Descumprimento de contrato, cobrança de serviços já inclusos

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Guarulhos - SP

16/02/2023 às 12:35

ID: 159473839

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Sou dentista e proprietário de uma clínica Odontológica na cidade de Guarulhos-SP.
Contratei, em outubro de *******, após inúmeras pesquisas, os serviços da APP HEALTH para software odontológico da minha clínica, com custo mensal de R$ *******,90. Tal serviço, conforme mencionado no próprio site deles e anexado nessa reclamação, oferecia INCLUSO no plano o serviço de confirmação automática por meio de WHATSAPP para os pacientes, entre outras funcionalidades. Era ofertado também, migração total e gratuita do sistema anterior de uso no contratante. Até aí tudo bem.
Frequentemente o sistema enfrentava problemas com bloqueios dos robôs utilizados pelos mesmos para confirmação das consultas e a manutenção do serviço contratado, ocasionando prejuízos à Clínica, uma vez que muitos pacientes aguardam tais confirmações para "lembrança" de suas consultas, e sem os mesmos, acabam faltando e assim diminuindo o faturamento da clínica.
De novembro para cá, o serviço de envio automático de mensagens parou de vez, enfrentando problemas diários e confirmando um ou dois pacientes de 60 marcados em um dia.
Tivemos então, em janeiro, o pior mês possível, pois as mensagens contratadas não foram enviadas e o faturamento despencou devido à ineficiência do serviço contratado. Os mesmos sempre respondiam que estavam enfrentando problemas mas que o serviço seria normalizado brevemente. (PRINTS DE WHATSAPP E CONTATOS).
Após essa turbulência, semana passada, os clientes receberam uma mensagem orientando sobre a resolução do problema por parte da APP HEALTH, porém aí que vem a "pegadinha": para utilização do serviços antes incluso e pago na mensalidade, agora o cliente teria que contratar um pacote EXTRA para que tal envio continuasse a funcionar corretamente, sendo que a única opção ainda inclusa no pacote contratado contemplava o envio manual a cada paciente, conforme atualização no sistema deles, ou seja, o serviço que antes era incluso automático e contratado, agora seria cobrado por fora, nos restando uma opção MANUAL ainda disponível em nosso pacote. Imagine a situação. Possuo 60 agendamentos por dia, e para manutenção das confirmações, eu teria que clicar 60 vezes no ícone criado para o envio das mensagens. Totalmente inviável.
Desde então entrei em um questionamento diário com eles sobre a "legalidade" de tal cobrança, uma vez que tal serviço já era contemplado no pacote contratado. Após audio do Isaque, que sempre me atendeu em minhas demandas, o mesmo alega que o serviço que antes ele usa o termo GRATUITO, agora tinha que ser cobrado. Falei ao mesmo que existe um equívoco no termo https://******* o serviço nunca foi GRATUITO, e sim INCLUSO no pacote pago, e que por isso agora não poderia ser mudado e cobrado a parte simplesmente porque eles tiveram uma alteração no fornecedor e não mais conseguem adequar os custos. Para novos contratos, eles podem oferecer o que quiserem, mas para os contratos antigos, o que foi contratado deve ser mantido sem custos adicionais, apesar do fornecedor deles ter mudado, o meu fornecedor, que são eles, não mudou, meu contrato não mudou, não acrescentei nada, pois o serviço já era contemplado na contratação inicial.
Sabendo disso, os mesmos ainda essa semana criaram uma tela de aceite das novas "funcionalidades" com tais custos, limitando o acesso ao sistema que pago todo mês, sendo que, caso eu não desse esse aceite, não teria acesso ao sistema contratado.
Em nenhum momento foi dado um "DOWNGRADE" nos valores pagos nos últimos meses quando o serviço não funcionava corretamente. Em nenhum momento tentei repassar a queda gritante em meu faturamento nos últimos meses devido à não confirmação dos pacientes pela falha no sistema deles, mas para eles, a solução para o problema na oferta do serviço já fornecido pelos mesmos é criar uma cobrança extra ao cliente para que o mesmo tenha acesso ao serviço que já tinha acesso antes e inserido nos valores pagos.
Ainda em tal audio, como era se esperar, o ISAQUE ainda dá opção ao cliente, caso o mesmo não aceite as condições novas, de simplesmente cancelar o serviço sem nenhum custo, como se a empresa estivesse fazendo um favor de cancelar o contrato e fornecer os dados lá inseridos de pacientes e agendamentos.
Ao curiosamente perguntar sobre os custos do "novo" serviço, a APP HEALTH alega simplesmente estar repassando , sem lucro algum, como um favor, somente o custo pago por eles ao novo fornecedor, que no meu caso, para atender minha demanda, seria algo a mais em torno de R$ *******,00. Olha a disparidade. Pago R$ *******,00 por mês e para o PLUS, que na verdade eu já tenho o direito, teria que arcar com mais R$ *******,00. Um completo absurdo.
Nem preciso dizer o tamanho do problema em migrar para uma nova empresa agora, onde já tenho os cadastros dos pacientes, o agendamento, enfim, toda logística do consultório inserida no sistema contratado, simplesmente porque eles não conseguem mais manter os serviços contratados.
Até hoje, quase 1 ano e meio depois da contratação, não houve a migração prometida e contratada do meu sistema antigo para o novo.

Irei até o final para que os termos contratados sejam honrados conforme negociação inicial.

Compartilhe

Resposta da empresa

16/02/2023 às 17:42

Olá, Alexandre! Tudo bem?

Como já informado anteriormente, houveram alterações nas políticas internas do whatsapp (Meta), que passou a cobrar por serviços que não eram cobrados anteriormente.
Assim, por fato completamente alheio à nossa vontade a App Health restou impossibilitada de continuar prestando o serviço reclamado e ofertou aos clientes alternativas para solução, dentre elas, o uso da api oficial como ferramenta própria de disparos desenvolvida pelo WhatsApp (Meta), mediante o necessário pagamento àquela empresa.

Destacamos que a App Health não possui qualquer ingerência sobre o modelo de negócios de empresas parceiras e terceirizadas, sendo que alguns recursos e funcionalidades que dependam de outros softwares, principalmente de terceiros, podem sofrer interrupção total ou parcial, como pode ser verificado através do nosso portal: https://*******

Do mais, nós nos colocamos sempre à sua integral disposição para solver toda e qualquer situação ou dificuldade enfrentada através de nossos canais de comunicação, dispensando o mesmo carinho e comprometimento que sempre tivemos com você.

Um abraço!

Time de Sucesso do Cliente (CS) - App Health