Cobrança excessiva na conta de água devido a hidrômetro ilegível e posterior substituição

Não resolvido
Santa Rita - PB
27/05/2026 às 21:01
ID: 249885735
Venho, por meio desta, registrar minha total insatisfação e indignação em relação à cobrança excessiva e claramente incompatível com meu histórico de consumo, referente à conta de água do mês de novembro de 2025, com vencimento em 01/12/2025, no valor de R$ 187,39.
Ao tomar conhecimento do valor da fatura pelo aplicativo da empresa, fui surpreendida, uma vez que, durante todo o período em que sou cliente, minhas contas jamais ultrapassaram a média de R$ 100,00. Trata-se de um aumento completamente fora da realidade do meu padrão de consumo.
Imediatamente após identificar a cobrança abusiva, entrei em contato com a empresa para contestar o valor apresentado. Na ocasião, encaminhei fotos do hidrômetro instalado na residência, demonstrando que o equipamento se encontrava totalmente ilegível, impossibilitando qualquer conferência transparente, segura e precisa da medição realizada.
Mesmo diante da evidente irregularidade do hidrômetro, minhas contestações não foram devidamente consideradas, tampouco analisadas com a atenção necessária. O mais contraditório é que, meses depois, precisamente em abril de 2026, o próprio hidrômetro foi substituído pela empresa, o que reforça ainda mais a existência de falha no equipamento anteriormente instalado.
Após a troca do hidrômetro, as contas voltaram imediatamente à normalidade, passando a apresentar valores entre R$ 55,00 e R$ 60,00 mensais, exatamente dentro da média histórica do imóvel. Esse fato comprova, de forma clara e objetiva, que a cobrança realizada em novembro de 2025 não refletia o consumo real da residência.
Ressalto ainda que moro sozinha e que a casa permanece fechada durante praticamente todo o dia, circunstância que torna ainda mais incompatível a alegação de um consumo elevado naquele período.
Apesar das inúmeras tentativas administrativas de resolução, inclusive por meio de conversas registradas via WhatsApp, a empresa limitou-se a informar que o valor seria mantido, sem apresentar justificativa técnica convincente, sem revisão adequada da cobrança e desconsiderando completamente o histórico de consumo, a ilegibilidade do hidrômetro e a posterior substituição do equipamento.
Diante de todos os fatos apresentados, solicito, mais uma vez, a revisão imediata da cobrança referente ao mês de novembro de 2025, com a devida reavaliação do consumo faturado e adoção das medidas cabíveis para correção do valor cobrado indevidamente.
A permanência dessa cobrança, mesmo diante das evidências apresentadas, caracteriza extrema falta de razoabilidade e desrespeito ao consumidor.
Aguardo uma solução definitiva, justa e coerente com os fatos expostos.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
06/06/2026 às 16:14
ID: 249885735
Título: Cobrança excessiva na conta de água devido a hidrômetro ilegível e posterior substituição
Reclamação: Venho, por meio desta, registrar minha total insatisfação e indignação em relação à cobrança excessiva e claramente incompatível com meu histórico de consumo, referente à conta de água do mês de novembro de 2025, com vencimento em 01/12/2025, no valor de R$ 187,39.
Ao tomar conhecimento do valor da fatura pelo aplicativo da empresa, fui surpreendida, uma vez que, durante todo o período em que sou cliente, minhas contas jamais ultrapassaram a média de R$ 100,00. Trata-se de um aumento completamente fora da realidade do meu padrão de consumo.
Imediatamente após identificar a cobrança abusiva, entrei em contato com a empresa para contestar o valor apresentado. Na ocasião, encaminhei fotos do hidrômetro instalado na residência, demonstrando que o equipamento se encontrava totalmente ilegível, impossibilitando qualquer conferência transparente, segura e precisa da medição realizada.
Mesmo diante da evidente irregularidade do hidrômetro, minhas contestações não foram devidamente consideradas, tampouco analisadas com a atenção necessária. O mais contraditório é que, meses depois, precisamente em abril de 2026, o próprio hidrômetro foi substituído pela empresa, o que reforça ainda mais a existência de falha no equipamento anteriormente instalado.
Após a troca do hidrômetro, as contas voltaram imediatamente à normalidade, passando a apresentar valores entre R$ 55,00 e R$ 60,00 mensais, exatamente dentro da média histórica do imóvel. Esse fato comprova, de forma clara e objetiva, que a cobrança realizada em novembro de 2025 não refletia o consumo real da residência.
Ressalto ainda que moro sozinha e que a casa permanece fechada durante praticamente todo o dia, circunstância que torna ainda mais incompatível a alegação de um consumo elevado naquele período.
Apesar das inúmeras tentativas administrativas de resolução, inclusive por meio de conversas registradas via WhatsApp, a empresa limitou-se a informar que o valor seria mantido, sem apresentar justificativa técnica convincente, sem revisão adequada da cobrança e desconsiderando completamente o histórico de consumo, a ilegibilidade do hidrômetro e a posterior substituição do equipamento.
Diante de todos os fatos apresentados, solicito, mais uma vez, a revisão imediata da cobrança referente ao mês de novembro de 2025, com a devida reavaliação do consumo faturado e adoção das medidas cabíveis para correção do valor cobrado indevidamente.
A permanência dessa cobrança, mesmo diante das evidências apresentadas, caracteriza extrema falta de razoabilidade e desrespeito ao consumidor.
Aguardo uma solução definitiva, justa e coerente com os fatos expostos.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0