Cobrança indevida de R$ 6.160,00 enviada 3 meses após alta - *****

Respondida
Carapicuíba - SP
07/05/2026 às 19:33
ID: 248031123
Fui internada no *****, em Carapicuíba, no dia ***** para tratamento de um furúnculo, com necessidade de procedimento cirúrgico. Recebi alta em *****, totalizando 16 dias de internação. Todo o período foi coberto pelo convênio ***** e em nenhum momento fui informada sobre possíveis materiais ou procedimentos não cobertos.
Para minha surpresa, somente em *****, quase 3 meses após a alta, recebi uma cobrança de R$ 6.160,00 do hospital referente a materiais utilizados durante a cirurgia e internação, com a justificativa de que a ***** não cobre esses itens.
Considero a cobrança abusiva pelos seguintes motivos:
1. Falta de informação prévia: Não fui avisada, antes ou durante a internação, de que haveria custos extras com materiais da cirurgia.
2. Prazo abusivo: A cobrança só chegou quase 3 meses depois da alta, o que inviabiliza qualquer contestação junto à ***** dentro do prazo.
3. Responsabilidade do hospital: É dever do hospital verificar a cobertura do plano antes de realizar o procedimento e informar o paciente sobre qualquer custo adicional para obter autorização.
Solicito o cancelamento imediato desta cobrança de R$ 6.160,00, visto que não houve comunicação prévia e o hospital não cumpriu seu dever de informação. Aguardo um posicionamento urgente.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/05/2026 às 16:27
Prezada Sra. Cristiane, boa tarde!
Informamos que foi realizado contato telefônico, momento em que foram prestados os esclarecimentos necessários acerca da reclamação.
Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos que se façam necessários e agradecemos a compreensão.
Cordialmente,
Ouvidoria Rede DOr.