Cobrança retroativa indevida em curso universitário após matrícula tardia

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Cubatão - SP

14/04/2026 às 14:41

ID: 246032375

Me matriculei no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Anhanguera em 01/04/2026, tendo realizado o pagamento da primeira mensalidade nessa mesma data, conforme exigido para efetivação da matrícula.

Para minha surpresa, após a matrícula, a instituição passou a me cobrar mensalidades retroativas referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026 período em que eu não tinha qualquer vínculo com a instituição, não possuía acesso à plataforma e não utilizei nenhum serviço educacional.

Ao buscar solução diretamente com o polo, fui informado de que a cobrança ocorre porque o contrato é semestral. No entanto, essa justificativa não se sustenta diante do próprio contrato assinado.

O contrato apresenta cláusulas contraditórias:

A cláusula 1.1 menciona que o contrato abrange o semestre independentemente da data da matrícula;
Porém, a cláusula 6.1.1 prevê a suspensão de cobrança de disciplinas não cursadas em caso de ingresso tardio;
E a cláusula 1.1.1 estabelece que disciplinas não cursadas podem ser realizadas posteriormente, com cobrança apenas quando forem efetivamente cursadas.

Ou seja, o próprio contrato reconhece que não há obrigação de pagamento por serviços não prestados no momento da entrada tardia, o que torna a cobrança retroativa claramente indevida.

Além disso, em nenhum momento durante o processo de matrícula foi informado de forma clara que seriam cobradas mensalidades anteriores à data de ingresso, o que configura violação ao dever de informação.

Essa prática fere diretamente o Código de Defesa do Consumidor, especialmente no que diz respeito à transparência contratual e à proibição de cobrança por serviço não prestado.

Diante disso, EXIJO:

Cancelamento imediato das cobranças referentes a janeiro, fevereiro e março de 2026;
Correção das cobranças para considerar apenas o período a partir da matrícula (abril de 2026);
Garantia formal de que não haverá negativação do meu nome por valores indevidos.

Caso a situação não seja resolvida de forma administrativa, informo que tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e, se necessário, ao Judiciário.

Não me oponho a pagar pelo que utilizei. Mas não aceitarei cobrança por algo que nunca tive acesso.

Aguardo solução imediata.

Compartilhe

Resposta da empresa

17/04/2026 às 14:56

Olá, Riquelmy.
Espero que esteja bem!

Meu nome é Victoria e estou responsável pela análise do seu caso através do canal Reclame Aqui.

Compreendo plenamente sua questão.

Primeiro, quero deixar claro que valorizamos sua transparência e o direito de pagar apenas por serviços disponibilizados.

Gostaria de esclarecer que, pelo contrato, caso no futuro venha a ser cobrada qualquer disciplina referente a períodos não cursados, o valor aplicado corresponderá ao valor total de cada matéria, ou seja, o mesmo valor de uma dependência.

Essa é a forma habitual de cobrança quando a disciplina for efetivamente cursada posteriormente.

Por conta disso, visando melhorar a experiencia do aluno, nossa disponibilização atual ocorre da seguinte forma:

Quando não optado pelo recuso Pague Fácil na matrícula, são gerados para pagamento as mensalidades referentes ao ingresso e meses anteriores naquele semestre, dessa forma as disciplinas e materiais referentes à esse período são liberados aos poucos ao longo do seu percurso acadêmico para que possa cursá-los de forma calma e gradativa.

Isso ocorre para que o valor pago por disciplina seja diluído tranquilamente em mensalidades ao invés de pagamentos com valor completo sobre todas as matérias.

Espero ter conseguido esclarecer suas questões da melhor forma possível, sempre respeitando as normas acadêmicas e os procedimentos da instituição.

Atenciosamente,
Victoria
Ouvidoria Anhanguera.

Ficamos à disposição através do nosso canal de Ouvidoria
https://kroton.service-now.com/po

Ou na Secretaria do seu Polo.

Réplica do consumidor

22/04/2026 às 15:39

Ainda não foi resolvido, e como citado as clausulas não há obrigatoriedade de pagamento, peço que retirem os debitos referentes aos meses não cursados.

Réplica do consumidor

22/04/2026 às 15:39

Agradeço o retorno, porém a resposta apresentada não resolve o problema central da minha reclamação.

A própria explicação fornecida confirma que estou sendo cobrado antecipadamente por disciplinas que ainda serão cursadas no futuro, o que reforça o caráter indevido da cobrança.

Conforme mencionado, o contrato prevê que disciplinas não cursadas em razão de ingresso tardio podem ser realizadas posteriormente, com cobrança no momento em que forem efetivamente cursadas (cláusula 1.1.1), além de prever a possibilidade de suspensão de cobranças em caso de não cursar disciplinas naquele período (cláusula 6.1.1).

No entanto, a prática adotada pela instituição está invertendo essa lógica, ao antecipar cobranças de serviços que ainda não foram prestados, sob a justificativa de diluição de valores.

Ressalto que essa forma de cobrança:

* Não foi informada de forma clara no momento da matrícula;

* Não consta de forma objetiva como obrigação contratual;

* Impõe ao aluno o pagamento antecipado por serviços futuros e incertos.

Além disso, trata-se de uma cobrança por serviço não prestado, o que pode ser considerado prática abusiva nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Reforço que não me oponho a pagar pelas disciplinas quando forem efetivamente cursadas, conforme previsto no próprio contrato, mas não concordo com a antecipação dessa cobrança.

Dessa forma, solicito novamente:

* O cancelamento das cobranças retroativas referentes a períodos anteriores à minha matrícula;

* A adequação das cobranças para que ocorram apenas quando houver efetiva prestação do serviço.

Caso não haja resolução, darei continuidade à demanda junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Aguardo uma solução definitiva.

Réplica da empresa

24/04/2026 às 16:48

Olá!

Sinto muito pela experiência que você teve com a gente — realmente não é o tipo de atendimento que queremos proporcionar.


Ao analisar sua solicitação identificamos que:

Conforme o modelo de prestação de serviços oferecido pela Instituição os pagamentos referente às mensalidades atualmente em aberto são devidos.

Te enviei maiores detalhes e dados sigilosos por mensagem privada, tudo bem? Você pode acessar por: Minhas reclamações > clicar na sua manifestação > ver reclamação completa > mensagem privada da empresa.

Se já teve a oportunidade de conferir, fico muito feliz em saber que pude ajudar a resolver ou a direcionar essa situação.

Atenciosamente, Victoria, Ouvidoria Anhanguera.

Réplica do consumidor

25/04/2026 às 11:05

Agradeço o retorno, porém a resposta continua sem resolver o ponto principal da minha reclamação.

Em nenhum momento aleguei risco de cobrança em duplicidade. A questão central é a cobrança antecipada por serviços que ainda não foram prestados.

A própria resposta confirma que as disciplinas não cursadas serão ofertadas posteriormente, ou seja, trata-se de um serviço futuro. Ainda assim, a instituição está exigindo o pagamento imediato dessas disciplinas, o que não foi informado previamente no momento da matrícula.

Além disso, o próprio contrato prevê que, em casos de ingresso tardio, as disciplinas podem ser cursadas posteriormente, com cobrança no momento em que forem efetivamente realizadas, bem como prevê a possibilidade de suspensão de cobrança de disciplinas não cursadas.

Portanto, não se trata de questionar a existência da semestralidade, mas sim a forma como ela está sendo aplicada de maneira antecipada e sem transparência.

Reforço que não me oponho ao pagamento pelas disciplinas quando forem efetivamente cursadas, mas não concordo com a cobrança antecipada por serviços futuros.

Dessa forma, esta é minha última tentativa de resolução por meio deste canal. Não havendo uma solução adequada, darei continuidade à tratativa por meio dos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Sigo aguardando uma solução adequada.

Réplica da empresa

27/04/2026 às 10:42

Olá!

Sinto muito pela experiência que você teve com a gente — realmente não é o tipo de atendimento que queremos proporcionar.


Ao analisar sua solicitação identificamos que:

A disponibilização de mensalidades, serviços e disciplinas acontece de acordo com regras internas da Instituição.

Te enviei maiores detalhes e dados sigilosos por mensagem privada, tudo bem? Você pode acessar por: Minhas reclamações > clicar na sua manifestação > ver reclamação completa > mensagem privada da empresa.

Se já teve a oportunidade de conferir, fico muito feliz em saber que pude ajudar a resolver ou a direcionar essa situação.

Atenciosamente, Victoria, Ouvidoria Anhanguera.

Consideração final do consumidor

27/04/2026 às 10:50

Não resolveram meu problema, e estão me cobrando por algo que eu sequer usei se baseando que futuramente irei usar, ou seja estão cobrando antecipadamente por algo que pode nem acontecer.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0