Pagamento de seguro realizado, mas Allianz não deu baixa e prejudicou o score do cliente.

Em réplica
São Paulo - SP
25/08/2026 às 20:21
ID: 257384239
Pagamento realizado, mas Allianz não deu baixa e meu score foi prejudicado
Estou bastante insatisfeito com a situação ocorrida com o meu seguro do carro.
Tive um problema pontual com o cartão de crédito e, assim que identifiquei a situação, realizei imediatamente o pagamento da parcela, no sábado. O pagamento foi aprovado e tenho inclusive o comprovante da transação no sistema da Allianz, no valor de R$ 419,52.
Apesar disso, aparentemente o sistema da Allianz ainda não deu baixa no pagamento e, segundo fui informado, houve o envio da informação de inadimplência ao Serasa, o que acabou impactando negativamente o meu score.
Considero essa situação inaceitável e injusta, principalmente porque o pagamento foi realizado imediatamente após a identificação do problema. Não faz sentido o cliente ser penalizado por uma suposta pendência que já foi efetivamente paga.
Solicito à Allianz:
A confirmação e regularização imediata da baixa do pagamento;
A retirada de qualquer informação de inadimplência eventualmente enviada ao Serasa;
A correção de qualquer impacto indevido causado no meu cadastro/score;
Uma explicação formal sobre por que essa informação foi enviada ao Serasa mesmo após a regularização do pagamento.
Espero que a Allianz trate o caso com a urgência necessária e corrija o problema, pois não considero razoável ter meu histórico de crédito prejudicado por uma falha de processamento/baixa de pagamento.
Aguardo uma solução e a confirmação por escrito da regularização
Compartilhe
Resposta da empresa
27/08/2026 às 18:37
Olá, Luis!
Agradecemos por nos acionar e por compartilhar sua manifestação conosco. Entendemos sua preocupação em relação ao pagamento realizado e aos impactos relatados em seu histórico de crédito, por isso realizamos uma análise da situação informada.
Após a verificação dos dados da apólice nº *****, identificamos que não existem parcelas pendentes em aberto. Consta em nossos registros que a parcela mencionada foi baixada em 23/08/2026, encontrando-se regularizada em nosso sistema.
Também verificamos que o próximo vencimento previsto para a apólice ocorrerá em 22/09/2026, não havendo apontamento de inadimplência ativo relacionado ao contrato analisado.
Dessa forma, a apólice encontra-se regular em nossos registros, sem pendências financeiras.
Permanecemos à disposição sempre que precisar de esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Eliana, Equipe Customer Care Allianz
Réplica do consumidor
27/08/2026 às 19:07
Agradeço pelo retorno. No entanto, minha questão principal permanece sem resposta: de que forma a Allianz irá reparar o prejuízo causado ao meu score junto ao Serasa em decorrência de um erro de processamento de vocês?
Houve o registro indevido de uma informação de atraso, apesar de o pagamento ter sido realizado na data de vencimento, conforme comprovante já apresentado. Essa informação foi encaminhada ao Serasa e, como consequência direta, meu score sofreu uma redução de 20 pontos.
Considero essa situação grave e totalmente indevida, uma vez que cumpri com minha obrigação de pagamento dentro do prazo. Não é aceitável que um erro interno da Allianz, seja do sistema de cobrança ou do processamento do pagamento, resulte em prejuízo ao meu histórico e à minha pontuação de crédito.
Dessa forma, exijo que a Allianz providencie a imediata correção da informação encaminhada ao Serasa e adote todas as medidas necessárias para reparar integralmente o prejuízo causado ao meu score.
Solicito, ainda, que o caso seja tratado diretamente com o setor responsável pela cobrança e pelo relacionamento com os órgãos de proteção ao crédito, para que seja identificada a origem do erro e definida a forma de correção.
Aguardo uma resposta objetiva, informando quais providências serão tomadas pela Allianz para restabelecer minha situação junto ao Serasa, e não apenas a confirmação da baixa do pagamento.
Atenciosamente,
Luís Cláudio