Perda de tempo, burocracia e dificuldades para realizar um simples exame

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Campinas - SP

21/02/2025 às 13:55

ID: 210536835

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Agendei exame de endoscopia na Fleury no dia 16/01. No atendimento telefônico eu disse ao atendente que no ano passado não tinha conseguido realizar o exame, naquela mesma unidade (Fleury Rochaverá) porque precisava de autorização do Convênio (AFRESP AMAFRESP). Portanto, perguntei ao atendente se tem algum outro documento que precisaria levar além da carteirinha e do pedido médico que ele havia mencionado. O mesmo disse que se precisasse iriam solicitar.

Quando eu ligo para um laboratório para marcar um exame e ele informa que aceita meu plano, minha expectativa é que eu não precise ficar ligando para dois lugares e gastar tempo para marcar um único exame. E quando eu consigo agendar, se caso eu precise enviar alguma informação para o convênio, eu espero que o CONVENIO DA AMAFRESP ENTRE EM CONTATO COMIGO para me avisar dessa necessidade, por meio de um sistema interno deles. Até porque nas últimas vezes que fiz exames não precisei fazer isso de entrar em contato com o plano. E como não tenho costume de ficar fazendo exames, entendo que a partir do momento que está agendado no laboratório, que aceita o meu plano, está tudo certo. Seria só levar meus documentos pessoais e pedido médico que então eu vou conseguir realizar o exame corretamente.

Em e-mail enviado no mesmo dia, intitulado "Instruções para exame" a Fleury informou que o valor do exame de endoscopia que eu iria realizar era de "R$ 0,00".

Ao chegar presencialmente no dia e hora do exame, tendo me ausentado do trabalho, feito o jejum e os preparativos para realização, eu fui informado pelo atendente da unidade Fleury Rochaverá que seria necessária a guia de autorização do plano AMAFRESP para realização do exame. Uma informação que durou cerca de dois minutos para averiguação do atendente e que poderia muito bem ter sido feita por telefone ou INFORMADO PELA PRÓPRIA AMAFRESP. A responsável pela recepção da Fleury Rochaverá tentou contato com o convênio, que informou que eu pessoalmente deveria entrar em contato para solicitar guia de autorização e que poderia demorar três dias para liberação. A AMAFRESP não quis se comunicar com o laboratório, fez questão de eu mesmo ter que ligar, procedimento que pode explicar essa ineficiência de atendimento

Depois de ligar para AMAFRESP e trocar e-mails, na recepção do Fleury, recebi um e-mail da AMAFRESP informando que o exame me custaria R$ *******,53, diferente dos R$ 0,00 informados pela Fleury. Outro sinal de que eles não se comunicam entre si, deixando que o usuário do plano tenha que ficar procurando informações, falando com Laboratório, falando com plano de sáude, falando com atendentes, enviando e-mails, assinando anexos etc etc.

Tive que ir presencialmente ao local, no dia e horário marcado do exame para descobrir, no balcão de atendimento, que eu precisava de mais documentação. E, adicionalmente, descobri na hora do exame que, na verdade, teria que pagar *******,53 a mais do que estava planejando.

A falta de orientações e comunicação clara e o excesso de burocracia causaram confusão quanto à documentação e valores, fazendo com que eu desistisse de realizar o exame no dia, tendo impacto no meu planejamento, hora de trabalho, custos de locomoção, desgaste em tentar conseguir realizar o exame e desgaste relatar todo o processo.

Compartilhe

Resposta da empresa

26/02/2025 às 13:05

Olá, Guilherme
Agradecemos por compartilhar sua experiência conosco, e lamentamos pelo transtorno ocorrido.
Após conversa telefônica com a Coordenadora de Relacionamento da Amafresp, Liliana Barros, gostaríamos de esclarecer que, conforme mencionado, o senhor entrou em contato com o atendimento Amafresp no mesmo dia da realização do exame, em 28/01/*******. Nesse momento, foi orientado sobre a necessidade da guia prévia, e imediatamente o atendemos para garantir que a documentação fosse encaminhada corretamente.
Entendemos que em ******* o senhor havia recebido a documentação necessária, incluindo o termo e a guia, e utilizou esta mesma documentação para realizar a endoscopia. Contudo, conforme a política do plano, a validade da guia é de até 30 dias, e o senhor não possuía mais essa documentação válida para o exame agendado.
Pedimos desculpas pela falta de clareza nas orientações iniciais sobre o processo. Em relação ao valor de R$ *******,53, após o senhor decidir não realizar o exame no Fleury, conseguimos orientá-lo sobre o procedimento correto para exames no Fleury e Sírio Libanês, e ficamos felizes em saber que o senhor conseguiu realizar o exame posteriormente no HCOR sem custos adicionais.
Estamos comprometidos em melhorar a comunicação com nossos clientes para evitar esse tipo de situação no futuro e agradecemos por nos dar a oportunidade de esclarecer os fatos.
Atenciosamente,
Equipe Amafresp