Assinatura Facetune Premium Inacessível em Android Após Troca de Aparelho, Falta de Transparência e Suporte Insatisfatório

Não respondida
Brasília - DF
07/05/2026 às 12:51
ID: 247985379
Venho registrar minha insatisfação com a Facetune/Lighttricks diante da falta de transparência e suporte adequado em relação à assinatura Premium adquirida pela App Store.
Em ***** adquiri o plano anual Premium do aplicativo Facetune pelo valor de R$ 299,90, utilizando meu iPhone e login via Entrar com Apple. Posteriormente troquei de aparelho, migrando do iPhone para Android, e fui surpreendida ao descobrir que minha assinatura simplesmente não pode ser utilizada no novo dispositivo.
O problema é que, em nenhum momento da compra, a empresa deixa isso claro de forma objetiva e acessível ao consumidor. Não há aviso transparente informando que a assinatura ficará presa ao ecossistema Apple, nem que poderá haver perda de acesso em caso de troca de aparelho ou alteração do método de login. A própria mensagem exibida posteriormente pela Apple sobre ID de assinante e redefinição de identificação não é explicada previamente no momento da contratação.
Ao entrar em contato com o suporte da Facetune, recebi a informação de que assinaturas feitas pela App Store não podem ser transferidas entre iOS e Android e que eu deveria procurar a Apple para verificar reembolso.
Entretanto, a Apple sequer possui uma opção clara de reembolso por mudança de plataforma ou impossibilidade de migração da conta. Ou seja, a Facetune transfere integralmente a responsabilidade para a Apple, enquanto o consumidor fica sem acesso ao serviço já pago e sem solução prática.
O mais contraditório é que a própria empresa informa que assinaturas feitas diretamente no site funcionam em qualquer plataforma por serem vinculadas ao e-mail, demonstrando que existe solução técnica para isso, mas ela não é oferecida aos consumidores que compraram via App Store.
Considero essa prática abusiva e desrespeitosa ao consumidor, pois:
não há transparência adequada sobre a limitação da assinatura;
o usuário perde acesso ao serviço mesmo estando dentro do período contratado;
não existe alternativa simples de migração da conta;
a empresa se exime da responsabilidade e direciona o problema integralmente à Apple;
o consumidor é induzido a contratar uma nova assinatura para continuar utilizando o serviço.
Diante disso, solicito:
O reembolso integral proporcional ou total da assinatura anual adquirida;
Ou a migração da minha assinatura para acesso via e-mail, permitindo utilização no Android;
Maior transparência da empresa sobre as limitações de assinaturas vinculadas à Apple.
É inadmissível que um consumidor pague quase R$ 300,00 por um serviço anual e fique impossibilitado de utilizá-lo apenas porque trocou de aparelho.