Empresa danificou meu Ar Condicionado

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Campinas - SP

18/03/2025 às 09:23

ID: 212437139

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

No dia 21/02, entrei em contato com a empresa Total Clima (AR TOTAL CLIMA LTDA | ASTEC TOTAL CLIMA) para solicitar um orçamento de limpeza preventiva do meu ar-condicionado, com o objetivo de manter o equipamento em bom estado de conservação.

No dia 24/02, após enviar fotos, marca e modelo do equipamento, recebi o orçamento. Na mensagem, a empresa destacou que, no dia da execução do serviço, os técnicos realizariam a verificação do gás e que qualquer serviço adicional seria cobrado separadamente. Estava ciente e de acordo com essa informação.

Entretanto, ocorreram desencontros de agenda. No próprio dia 24/02, a empresa afirmou que daria um retorno até o final do dia para agendamento do serviço, mas isso não ocorreu.

Apenas no dia 26/02, dois dias depois, recebi uma mensagem informando que uma equipe seria enviada antes do meio-dia. Como não houve aviso prévio e eu não tinha disponibilidade imediata, não foi possível atender a demanda. Esse contato inesperado me pegou de surpresa.

Diante disso, tentamos reagendar, mas devido a conflitos de agenda, não foi possível encontrar um horário adequado. No dia 27/02, recebi nova tentativa de agendamento. Agradeci educadamente e considerei o serviço perdido. No entanto, a empresa insistiu em realizar o serviço no mesmo dia, às 9h da manhã, e acabei aceitando.

A equipe técnica chegou ao local e iniciou a limpeza do equipamento, elogiando o zelo e cuidado que tenho com ele. Reforcei que o ar-condicionado estava funcionando perfeitamente e que a manutenção solicitada era apenas preventiva.

O serviço foi realizado rapidamente, pois o equipamento não estava muito sujo. Durante a execução, questionei sobre a verificação do gás, conforme prometido anteriormente. Os técnicos informaram que não realizavam esse serviço, pois outra equipe seria responsável por essa atividade. Também perguntei sobre uma possível melhoria estética da instalação, ao que responderam que esse tipo de serviço era feito por outra equipe. Solicitei que tirassem fotos e enviassem para a administração para orçamento, mas isso não foi feito.

A partir desse ponto, os problemas começaram.

No dia 10/03, ao retornar para casa e ligar o ar-condicionado, percebi que ele estava expelindo água de forma intensa, impossibilitando seu uso. Tentei contato com a empresa, mas não obtive resposta.

No dia 11/03, insisti no contato, novamente sem retorno. Somente no dia 12/03, ao informar que acionaria meios jurídicos, a empresa respondeu e agendou uma visita técnica.

No mesmo dia, às 15h, um técnico compareceu ao local e afirmou que o problema poderia ser causado pela falta de gás, algo que a equipe anterior deveria ter verificado. O gás foi complementado, os drenos foram inspecionados e o técnico atestou que não havia obstrução. Ele solicitou que eu testasse o equipamento e entrasse em contato caso o problema persistisse.

No dia seguinte, 13/03, informei a empresa que o problema continuava, mesmo após a adição do gás. No dia 14/03, solicitaram fotos e vídeos, que enviei prontamente.

No dia 17/03, questionei sobre a solução do problema, mas não obtive resposta. Somente no dia 18/03, a empresa enviou um orçamento para a troca do dreno.

Nesse momento, a situação se tornou ainda mais frustrante. Meu equipamento estava funcionando perfeitamente antes do serviço prestado. Apenas solicitei uma limpeza preventiva, e, após a intervenção das duas equipes técnicas, ele passou a apresentar um vazamento severo.

A empresa agora alega que o problema está no dreno, embora o próprio técnico tenha afirmado que não havia obstruções. Em tom ameaçador, eles utilizam as fotos que enviei anteriormente, onde apenas mencionei uma possível melhoria estética na instalação, para justificar que a origem do problema é o dreno. Contudo, esse aspecto nunca foi um problema, e o equipamento não apresentava vazamentos antes da visita da empresa.

Diante disso, registro minha insatisfação e alerto que a Total Clima demonstrou falta de profissionalismo e competência técnica na execução do serviço. Ao invés de solucionar uma simples manutenção preventiva, a intervenção da empresa resultou em um problema grave que antes não existia, prejudicando o funcionamento do meu equipamento.

Compartilhe