Cobrança indevida e abordagem enganosa por parte da ***** em shopping

Respondida
Maringá - PR
14/05/2026 às 16:41
ID: 248671641
Quero deixar aqui meu relato sobre uma situação extremamente desconfortável que vivi com abordadores da Anistia no shopping em Maringá.
Fui abordada por alguns colaboradores da instituição que começaram a conversar comigo de uma forma extremamente amigável e persuasiva, me elogiando o tempo inteiro, falando que eu era maravilhosa, levantando meu astral e criando uma conversa muito pessoal. Até aí tudo bem.
Depois começaram a me perguntar sobre a minha opinião em relação à instituição, sobre feminicídio, violência doméstica, direitos das mulheres e se eu achava importante ajudar causas como essa. E obviamente eu respondi que sim, porque são causas importantes.
O problema é que em nenhum momento da abordagem foi explicado de forma clara que existia um valor fixo de R$ 60,00 ou que aquilo poderia virar uma cobrança mensal. A conversa inteira foi conduzida de uma forma que fazia parecer uma contribuição espontânea, algo que cada pessoa ajudaria com o valor que pudesse.
Em determinado momento, eles já começaram a pedir para eu abrir o aplicativo do banco, pegar o cartão, informar dados pessoais, *****, endereço e tudo mais, enquanto continuavam conversando sem explicar claramente o que estava sendo contratado.
Quando chegou no final, eu falei claramente que poderia contribuir com R$ 15,00, porque era o valor que eu realmente conseguia ajudar naquele momento. Foi só nessa hora que informaram que o valor era fixo em R$ 60,00. Mesmo assim, a cobrança acabou sendo feita no meu cartão.
E pior: somente no final da abordagem foi comentado que aquilo poderia funcionar como uma mensalidade. Eu fiquei em choque, porque eu não queria participar de cobrança mensal nenhuma. Eu não tenho condições de assumir uma mensalidade de R$ 60,00 e isso não foi explicado com clareza desde o início.
O que mais me indignou foi que, quando demonstrei surpresa com o valor, ainda ouvi a frase: R$ 60 é menos que uma pizza. Desculpa, mas cada pessoa tem uma realidade financeira diferente. Para algumas pessoas pode não ser muito dinheiro, mas para outras é sim um valor significativo.
Na minha cabeça, eu estava concordando em ajudar com R$ 15,00, que era o valor que eu podia doar. Em nenhum momento concordei confortavelmente em doar R$ 60,00 e muito menos entrar em uma cobrança mensal.
Se é uma contribuição, ela deveria ser transparente e espontânea. A pessoa deveria poder doar aquilo que consegue, sem pressão emocional, sem constrangimento e sem ser induzida durante uma conversa longa e persuasiva.
Pesquisando depois, vi várias reclamações extremamente parecidas com a minha, o que mostra que isso aparentemente não é um caso isolado.
Agora estou aguardando retorno do banco e tentando resolver a situação, mas fica aqui meu relato e alerta para outras pessoas prestarem muita atenção nesse tipo de abordagem.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/05/2026 às 16:00
Prezada, Amanda,
Pedimos sinceras desculpas pela experiência negativa e pelo desconforto causado durante a abordagem realizada em Maringá.
A situação descrita por você não corresponde à forma como orientamos que as abordagens sejam conduzidas em nome da Anistia Internacional Brasil. As equipes de Diálogo Direto que atuam nas ruas e espaços públicos são representantes de uma agência parceira especializada nesse serviço, e buscamos acompanhar a operação continuamente por meio de treinamentos, alinhamentos e monitoramentos regulares.
Seu feedback é extremamente importante e será tratado com a devida seriedade junto à equipe responsável, especialmente em relação à clareza das informações sobre valores, recorrência da doação e transparência durante a abordagem.
Enviamos uma mensagem para o seu e-mail cadastrado para resolvermos a questão da cobrança da melhor maneira possível e aguardamos o seu retorno por lá.
Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco.
Equipe de Relacionamento com Doadores
Anistia Internacional Brasil