compromisso da XP com a transparência e colocamo-nos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas remanescentes, que poderão ser tratadas por meio dos nossos canais oficiais de comunicação, conforme abaixo indicados.
Cabe ressalvas também referente ao Rating de avaliação das empresas em questão, que na época da comercialização se dava da seguinte forma:
Ambipar; A
Braskem; AA
As revisões reduzindo tais ratings só aconteceram após 26/09/*******.
Sobre o perfil de investidor, suitability e/ou Perfil de Risco = AGRESSIVO, com revisão do investidor a qualquer momento e no mínimo a cada 2 anos. A sua política de investidor é MODERADA. Observando a distribuição da sua carteira de investimento, é compatível em termos de Asset Allocation com perfil Moderado, e nas parcelas de Crédito Privado, observamos boa diversificação de emissores e indexadores.
Já reforçamos todos esses pontos em reunião presencial, ficamos a disposição para qualquer dúvida ou novo esclarecimento,
Réplica do consumidor
15/10/2025 às 20:59
A resposta previsível da empresa já era esperada, tanto que na reclamação original eu mesmo apontei qual seria. O ponto central ainda persiste: embora a empresa não admita, recomendar que fossem aplicados 10% de todo o meu patrimônio alocado na XP nesses COEs foi um erro grosseiro, incompatível com o meu perfil de investidor VERBALIZADO a todo o instante ao assessor e deixa evidente que a empresa priorizou a comissão (aliás, já recebida pela empresa) ao invés de priorizar o cliente.