Cobrança indevida de empresa desconhecida

Resolvido
São José do Rio Claro - MT
21/07/2026 às 11:38
ID: 254446455
estou recebendo uma cobrança da empresa ALSOL ENERGIAS RENOVAVEIS S/A no valor de R$ 367,44 mas eu nunca tive qualqer contato com a empresa citada acima, gostaria de mais informalções.
Compartilhe
Resposta da empresa
22/07/2026 às 15:56
Olá Sr. Elismar, esperamos que esteja bem!
Agradecemos por nos dar a oportunidade de esclarecer a situação.
Em análise ao seu caso, identificamos que existe um contrato de fornecimento de créditos de energia solar firmado conosco, assinado em ***** por meio de biometria facial. A conexão da sua unidade consumidora ao nosso sistema ocorreu em *****, momento em que passaram a ser disponibilizados os créditos de energia contratados, proporcionando o desconto.
Durante nosso atendimento, encaminhamos a proposta e o termo contratual assinados, bem como o registro da biometria utilizada na contratação. Também esclarecemos como funciona o modelo de geração compartilhada de energia.
Nossa cobrança acompanha a energia disponibilizada em sua unidade consumidora. Quando o consumo do mês é suficiente, o faturamento ocorre normalmente com base na energia utilizada. Porém, quando o consumo é inferior à cota contratada, como aconteceu neste caso devido à desconexão da unidade consumidora na distribuidora, a cobrança ocorre conforme a cota prevista no contrato, já que a energia permaneceu reservada e disponibilizada para sua titularidade.
Também apresentamos o detalhamento dos créditos disponibilizados, a carta de compensação e os cálculos demonstrando a aplicação do desconto obtido por meio do contrato.
Após os esclarecimentos, o senhor optou pelo cancelamento do contrato. O pedido de desconexão já foi formalizado e, em até dois dias úteis, será encaminhado por e-mail o documento de distrato para assinatura, formalizando o encerramento da relação contratual.
Esclarecemos ainda que o cancelamento observa o prazo de aviso prévio previsto contratualmente. Durante esse período, a energia continua sendo disponibilizada, as faturas são geradas e o desconto contratado segue sendo aplicado.
Caso exista energia disponibilizada para a sua unidade consumidora durante a vigência do contrato que não tenha sido consumida e, consequentemente, não tenha sido faturada ao longo da relação contratual, poderá ser gerada uma cobrança correspondente ao saldo não pago, conforme previsto no contrato. Ressaltamos, porém, que esses créditos não são perdidos: eles permanecem disponíveis junto à distribuidora para utilização, desde que a unidade consumidora esteja ativa, ou podem ser transferidos para uso em outra unidade consumidora de mesma titularidade, em conformidade com a regulamentação da ANEEL nas Resoluções nº 1.000 e nº 1.059.
Conforme alinhado em nosso atendimento, atenderemos ao seu pedido de atualização do vencimento da fatura e permaneceremos à disposição para dar continuidade à negociação dos valores, buscando a melhor solução para a conclusão da tratativa.
Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento adicional necessário.
Atenciosamente,
Equipe de Atendimento (re)energisa | Reclame Aqui
Telefone: 0800 032 3366
WhatsApp: (11) 96851-9554
E-mail: [email protected]
Site: reenergisa.com.br
Consideração final do consumidor
22/07/2026 às 16:37
Boa
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10