Cobrança indevida pela SEGUNDA vez vocês já admitiram que foi engano e continuam cobrando

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Crato - CE

27/07/2026 às 19:54

ID: 254976691

À AMBIENTAL CRATO
Venho, por meio desta, formalizar minha inconformidade diante da reiterada prática de cobrança que não reconheço e que não corresponde a nenhum débito de minha titularidade.
Registro que essa mesma cobrança já foi objeto de reclamação formal apresentada por mim em 16 de junho de 2026, através da plataforma Reclame Aqui, ocasião em que a própria empresa reconheceu expressamente tratar-se de engano e afirmou não existir qualquer pendência vinculada ao meu nome ou CPF. Portanto, a matéria já se encontrava esclarecida e encerrada.
Apesar disso, recebi novamente a mesma cobrança, agora por SMS e por e-mail, o que caracteriza reincidência e demonstra falha grave nos controles internos dessa empresa, além de configurar cobrança indevida nos termos do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor.
Deixo claro que não autorizo, não reconheço e não pagarei valor algum referente a essa cobrança. Exijo a imediata suspensão de qualquer envio de cobrança, notificação ou comunicação a esse respeito, bem como a exclusão definitiva dos meus dados de qualquer registro que tenha gerado essa situação.
Caso a cobrança persista, ou caso meu nome venha a ser incluído em cadastro de inadimplentes (SPC, Serasa ou equivalente), informo desde já que adotarei todas as medidas judiciais cabíveis, incluindo ação de obrigação de fazer, declaração de inexistência de débito e pedido de indenização por danos morais, além da devolução em dobro dos valores eventualmente cobrados, conforme previsão legal.
Concedo o prazo de 5 (cinco) dias úteis para resposta formal confirmando a baixa definitiva dessa cobrança, sob pena de encaminhamento imediato do caso ao Procon e ao Poder Judiciário.
Atenciosamente,
*****

Compartilhe

Resposta da empresa

31/07/2026 às 16:13

Prezado Sr. Diego Henrique

A Ambiental Crato reforça o compromisso em encontrar a melhor solução para a sua demanda. Sendo assim, conforme contato telefônico, informamos que foram tomadas todas as medidas para resolver sua questão, bem como esclarecer todas as dúvidas referente ao caso destacado. Ressaltamos que continuamos ao seu dispor caso necessite.

Colocamo-nos sempre à disposição via atendimento telefônico e WhatsApp 24 horas, através do número 0800 195 0300. Também disponibilizamos o aplicativo Águas App, disponível para Android e IOS. A loja de atendimento presencial está aberta ao público, localizada na rua André Cartaxo, 195 Sala 3, no Centro, e funciona de segunda à sexta, em horário comercial. Além disso, também estamos presentes no Centro de Atendimento ao Cidadão CAC, localizado na Rua José Carvalho, 348 no Centro do Crato.

Consideração final do consumidor

02/08/2026 às 10:10

Péssima empresa!
Essa foi a segunda vez que recebi cobrança sem ao menos ter cadastro na empresa. Que essa seja a última vez, pois da próxima. Vez que eu receber cobrança indevida, irei contactar meu jurídico para processar a empresa.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0