Aluna impossibilitada de encaminhar os documentos jurídicos do estágio devido à falta de orientação e organização do polo de apoio e má conduta do diretor.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Viamão - RS

22/06/2026 às 11:52

ID: 252020397

ID: *****
Título: Aluna impossibilitada de apresentar TCC devido à falta de orientação e organização do polo de apoio e má conduta do diretor.
Reclamação: Sou aluna da faculdade, meu RA: *****. Estou em processo de conclusão do meu curso de Educação Física - Licenciatura na mesma, e minha reclamação vem pelo motivo que eu não pude fazer a minha apresentação do meu projeto de ensino, onde esta apresentação deste "TCC" teria o peso de 2 pontos, que somariam com um portfólio que teve peso 8, onde juntando os dois temos o valor do TCC de 10 pontos. Porém não consegui agendar a minha apresentação do meu projeto de ensino (TCC) pelo fato que o polo de apoio (localizado em Alvorada - RS) não ter uma pessoa para atender os alunos qualificada e informada. Pois estive no dia 11/05/2026 diretamente no polo em Alvorada, e chegando lá, estava tirando algumas dúvidas com a mesma, e uma das dúvidas era para ver como fazia para marcar esta apresentação, a mesma me informou que não tinha como me informar, pois a mesma era nova na faculdade e não sabia me responder. Pedi para ela falar com alguém responsável, e a mesma disse que estavam sem coordenador desde o início do ano letivo de 2026. Pedi então para falar com o diretor e a mesma me informou que o diretor simplesmente resolveu tirar férias e não avisou ninguém. Então pedi para falar com quem o diretor deixou de responsável, e a mesma informou que o diretor não deixou ninguém de responsável. Diante disso, a mesma me orientou que eu entrasse em contato de forma online por videochamada com a matriz, onde a faculdade disponibilizou uma sala com computador para eu tirar esta dúvida. Ao entrar em contato por vídeo com a matriz, os mesmos me orientaram falar com meu orientador online, o protocolo deste atendimento por vídeo foi o: *****. Segue em anexo também a minha busca pela informação de como faço para fazer o agendamento. Ao entrar em contato com o meu orientador online (curso em EAD), o mesmo me passou na data de 01/06 a informação que era feito este agendamento diretamente no polo de apoio, ou seja, no lugar onde fui perguntar no dia 11/05. Que, no caso, se a moça estivesse a orientação e o treinamento qualificado, ela teria agendado no dia 11/05 mesmo a data para minha apresentação. Estive na faculdade no dia 15/06/2026 às 10h, porém o atendimento no polo era só a partir das 11h. Aguardei até o horário e, então, a moça, a mesma que me atendeu no dia 11/05, me atendeu novamente, e ainda não sabia como eu faria para agendar a apresentação. Perguntou para a colega que na primeira data não estava na faculdade, e ambas não sabiam que era feito no polo esta agenda. Mostrei para elas a conversa com minha orientadora online, onde ela me orientou que era feito no polo, e elas pediram o auxílio do diretor, onde em primeiro momento o diretor não quis nos atender, mandou as funcionárias falar que teríamos que fazer online este pedido. Insisti que ele nos atendesse, o mesmo então nos atendeu e nos levou para uma sala, onde explicamos todo o ocorrido para o mesmo. Em primeiro momento ele chega a comentar que o prazo acabou, e que por isso que ele viu que estava ocorrendo algumas apresentações a alguns dias atrás, aí nos questionou que o prazo já tinha encerrado e, de forma rispida e controversa, ele dava algumas respostas transferindo a responsabilidade para nós alunos de um erro de qualificação e organização deles. O mesmo falou que não tinha como ele agendar, devido ao fim do prazo, e disse que nós deveríamos ter ido antes. Explicamos que estivemos no polo para fazer o agendamento, porém ele estava de férias e as atendentes do polo não sabiam nos orientar e mandaram nós para outro caminho, e o mesmo mesmo assim continuou afirmando que nós deveríamos ter vindo no polo procurar por ele, pois ele voltou dia 18/05 de férias. Falei para ele que ele não poderia ter saído de férias e não ter deixado outro responsável com qualificação para assumir a empresa, e ele disse que nós deveríamos esperar ele voltar de férias para procurar ele, e ainda disse que deixou sim uma pessoa responsável. Como vimos que esta conversa não iria chegar a lugar algum, encerramos o atendimento com ele, e ao sair da sala, fomos até a recepção, e eu chamei a atendente, e questionei ela, pedindo para ela confirmar que eu estive no polo no dia 11/05 procurando para fazer este agendamento da apresentação do projeto de ensino, e também a questionei a informação que ela passou que ela não sabia nos orientar no dia 11/05 pois ela falou que era nova e o diretor estava de férias e não deixou outro responsável, a mesma afirmou na frente do diretor, o desmentindo, que realmente não ficou ninguém como responsável no período de férias do diretor. Ao me retirar da escola, ouvi uma gritaria dentro da universidade, e retornei, e vi que a discussão vinha da sala de atendimento ao aluno. Ao entrar na sala, o diretor estava de forma rispida e antiprofissional coagindo as duas atendentes falando que o que elas fizeram, passando está informação aos alunos da falta de diretor e coordenador, não poderia acontecer. E ao me ver entrando na sala, falei que o que não poderia acontecer era ele gritar com as atendentes em serviço, sendo que as mesmas estavam sentadas e ele deixando elas coagidas falando com um tom muito alto. Onde uma das moças, muito nervosa e chorando diante do ocorrido, teve que sair do serviço e foi embora, pois estava muito nervosa e triste com a atitude do diretor de coagir elas no ambiente de serviço. O diretor não quis registrar nosso atendimento, e diante de todo o ocorrido, tivemos que ir à delegacia para fazer o registro do ocorrido. Espero que a faculdade reveja o ocorrido e disponibilize uma data para poder fazer a apresentação, pois eu, como aluno, fui no prazo para fazer este agendamento, porém por uma má instrução não consegui fazer no dia e acabou que o prazo acabou, e eu não quero ser prejudicado de ter que repetir mais 6 meses da faculdade por um erro de organização da faculdade. Aguardo retorno para resolução do problema, e segue anexo das conversas que tive tanto com o orientador online e também os protocolos de atendimento onde eu buscava a informação no prazo ainda. Teve erro também com os meus papéis do meu estágio que foram negados pelo portal, mas no dia 11/05 levei estes documentos impressos para o próprio polo de apoio assinar e foi assinado por eles sem nenhuma revisão para ver se tinha algo de errado neles, então depois escaneei eles e foi enviado pelo portal e todos foram negados. Mesmo passando pelo polo de apoio para conferir eles! Foi gravada a conversa com o diretor, onde caso precisem, podem entrar em contato para verificação dos fatos. Ocorrência policial n *****. Protocolo de atendimento informação sobre apresentação dia 11/05/2026: *****. Protocolo de atendimento projeto de ensino dia 15/06/2026: *****. Protocolo de atendimento reclamação dia 15/06/2026: *****.

Compartilhe

Resposta da empresa

23/06/2026 às 14:37

Olá! 😊

Sinto muito pela experiência que você teve com a gente — realmente não é o tipo de atendimento que queremos proporcionar.

Já analisamos sua solicitação com cuidado e te enviei todos os detalhes por mensagem privada, tudo bem?

Você pode acessar por: Minhas reclamações > clicar na sua manifestação > ver reclamação completa > mensagem privada da empresa.

Se já teve a oportunidade de conferir, fico muito feliz em saber que pude ajudar a resolver ou a direcionar essa situação.

Atenciosamente,
Khetlyn
Ouvidoria Anhanguera.