Promessa de contemplação garantida não cumprida em consórcio

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Campo Grande - MS

06/08/2026 às 10:34

ID: 255744481

No dia 24/04/2023, adquiri duas cotas de consórcio da Cooperativa Mista Roma, referentes aos Contratos n ***** (Cota n 127, Grupo n 201) e n ***** (Cota n 255, Grupo n 201).

A negociação foi realizada pela empresa F Ribeiro da Silva Junior, representante de vendas indicada nos contratos, por intermédio da representante comercial Francine Torres Consultoria de Negócios.

Durante toda a negociação, a representante afirmou que, em razão da aquisição de duas cotas e do pagamento da entrada, uma delas seria contemplada na assembleia de 15/05/2023, permitindo a aquisição imediata do bem pretendido. Confiando nessas informações e no fato de que o pagamento seria realizado diretamente à administradora do consórcio, efetuei o pagamento de R$ 35.137,02.

Após a realização da assembleia, a promessa de contemplação não foi cumprida. A representante comercial deixou de responder às minhas mensagens e ligações, sem prestar qualquer esclarecimento. Também tentei contato diversas vezes diretamente com a Cooperativa Mista Roma para buscar uma solução, porém não consegui atendimento, permanecendo apenas em gravações eletrônicas, sem retorno ou suporte ao consumidor.

Entendo que fui induzido a contratar as cotas mediante informações [Editado pelo Reclame Aqui] e promessas que não foram cumpridas, caracterizando propaganda enganosa, omissão de informações essenciais e possível falha na fiscalização dos representantes comerciais credenciados pela administradora.

Diante disso, solicito que o Banco Central apure a conduta da Cooperativa Mista Roma, verificando se a administradora cumpriu seu dever de fiscalização sobre seus representantes e se a comercialização dos consórcios observou as normas aplicáveis ao Sistema de Consórcios.

Solicito, ainda, que a administradora apresente uma solução para o caso, com o cancelamento dos contratos, a declaração de inexistência de qualquer débito e a restituição integral dos valores pagos, devidamente corrigidos, tendo em vista que a contratação ocorreu em razão de informações [Editado pelo Reclame Aqui] prestadas por representante credenciada da própria administradora.

Compartilhe

Resposta da empresa

07/08/2026 às 16:36

Olá!

Agradecemos por compartilhar sua manifestação e pelos detalhes apresentados.

Gostaríamos apenas de esclarecer uma informação importante para que não haja qualquer equívoco quanto à contratação. Conforme os dados informados em sua reclamação, as cotas foram originalmente contratadas em 24/04/2023 junto à Cooperativa Mista Roma, por intermédio de sua representante comercial.

Atualmente, a administração dessas cotas encontra-se sob responsabilidade da Alpha Administradora de Consórcio. No entanto, isso não altera o fato de que a contratação originária, bem como a negociação comercial mencionada em sua manifestação, ocorreu junto à administradora anterior e seus respectivos representantes.

Dessa forma, embora a Alpha seja atualmente responsável pela administração das cotas, os relatos referentes às informações apresentadas no momento da contratação, incluindo eventual promessa de contemplação e a conduta da representante comercial, precisam ser analisados considerando o contexto e os responsáveis pela contratação realizada à época.

De todo modo, nossa intenção é auxiliá-lo da melhor maneira possível. Permanecemos à disposição para analisar as informações relacionadas à administração atual da cota e prestar todos os esclarecimentos que estiverem ao alcance da Alpha.

Caso possua documentos ou informações adicionais relacionados à contratação, eles poderão ser apresentados para que sejam considerados na análise da demanda.

Atenciosamente,

Ouvidoria