Falha no sistema de leitura de placas do estacionamento gera cobranças indevidas

Não respondida
Nova Iguaçu - RJ
24/02/2026 às 16:04
ID: 241560947
A Autora é usuária do estacionamento do Shopping da Pedreira, possuindo autorização válida para estacionamento gratuito nos dias de curso de seu filho, realizado às terças e quintas-feiras às 17h30, em curso de inglês situado no interior do referido shopping.
O cadastro do veículo da Autora encontra-se regularmente habilitado para a gratuidade nos dias e horários mencionados.
Ocorre que, há aproximadamente um mês, a Ré alterou o sistema de cancelas do estacionamento, passando a adotar tecnologia de leitura automática de placas.
Após a referida alteração, o sistema passou a apresentar falha recorrente: ao tentar ingressar no estacionamento, a leitura da placa identifica simultaneamente o cadastro vinculado ao Sem Parar e ao convênio do curso, exibindo mensagem de horário inválido, impedindo a abertura da cancela.
Em razão dessa falha sistêmica, a Autora vem sendo obrigada a retirar ticket manual e efetuar o pagamento de R$ 20,00 por acesso, mesmo estando dentro do horário autorizado para gratuidade.