Produto com Qualidade Ruim

Aquakent
Campinas - SP
08/05/2022 às 19:36

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Comprei o Sistema de Aquecimento Solar AQUAKENT AK360 em final 2017 e apenas 4 anos depois está totalmente enferrujado, irrecuperável. É um sistema eficiente para aquecimento de água, porém muito frágil. Em contato com o fabricante foi indicado deveriam ter sido realizadas manutenções preventivas anuais para que honrassem a garantia e que também parte do problema decorre da qualidade da água. Apesar de eu ter recorrido a assistência técnica autorizada em pelo menos 3 ocasiões, para troca de resistências queimadas e estouro do reservatório auxiliar de agua fria, a autorizada nunca me relatou qualquer problema, nunca indicou existência de degradação no sistema, nem alertou sobre manutenções preventivas. Mesmo entendendo a posição do fabricante, e considerando que meu aquecedor solar anterior de outra marca durou 25 anos, é óbvia a péssima qualidade deste sistema, instalado no mesmo local e abastecido pela água da mesma concessionária do serviço. Outras deficiências do sistema, além da baixa qualidade de suas peças principais, é fragilidade da solução para regiões com abastecimento irregular de água. A falta de água no sistema leva a entrada de ar, queima de resistência se for acionada e necessidade de serviços de remoção de ar da tubulação da casa após o retorno do abastecimento. De bom mesmo, só mesmo a eficiência, mas não recomendo devido a baixíssima durabilidade.

09/05/2022 às 16:27

Sr. Paulo, boa tarde!

Conforme conversamos via canal aberto, o atendimento em garantia de 100% dos produtos Aquakent se baseia nas informações contidas no manual do produto, e no caso do senhor não é diferente. Entendemos as pontuações do senhor, entretanto a necessidade de manutenção preventiva (independentemente se o revendedor/instalador sinalizou), está no manual do produto. Sobre as demais sinalizações feitas pelo senhor segue abaixo nosso parecer:

1. Fragilidade quanto à condição da água: Nao podemos atestar as qualidades do produto da concorrência mencionado pelo senhor. Temos em nosso manual do produto a condição mínima aceitável dos componentes da Água. Em condições diferentes destas informadas, não há como se garantir o funcionamento perfeito do produto e que o reservatório possa suportar, pois estes parâmetros com o tempo (lembrando que o produto do senhor foi instalado há quase 5 anos), irão sim danificar o material de composição do reservatório, produzindo micro vazamento e com o tempo a corrosão dos demais componentes.

2. Falta de Água no sistema / Queima da resistência: O produto/sistema são produzido para trabalhar com o aquecimento de água. Em sua falta, obviamente não ocorrerá o funcionamento normal e especificamente no caso de uma resistência elétrica que funciona sob imersão, esta sempre irá queimar caso falta de água, se acionada. Esta não é uma condição pontual do sistema Aquakent, toda e qualquer resistência de imersão dependerá de água no sistema para que a mesma funcione corretamente e não queime. A condição de falta de água não é uma condição normal e muito menos de nossa responsabilidade e não temos como agir neste caso, ou seja, garantir que o sistema não sofra consequências em caso de falta e água. Quanto ar na tubulação, está é uma questão hidráulica, independe do produto. Esta condição de falta de agua, não está ao nosso alcance resolver.

Reforçamos que nos casos em que as instruções do manual do produto são seguidas, não temos nenhum tipo de problema quanto aos sistemas já instalados. Nessas condições temos comprovadamente produtos com mais de 10 anos em pelo funcionamento (fabricados com o mesmo componente dos produtos que o senhor adquiriu). Nos casos em que seguidas as instruções o produto apresenta falha do processo produtivo, atendemos sim com a troca em garantia sem qualquer tipo de custo e/ou problema ao consumidor.

Mais uma vez reforço que entendemos o descontentamento do senhor, mas que seguimos rigorosamente as condições atestadas em teste fabril e contidas no manual do produto.

Nos colocamos, se necessário ainda, à disposição para eventuais dúvidas!

09/05/2022 às 21:05

Senhores tenho plena ciência das condições da garantia, Não escrevi a reclamação para pleiteá-la como anteriormente, já que o fiz há meses quando o problema foi visualizado. Escrevo a reclamação para apontar a baixa durabilidade do produto, que constato por comparação com sistema anterior que durou 25 anos nas mesmas condições de instalação e fornecimento de água. Reitero a fragilidade da solução nos aspectos que mencionei. 1) O pequeno reservatório externo estourou depois de cerca de 3 anos de uso e tive que arcar com todos os custos da substituição além do transtorno do alagamento causados dentro de casa. Na mesma região no teto em casa agora há manchas do ferrugem que desce ao longo do suporte sistema, que vaza água por vários pontos; 2) O problema da queima de resistência quando acionada automáticamente durante falta de água poderia ser minimizado se a alimentação fosse realizada diretamente da caixa dágua, por exemplo 1000 litros e não do pequeno reservatório de 30 litros que, obviamente, tende a ficar vazio muito mais rapidamente do que a caixa dágua. Neste caso sistema deveria ficar mais baixo. Adicionalmente seria melhor não ofertar a instalação do sistema automático de acionamento em regiões sob fornecimento intermitente de agua. 3) Por mais que não tenha ocorrido manutenção preventiva, alerta que deveria ter sido feito pela assistência técnica em pelo menos 3 oportunidades que estiveram visitando a instalação para serviços corretivos, o estado em que se encontra desde que foi identificado o problema, no final do ano passado com apenas 4 anos de uso, indica para mim a qualidade ruim da solução, que neste momento não recomendo a ninguém.

10/05/2022 às 08:34

Sr. Paulo, bom dia!

Entendemos a reclamação pontual sobre as atividades desempenhadas pela Assistência Técnica de sua região e em respeito aos pontos levantados ao senhor e também visando uma melhor experiência ao consumidores Aquakent, seguiremos com as tratativas internas e avaliação dos processos de instalação praticados por eles.

Respeitamos também a opinião do senhor quanto ao comparativo dos sistemas (anterior X atual), o qual só podemos garantir e comprovar o funcionamento e eficiência do nosso produto, baseando-se nos testes de certificação junto ao órgãos legais IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas) /INMETRO, e com a vasta experiência de produtos instalados por todo o território nacional que, conforme sinalizado anteriormente, estão em pleno funcionamento e por longos períodos.

Todo e qualquer produto está sujeito à intercorrência em seu processo produtivo e por isso garantimos o funcionamento dos nossos produtos (Solar - 3 anos / Gás - 5 anos), desde que seguido as orientações do manual do produto.

Mais uma vez lamentamos que a experiência vivida pelo senhor junto à marca Aquakent não tenha sido boa, mesmo que através dos serviços prestados por uma Revenda instaladora, que terá o desempenho e processos avaliados.

Caso em um futuro breve o senhor mude de idéia e nos permita mudar esta má impressão inicial, estaremos à disposição para ajudá-lo e se necessário for, acompanhá-lo na aquisição e instalação de um novo sistema Aquakent!

Aquakent - Equipe de Atendimento ao Consumidor

12/05/2022 às 15:58

Agradeço a cordialidade e prontidão das respostas. Face ao que relatei, dificilmente compraria este produto novamente. Estou fazendo cotações para a substituição do sistema, e o mais provável é que optarei pelo sistema tradicional, menos eficiente porém mais durável, pela minha experiência. Atenciosamente. Paulo

12/05/2022 às 16:05

Lamentamos profundamente! Entretanto, caso mude de idéia, estaremos à disposição para atendê-lo. Obrigado pelo contato e por suas considerações, que com certeza servirão para melhoria e evolução de nossos processos e atendimento.

12/05/2022 às 19:17

Cordial, esclarecedor, mas não resolveu meu problema

Está com problemas com Aquakent?