Cobrança indevida de parcela de adimplência após renegociação de dívida e recusa de entrega de chaves

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Mogi Mirim - SP

14/05/2026 às 12:49

ID: 248644017

Adquiri unidade imobiliária junto à Arbore Engenharia e estou enfrentando problema relacionado à cobrança da chamada parcela de adimplência, no valor aproximado de R$ 20.880,20, vinculada à entrega das chaves.

Antes da data limite contratual de *****, entrei em contato com a empresa (dias *****) solicitando renegociação das parcelas em aberto. A própria construtora aceitou a renegociação e emitiu novos boletos com novos vencimentos, já acrescidos de juros e correção monetária.

Situação das parcelas:

- Parcela vencida em fevereiro: renegociada e já quitada;
- Parcela vencida em março: renegociada para pagamento em *****;
- Parcela vencida em *****: fui informada pela empresa de que havia prazo de 30 dias para pagamento;
- Parcela corrente com vencimento em *****: dentro do prazo normal.

Mesmo após aceitar a renegociação antes do prazo final contratual, a empresa passou a exigir integralmente a cobrança da adimplência, alegando perda do benefício, além de informar que não realizará a entrega das chaves enquanto o valor não for quitado.

Entendo que houve aceitação formal da prorrogação dos vencimentos pela própria construtora, motivo pelo qual considero a cobrança questionável, já que não houve abandono contratual nem inadimplência definitiva, mas sim renegociação ativa e parcialmente já cumprida.

Também solicitei informações sobre eventual parcelamento do valor e condições para entrega das chaves, porém não obtive esclarecimentos objetivos até o momento.

Além disse entrei em contato com eles em ***** pelo *****, questionando sobre esse desconto e o que foi me passado era que o desconto era somente um desconto de compra e que não seria repassado, por que naquele momento e no momento da renegociação não agiram com clareza e passaram a informação desse valor que seria cobrado?

Solicito:

- revisão da cobrança da parcela de adimplência;
- apresentação de proposta razoável de negociação/parcelamento;
- esclarecimento formal sobre as condições para entrega das chaves;
- solução conciliatória para continuidade do contrato sem prejuízo excessivo ao consumidor.

Compartilhe

Resposta da empresa

19/05/2026 às 17:50

Olá, Sra. Anires!
Espero que esteja tudo bem com a senhora.

Primeiramente, gostaríamos de pedir desculpas por qualquer transtorno ocorrido e agradecer por ter compartilhado sua manifestação. Sua opinião é muito importante para nós, pois contribui para o aperfeiçoamento contínuo de nossos processos.

Conforme conversamos por WhatsApp, verificamos que toda a situação foi esclarecida. Junto ao nosso setor financeiro, confirmamos também que a senhora conseguiu realizar a negociação necessária para dar andamento ao seu processo. Novamente, pedimos desculpas por qualquer transtorno e reforçamos que estamos sempre dispostos a ajudar a todos.

Permanecemos à disposição pelos canais oficiais.
(11) 3742-6888 (WhatsApp e Fone)

https://api.whatsapp.com/send?phone=551137426888

E-mail: [email protected] (Atendimento em até 24 hrs úteis)

Atenciosamente,

Árbore Engenharia.

Consideração final do consumidor

19/05/2026 às 17:53

Obtido retorno rápido.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10